Autora:  Ana Paula de Oliveira Amaral Colodetti

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  11/02/2021

RESUMO: A predominância masculina na carreira científica, especialmente nas áreas de
ciências exatas e da terra e nas engenharias, constitui um problema global, que repercute na desigual composição dos quadros profissionais e na reprodução de estereótipos de gênero. No Brasil, verifica-se um menor número de mulheres bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, particularmente nessas áreas e
nos níveis mais altos da bolsa. Nesse contexto, o presente estudo objetivou
descrever e analisar a percepção de mulheres bolsistas de Produtividade em
Pesquisa (PQ) do CNPq, que atuam no Estado de Minas Gerais, nas áreas de
Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, quanto às dificuldades de ingresso, permanência e ascensão profissional, sob a perspectiva das relações de gênero na
ciência. A metodologia adotada para a realização desta pesquisa foi do tipo
descritiva, com enfoque interpretativo, documental e de abordagem qualitativa. Os
sujeitos de pesquisa foram 20 (vinte) mulheres bolsistas de Produtividade em
Pesquisa (PQ) do CNPq, constantes dos quadros do Estado de Minas Gerais no ano
de 2020, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Realizou-se a
coleta de dados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, por intermédio
da plataforma Zoom. Para o tratamento dos dados da pesquisa utilizou-se a técnica
de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Dentre os principais resultados
encontrados nesta pesquisa, verificou-se uma preferência das cientistas pela
matemática na infância que, consolidada no ensino médio pelo apoio familiar e
contribuição dos professores, influenciou a escolha pelas áreas de ciências exatas e
da terra e engenharias. A carreira científica, escolhida majoritariamente durante a
graduação, revela-se acertada quando evidenciada a satisfação profissional das
pesquisadoras apesar de todas as dificuldades enfrentadas. A falta de financiamento
e de infraestrutura, junto a problemas em conciliar demandas familiares e tarefas
domésticas com as exigências da profissão, configuraram obstáculos à permanência
e ao avanço das cientistas na carreira. No entanto, não obstante as dificuldades, mostraram-se sujeitos de transformação social, empoderadas e autoras de sua própria realidade, cujo sucesso profissional alcançado revela-se importante, principalmente quando considerado o reduzido número de bolsistas mulheres de PQ. Dessa forma, a pequena participação feminina na ciência, sobretudo nas áreas de
ciências exatas e da terra e nas engenharias, não resulta apenas da reprodução e
manutenção de práticas discriminatórias e estereótipos sociais como a figura
masculina do cientista naturalizada por uma sociedade patriarcal e machista. A
presença de uma violência simbólica e a incorporação de discursos de dominação
masculina por homens e também por mulheres são fatores que contribuem para as
desigualdades e para a conservação de mecanismos de assimetria de gênero como
a segregação territorial, hierárquica, institucional e o teto de vidro. Assim, a
necessidade de democratização da ciência surge como forma de valorização da
pesquisa e de conscientização acerca da importância da mulher cientista.

Palavras-chave: Relações de Gênero. Mulheres Cientistas. Carreira. Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Bolsistas de Produtividade

ABSTRACT: The predominance of men in the scientific career, especially in Science, Technology,Engineering, and Mathematics (STEM) areas, constitutes a global issue. It affectstheunequal composition of the professional staff and the reproductionof genderstereotypes. In Brazil, there is a smaller number of women granted witharesearchproductivity scholarship (PQ) from the National Council for ScientificandTechnological Development – CNPq. This short number of women is particularlyperceived in STEM areas and at the highest levels of the scholarship. Inthiscontext,this study aimed to describe and analyze the perception of women scientistsfromtheState of Minas Gerais that were granted a CNPQ’s Productivity in Research(PQ)scholarship in STEM areas. Their perception regards entry difficulties, tenure, andprofessional career growth, from the perspective of gender relations in science. Themethodology adopted in this research was the descriptive method, withaninterpretive focus, a documentary research and a qualitative approach. Theresearchsubjects were 20 (twenty) women from the State of Minas Gerais withResearchProductivity (PQ) scholarships in STEM areas in 2020. Data were collectedthroughinterviews with a semi-structured script, using Zoom platform. For data treatment, thecontent analysis technique proposed by Bardin (2011) was used. Themainresultsreveal a preference of the women scientists for mathematics in their childhood, which,consolidated in high school by family support and contribution fromteachers,influenced the choice for STEM areas. The scientific career, mostly chosenduringgraduation, proves to be correct when the researchers’ professional satisfactionisevidenced despite all the difficulties faced. The lack of financingaidandinfrastructure, and problems in reconciling family demands and domestictaskswiththe profession’s requirements, represent barriers to the continuity andprogressinscientists’ careers. However, despite the difficulties, the intervieweesshowedthemselves to be subjects of social transformation, empowered, and authorsof theirown reality. The professional success achieved is important, especiallywhenconsidering the small number of female scientists granted with researchscholarship.Thus, the scant female participation in science, especially in STEMareas, isnot onlythe result of the reproduction and maintenance of discriminatory practicesandsocial
stereotypes, such as the male figure of the scientist naturalized by a patriarchal andsexist society. The presence of symbolic violence and the incorporationof male-dominated discourses by men and women are factors that contribute toinequalitiesand the maintenance of mechanisms of gender asymmetry such asterritorial,hierarchical, institutional segregation, and the glass ceiling phenomenon. Therefore,the need for the democratization of science arises as a way of valuing researchandraising awareness about the importance of women scientists.

Keywords: Gender relations. Women Scientists. Career. STEM. CNPq’sResearchProductivity Scholarship.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Helena Bilintani Shigaki – Docente

Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva– Participante Externo

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/09/Ana-Paula-de-Oliveira-Amaral-Colodetti.pdf