PROJETOS
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
AMPLIAÇÃO DO BEM-ESTAR SOCIAL NA PERSPECTIVA DO MARKETING MACROSSOCIAL
Responsável pelo Projeto: CAISSA VELOSO E SOUSA
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Descrição: O presente projeto pretende dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no projeto submetido na chamada CnPQ 09/2018, cuja bolsa de produtividade em pesquisa completa 36 meses em 2022. A temática inicial, e que ora completa 36 meses, pretendeu identificar e analisar os principais fatores que influenciam os indivíduos a adotarem comportamentos socialmente desejáveis, a partir das estratégias de marketing social promovidas pelos órgãos governamentais. Nesse aspecto, os trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto que se encerra permitiram importantes avanços e o desenvolvimento de modelos preditivos acerca da adoção de determinados comportamentos. Contudo, uma importante inferência que se faz é sobre o amplo escopo dessas mudanças individuais, que visam a promoção do bem-estar social, observadas ao longo das pesquisas, que parecem demandar intervenções em diversos níveis, e não apenas no âmbito individual. Portanto, pretende-se aqui trabalhar no âmbito do marketing macrossocial, que contempla três níveis de ação, chamados de upstream, dowstream e midstream, que relacionam respectivamente a governos, agentes púlbicos e legisladores (upstream), líderes sociais, organizações não governamentais, parentes e empresas (dowstream) e indivíduos (dowstream). Como objetivo geral espera-se, a partir do tratamento das causas previamente selecionadas, identificar aspectos inerentes as ações de marketing macrossocial que sejam capazes de promover atitudes e comportamentos socialmente desejáveis e, em consequência, sejam capazes de ampliar o bem-estar, segundo a perspectiva de distintos atores envolvidos com as causas de interesse. De forma específica pretende-se: (1) ampliar o desenvolvimento teórico acerca do marketing macrossocial; (2) apresentar e discutir o estado da arte do marketing macrossocial; (3) identificar fraturas no tratamento das causas selecionadas, que possam prejudicar a promoção do bem-estar social; (4) propor ações relacionadas as causas de interesse com vistas a ampliação do bem-estar social; (5) construir e testar modelos analíticos representem as relações entre os fatores que influenciam a intenção para a adoção de comportamento socialmente desejáveis; (6) identificar diferenças sócio demográficas que possam justificar a adoção de estratégias distintas entre substratos da população. Do ponto de vista metodológico, serão realizadas pesquisas a partir de distintas abordagens, o que permitirá a triangulação tanto metodológica, a saber: métodos qualitativos, subdivididos entre entrevistas e técnicas projetivas e métodos quantitativos.
CIDADANIA FISCAL E GESTÃO PÚBLICA
Responsável pelo Projeto: RAPHAEL SILVA RODRIGUES
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Descrição: O exercício efetivo da cidadania demanda a compreensão dos modos de abastecimento dos cofres estatais com recursos capazes de fazer frente às despesas públicas essenciais à manutenção e desenvolvimento do Estado Democrático de Direito. Daí a importância da compreensão acerca dos fenômenos jurídicos financeiro e tributário. O conteúdo acima articulado compreende os institutos jurídicos básicos essenciais à referida compreensão.
CIDADES, SOCIEDADE E ORGANIZAÇÕES
Responsável pelo Projeto: DANIELA VIEGAS DA COSTA NASCIMENTO
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Descrição: O urbano constitui-se uma manifestação material e socioespacial da sociedade urbano-industrial contemporânea. Os espaços urbanos são construídos, e efetivamente vividos, na vida cotidiana, sendo recriados cotidianamente a partir das interações, dos fenômenos sociais e das manifestações dos atores e organizações. Nesse sentido, este projeto objetiva discutir as transformações que as cidades têm vivenciado a partir das (re)ssignificações urbanas, entendendo a multiplicidade de movimentos citadinos – desde a ideia de exclusão e desigualdade, até a troca, participação e partilha. Interroga-se a capacidade e a força de transformação dos modos de vida, dos espaços e seus usos, sob a luz do direito à cidade e o confronto com as forças dominantes que retiram o valor de uso (sentido de obra) da cidade, colocando em seu lugar o valor de troca (sentido de produto). Buscam-se propostas para concepções do espaço urbano coletivo, detentor de sentido e significado. Como forma de buscar uma administração democrática sobre o processo urbano, o direito à cidade se apresenta, mas desvela desafios para proporcionar a efetiva emancipação social.
