Autor:  FERNANDO FERREIRA DE ALMEIDA

Data da Defesa:  14/03/2017

Resumo: Considerando que a relação fiel e igreja ganhou contemporaneamente novos contornos com a utilização das mídias sociais, o presente estudo procurou investigar o impacto nos processos de comunicação, a partir do uso do Facebook pelas igrejas evangélicas: Igreja Batista da Lagoinha, Igreja Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Igreja Mundial do Poder de Deus e Bola de Neve Church. Estas igrejas tiveram um crescimento expressivo nas últimas décadas e possuem bons níveis de participação no Facebook. O tema deste estudo é relevante e constitui uma importante contribuição para a ampliação de pesquisas na área de estudos sociais na interface Religião e redes sociais. Esta pesquisa se classifica como descritiva e utiliza uma abordagem conjunta qualitativa e quantitativa. Quanto ao método, foi utilizado o multicasos. Foi ainda utilizado o método de Análise de Redes Sociais, ARS. Os dados analisados foram extraídos pelo aplicativo Netvizz e para visualização foi definido o programa Gephi. Os resultados indicaram que, apesar do expressivo número de inscritos na página do Facebook das igrejas pesquisadas, sua utilização não foi bem empregada, uma vez que não estabelece uma relação densa com o seu usuário, logo, as igrejas, por meio da rede do Facebook necessitam criar meios de maior integração com os seus usuários. Conforme os resultados observados nas cinco igrejas pesquisadas, foi possível verificar que quatro delas possuem uma dinâmica de rede social do Facebook semelhante, a ADVEC, a IBL, a IMPD e a IURD. As páginas dessas igrejas no Facebook se caracterizam por manterem um grau de conversação quase nulo com seus usuários, por terem expressivo número de participantes que comentam mais de uma vez ao longo do período pesquisado e por terem uma presença relevante e destacada de seus líderes religiosos. Apenas a Bola de Neve Church destoa desse processo por ser mais equacionada quanto aos valores de cada nó na rede e pelo grau de conversação entre a igreja e seus usuários. Outro aspecto detectado tange a questão da expansão da rede social do Facebook que se restringe ao núcleo comum de convívio dos fiéis da própria igreja.

Palavras-chave: Redes sociais – Facebook – Igrejas Evangélicas.

Abstract: Acknowledging that the relationship between devotee and church has recently won novel contours with the use of social media, the present study investigated the impact on the communication processes through the use of Facebook by the following evangelical churches: Igreja Batista da Lagoinha, Igreja Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Igreja Mundial do Poder de Deus e Bola de Neve Church. These churches experienced expressive growth rates over the past few decades and exhibited good levels of participation in Facebook. The subject of this work is relevant and constitutes an important contribution to the widening of the set of researches in the religion-social networks interface. This descriptive survey makes use of a both qualitative and quantitative approach, and is performed according to the multiple cases analysis method. The Analysis of Social Networks, ASN method was also utilized. The raw data was obtained with the use of the Netvizz application and, after analysis, visualized in the Gephi software. The results indicate that, despite of the expressive number of subscribers on the Facebook pages of the studied churches, it lacks a dense relationship with the user. In this sense, the churches need to stablish means of creating a deeper integration with the users through the Facebook page. The results also show that from the five studied churches, four of them present a similar Facebook social network dynamics; these are the ADVEC, IBL, IMPD and IURD. The Facebook pages of these churches are characterized by maintaining an almost null degree of conversation with their users despite of the fact that they possess an expressive number of participants that post comments more than once along the survey period, and also despite of the prominent presence of the religious leaders. Only Bola de Neve Church disregards this process by being more equated with the values of each network node, and also by the extent of conversation between the church and its users. Another detected aspect concerns the issue of the expansion of the more restricted Facebook social network of the common acquaintances of the devotees of a specific church.

Keywords: Social Networks – Facebook – Evangelic Churches.

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINAMICA NAS ORGANIZAÇÕES

Orientador: Profª Drª Eliane Bragança de Matos

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Docente

Prof. Dr. Cláudio Jorge Cançado– Participante Externo