DIREITO EMPRESARIAL, ESTADO E SOCIEDADE
Responsável pelo Projeto: RODRIGO ALMEIDA MAGALHAES
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Descrição: As organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos possuem objetivos e propósitos distintos na prestação de serviços para a sociedade. Ainda, além da prestação de serviços, destaca-se que as organizações demandam de ações que regulem as trocas entre essas e a sociedade, tanto no que tange o âmbito das relações econômicas, quanto aos assuntos de interesse coletivo, sem perspectivas de lucrar com as atividades, como no caso das organizações públicas. Portanto, o objetivo deste projeto é analisar as possíveis relações entre empresa, estado e sociedade no que tange a inclusão, direitos e relações de poder estabelecidas entre os atores.
EFICIÊNCIA E A ALOCAÇÃO DE RECURSOS: ESTUDOS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, PRIVADAS E SEM FINS LUCRATIVOS.
Responsável pelo Projeto: SIMONE EVANGELISTA FONSECA
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Descrição: As organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos possuem objetivos e propósitos distintos na prestação de serviços para a sociedade. A eficiência permite conhecimento de resultados em termos operacionais e financeiros. A relação entre insumos e produtos não é simétrica e diversas metodologias permitem conhecimento acerca dessa relação, bem como da eficiência. A alocação de recursos nas organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos geram resultados distintos em função das características e contextos trabalhados. Diante disso, o projeto tem como objetivo principal compreender a relação entre alocação de recursos e resultados gerados em termos de eficiência operacional e financeira dessas organizações. Avaliar a eficiência e a relação insumos e produtos é fundamental para o processo de tomada de decisões gerenciais em cada uma dessas organizações. Entender a relação entre recursos alocados e resultados por meio da eficiência permite que os gestores tomem decisões gerenciais de forma mais assertiva, o que contribuirá também para a prestação dos serviços das organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos para a sociedade.
FATORES DETERMINANTES DA POSIÇÃO COMPETITIVA E DO DESEMPENHO DE FIRMAS
Responsável pelo Projeto: ALEXANDRE TEIXEIRA DIAS
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Descrição: A problemática da competição pode ser observada em dois contextos. No contexto da economia mundial, os países e regiões competem pela maior capacidade de acumulação de riquezas, geração de emprego, renda, saúde e tecnologias. As melhores posições competitivas colaboram para que esses países ou regiões sejam capazes de proporcionar melhor qualidade de vida para sua população, além de obter maior poder de influência política e econômica nas decisões do grupo ao qual pertencem ou, até mesmo, nas decisões globais. No contexto das firmas, as mais competitivas tendem a ser aquelas com maior capacidade interna de criação de valor e, também, aquelas localizadas nas indústrias, países ou regiões com ambientes propícios aos bons resultados. Dessa maneira, a vantagem competitiva é construída por meio da interação entre fatores internos e ambientais. As firmas são consideradas eficazes e competitivas, quando conseguem criar valor superior ao de seus concorrentes, em termos de crescimento e lucratividade, por meio da interação com o ambiente em que se situam. A possibilidade de combinação entre as estratégias de lucratividade e crescimento dá a entender que existe um ponto de equilíbrio entre elas. Essa interação envolve o processo de decisão de investimentos, que deve ser considerado no arcabouço político da firma, pois se trata de um dos principais impulsionadores do seu desenvolvimento. As decisões de investimentos afetam os resultados futuros das firmas e, por isso, integram a política e o processo de planejamento estratégico e orçamentário, estimando retornos de médio e longo prazos. A condição financeira da empresa determina suas oportunidades de sobrevivência e desenvolvimento, em um ambiente de mercado competitivo. Este projeto tem por objetivo identificar as influências de fatores organizacionais e ambientais na posição competitiva e no desempenho de firmas.
GERÊNCIA E GERENTES INTERMEDIÁRIOS: uma análise na perspectiva de cultura, gênero, empoderamento e geração
Responsável pelo Projeto: MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Descrição: A atividade gerencial tem sido objeto de estudo de diversos autores ao longo dos anos (KOTLER, 1982; KATZ, 1986, MOTTA, 1991; MINTZBERG,1990, 2010; HILL, 1993; DAVEL; MELO, 2005; SILVA, 2009). Num contexto globalizado, de competitividade, de mudanças na composição da força de trabalho, seja quanto a gênero, à diversidade ou à geração, a função gerencial ganha contornos específicos e desafios maiores. Especificamente, em se tratando de gerência intermediária os processos intensivos de mudanças e de reestruturações impactaram diretamente na prática profissional dessa categoria que também passou a vivenciar um ambiente de maior ambiguidade. A ação gerencial também reflete o “modo de ser” de uma sociedade, reproduzindo ou produzindo uma prática gerencial, no contexto de uma cultura. Assim, tem-se a presença de homens e mulheres assumindo a função gerencial e a convivência de gerações diferentes, principalmente os baby boomers, a geração X, Y e Z, com interesses, formação e posicionamentos particulares, que podem dar contornos diferenciados a ação gerencial. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é analisar os impactos da cultura, das gerações, do gênero e do empoderamento feminino na ação gerencial e na configuração das relações de gerentes com a função gerencial em organizações localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados será utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado e grupo focal. A unidade de análise constitui-se pela ação gerencial em nível intermediário, exercidos em organizações do setor industrial, eletrônico/tecnológico, bancário e energético, da região metropolitana de Belo Horizonte. Os sujeitos desta pesquisa serão homens e mulheres que ocupam cargo de gerência intermediária. A técnica de análise de dados é a análise de conteúdo proposta por Bardin (1994). Assim espera-se apreender mais o que acontece na intersecção entre gerações, cultura, gênero e empoderamento feminino na ação gerencial e na da função gerencial.
INDIVÍDUO, ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE
Responsável pelo Projeto: JEFFERSON RODRIGUES PEREIRA
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Descrição: O presente projeto foi estruturado para o desenvolvimento de pesquisas que relacionam pessoas, comportamento e organizações. Nesse sentido a análise das relações de trabalho assumem a cena contemplando diferenciadas temáticas comportamentais da atuação das pessoas em diversos espaços organizacionais. As pesquisas desenvolvidas incluem três níveis de análise, individual, grupal e organizacional cujos aportes metodológicos são variados e complementares, abordando objetos e/ou contextos distintos. As pesquisas que são contempladas neste projeto fazem parte de um mosaico de aspectos comportamentais e de gestão de pessoas em empresas de variados setores, a maioria mineiras. São contemplados também novos formatos de trabalho e organizações, na busca de se compreender como se estruturam as relações de trabalho na contemporaneidade. Metodologicamente, tem-se buscado analisar os fenômenos em tela por meio de abordagens qualitativas, quantitativa, bem como a partir de triangulações metodológicas (intra e entremétodos) e de dados. Palavras-chave: Indivíduo. Organização. Sociedade. Relações de Trabalho. Comportamento.
INOVAÇÃO SOCIAL COMO DRIVER PARA POLÍTICA PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Responsável pelo Projeto: JERSONE TASSO MOREIRA SILVA
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Descrição: O projeto tem por objetivo analisar os fatores determinantes do investimento público, assim como os possíveis gargalos para implantação de programas de inovação e inovação social para melhoria da qualidade de vida da população. Para tanto, uma das características marcantes da sociedade moderna se concentra na necessidade de criação, adoção e difusão de inovações voltadas para o bem estar humano. Inovação social e melhor qualidade de vida tendem a melhorar o emprego, renda, saúde, educação, segurança e moradia. Contudo, a qualidade de vida nas cidades brasileiras tem piorado e o setor público vem direcionando os investimento para a redução da criminalidade e melhoria dos organismos de justiça. Para tanto, adotar-se-á modelos econométricos, simulação de Monte Carlo e pesquisa qualitativa para a obtenção de resultados. Os dados a serem coletados serão obtidos por fontes como IBGE, IPEA, Fórum Econômico Mundial e FGV. O processamento dos dados quantitativos será realizado por meio do Software E-Views e do Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 22.0.0. Na abordagem qualitativa a análise se dará por meio da técnica de análise de conteúdo categorial.
LIDERANÇA E DIVERSIDADE NO TRABALHO: INCLUSÃO, ESTIGMA E VIESES INCONSCIENTES
Responsável pelo Projeto: FERNANDA VERSIANI DE REZENDE
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Descrição : Nos últimos anos têm crescido o debate no campo da administração sobre como as organizações se relacionam com os indivíduos diante da mão de obra heterogêna como, por exemplo, as discussões sobre a diversidade no ambiente de trabalho (SICHEROLLI; MEDEIROS; JUNIOR, 2011), seja ela: cultural, gênero, geracional, étnica, raça, deficiência, entre outras (HANASHIRO; CARVALHO, 2005; ROSA, 2014; JAESCHKE; TEIXEIRA, 2015; OZTURK; TATLI, 2016; GONÇALVES; ALTOÉ; ESPEJO; VOESE, 2016; TONELLI, 2018). A natureza de um mercado competitivo, cada vez mais diversificado e em evolução, indica que os líderes devam compreender melhor os impactos da diversidade na organização, a fim de desenvolver técnicas mais eficazes que representarão o pragmatismo na realização do sucesso organizacional. Sobretudo contribuir para um ambiente de trabalho mais inclusivo e produtivo. Com isso, este projeto tem como objetivo discutir sobre liderança e diversidade organizacional considerando a relação recíproca entre líder-liderado-estrutura, a partir da concepção de estigma proposta por Goffman (1978). Contribuindo assim para minimizar os estigmas que depreciam a identidade daqueles que vivem à margem da sociedade, que por sua vez, dificulta o relacionamento interpessoal e as o desempenho no trabalho, muitas vezes pelos vieses inconscientes. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva tendo como técnicas para coleta dos dados as entrevistas e as observações. Os sujeitos entrevistados serão aqueles que ocupam ou não cargo de chefia, líderes, liderados e aqueles que fazem parte dos grupos diversos que vivem à margem da sociedade. Os dados serão analisados a partir da técnica da análise de conteúdo, cujo as categorias serão identificadas após a coleta dos dados. Por fim, considera que esta pesquisa possa trazer contribuições significativas para o âmbito acadêmico, quanto a junção de fenômenos contemporâneos na área da administração: liderança, diversidade e estigma social; para o âmbito organizacional no processo de trazer a conscientização sobre diversidade para a prática organizacional, identificando as vantagens da diversidade organizacional no ambiente de trabalho, no desenvolvimento de lideranças inclusivas e nas possibilidades de minimizar o impacto dos estigmas sociais no ambiente de trabalho; e por fim, para o âmbito social com reflexões sobre o estigma no trabalho e sobre a responsabilidade social.
MICROPRÁTICAS DAS LIDERANÇAS RELACIONADAS AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO PARA ADAPTAÇÃO E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: análise das decorrências do período de pandemia para a competitividade e sobrevivência das organizações
Responsável pelo Projeto: MARINA DE ALMEIDA CRUZ
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Descrição: O Brasil tem presenciado intensa crise econômica, especialmente após o início da pandemia causada pelo vírus Covid-19. Após a implementação de medidas impostas pelos governos para contenção da disseminação do vírus a partir de março de 2020, em especial o isolamento social, foi observada queda brutal nas atividades econômicas e intenso impacto nas organizações brasileiras. Tal cenário trouxe à tona a necessidade das empresas se reinventarem para sobreviverem. Nesse contexto, o papel dos gestores em organizar melhores formas de produção, otimizar a alocação de recursos, gerar novas formas de ganhos, gerenciar parcerias com outras organizações, motivar os funcionários, administrar riscos e incertezas, entre outras funções estratégicas, recebe destaque ainda mais central nas tentativas de alavancar o potencial competitivo das empresas. A capacidade de inovar, tão enfatizada no âmbito prático e acadêmico da área de administração nos últimos anos, agora passa a ser imperativa em muitas empresas, para que consigam manter um nível mínimo de atividades e evitarem o risco de encerramento do negócio. Este projeto de pesquisa insere-se justamente na essência deste contexto. Procura investigar como ocorre a influência das micropráticas desempenhadas por gestores empreendedores nas capacidades de adaptação e inovação de micro e pequenas empresas no contexto da Pandemia do Covid-19. Buscar-se-á isto através da apropriação de duas abordagens teóricas. A primeira, a literatura de “capacidades dinâmicas”, será utilizada para investigar as capacidades de adaptação e inovação das organizações. A segunda, relacionada às micropráticas desempenhadas pelos gestores, advém da literatura sobre as contribuições da alta gestão e média gerência para a renovação estratégica das empresas. A estratégia de pesquisa será qualitativa de natureza descritiva, com emprego do método de estudo de casos múltiplos. As Unidades de Observação serão compostas por proprietários, diretores, e membros da média gerência de micro e pequenas empresas do estado de Minas Gerais. A coleta de evidências será realizada em um primeiro momento por meio de entrevistas em grupo (Grupo Focal), e posterior aprofundamento por entrevistas individuais semiestruturadas em profundidade, triangulando-as. Espera-se que os resultados da pesquisa permitam contribuições teóricas e empíricas. No âmbito teórico, ao projetar luzes para novas reflexões derivadas da associação, aqui enfatizada, sobre a influência dos gestores empreendedores nas capacidades de adaptação e inovação das organizações. No contexto empírico, ao fornecer subsídios capazes de fomentar e aprimorar o desenvolvimento de programas de capacitação gerencial e apoio a micro e pequenas empresas, em especial a aqueles relacionados ao contexto de crises como a ocasionada pela pandemia do Covid-19.
O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS E NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
Responsável pelo Projeto: NAIRANA RADTKE CANEPPELE BUSSLER
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Descrição: O processo de tomada de decisão dentro das organizações é realizado por indivíduos que se envolvem em uma variedade de processos e práticas que visam desenvolver e implementar estratégias para fornecer resultados mais satisfatórios. Analisar as experiências desses sujeitos que vivenciam na prática os fenômenos, é valioso pois permite capturar os detalhes e a riqueza do gerenciamento, como é praticado em organizações reais ao longo do tempo. Esses indivíduos responsáveis pelas decisões das organizações possuem micro fundações relacionadas a sua moral, aos seus valores, a sua personalidade, a ética, a atenção, ao senso de justiça que são integradas ao sistema cognitivo relacionando o cérebro com o sistema social, os quais podem influenciar no posicionamento e no processo de tomada de decisão. Nas áreas de Gestão de Pessoas e Estratégia existem poucas pesquisas empíricas que relacionam as capacidades cognitivas, a atenção e a cognição gerencial com as estruturas, capacidades e rotinas organizacionais. Essa relação torna-se relevantes para compreender o processo de tomada de decisão no gerenciamento de pessoas e nas estratégias organizacionais, pois fenômenos que acontecem no nível do indivíduo com o nível macro, no todo da organização. Nesse sentido o objetivo deste projeto é compreender os aspectos do processo de tomada de decisão que influenciam o gerenciamento de pessoas e as estratégias organizacionais. Para que seja possível compreender por que as organizações fazem as coisas da forma como fazem e por que eles executam, precisamos compreender as mentes dos tomadores de decisão, incluindo as suas prioridades e preferências pessoais, seus estoques de conhecimento e suposições, sua atenção para e interpretação de novas informações, e até mesmo a dinâmica entre esses indivíduos (HAMBRICK; CROSSLAND, 2018)
ORGANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO BRASIL: ABORDAGEM, DESEMPENHO E AVALIAÇÃO
Responsável pelo Projeto: HUDSON FERNANDES AMARAL
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Descrição: O processo de transferência de tecnologia e as interações entre universidade/ indústria/governo têm sido tema de extensa pesquisa por fazer parte do atual debate sobre desenvolvimento e inovação tecnológica dentro de um ecossistema. Os objetivos da pesquisa englobam a compreensão dos modelos, das barreiras, das lacunas e das limitações do processo de transferência de tecnologia que ocorre entre agentes e/ou setores envolvidos. A abordagem conceitual de tecnologia, inovação tecnológica e de transferência de tecnologia, como a transferência de conhecimento, tem base teórica que permite incluir os mecanismos, os serviços, as experiências, as informações e os atores envolvidos como componente relevante para o sucesso da transferência devido a complexidade de sua execução e implantação. A pesquisa propõe estabelecer uma agenda padrão (um modelo hibrido) para transferência de tecnologia a ser utilizados na Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) e/ou Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Brasil. Este novo modelo visa a reduzir os conflitos observados nos diversos ICT’s e/ou NIT’s brasileiros quando da sua atuação na ligação entre os agentes produtores e os agentes consumidores da inovação tecnológica. A polêmica discussão sobre qual o melhor modelo ou tipo de transferência de tecnologia nos leva a pesquisar se é possível ter um modelo especifico de transferência de tecnologia para as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT’s) e/ou para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT’s) no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
DESENVOLVIMENTO DE ECOSISTEMAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Responsável pelo Projeto: NAIRANA CANEPPELE BUSSLER
Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Descrição: Com as dificuldades e os desafios impostos pela pandemia causada pela Covid-19, especialmente para as pequenas e médias empresas e aquelas voltadas para o segmento educacional, torna-se mister compreender os efeitos das redes de colaboração para a formação de alianças estratégicas. Esta prática da cooperação é antiga e comum em outros países, principalmente como forma de maximizar as forças e minimizar as fraquezas frente às oportunidades e as ameaças identificadas e compreendidas durante o processo de análise estratégica realizada pela equipe. Durante a execução do projeto, por meio do uso de diferentes ferramentas e modelos estratégicos validados na literatura, as possíveis soluções que a equipe visa realizar para fomentar o ecossistema são: (a) propiciar a formação de redes, alianças e parcerias entre os empreendedores e acadêmicos, (b) treinar os participantes para a identificação de tendências voltadas para a prática do empreendedorismo aplicadas à inovação, (c) fomentar as competências necessárias entre os empreendedores e acadêmicos para continuidade do processo de cooperação e, (d) promover a digitalização das redes e das empresas participantes no projeto em parceria com a IES. As soluções supracitadas serão viabilizadas a partir de um estudo teórico-empírico voltado para a coleta de dados primários e secundários fundamentada em artigos seminais, estruturadores e recentes publicados em periódicos qualificados nacionais e internacionais. A equipe, composta por professores doutores pesquisadores e alunos graduação do Centro Universitário Unihorizontes, a partir dos resultados obtidos, pretende ainda estabelecer e fortalecer as conexões entre a academia e o mercado, ao incentivar e efetivar a exteriorização do conhecimento via produções acadêmicas.