Linhas de Pesquisa

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Linhas de Pesquisa2018-08-29T19:44:48+00:00
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

Linhas de Pesquisa

O Programa de Mestrado do Unihorizontes tem como área de concentração a Organização e Estratégia, a área divide-se em duas linhas de pesquisas:

LINHAS DE PESQUISA

Relações de poder e dinâmica das organizações

Esta linha dedica-se a analisar as relações de poder nas dimensões social, organizacional, funcional, grupal e individual. Analisa as novas formas organizacionais e de negócios. As pesquisas abordam as instituições como sistema social, técnico, cultural e a gestão do trabalho, notadamente em temas como relações interorganizacionais, simbolismo, subjetividade, identidade, confiança, gênero e diversidade, competências, liderança, comportamento organizacional e novas tendências de estudos nesse campo. Os estudos enfocam as perspectivas de empresas privadas, cooperativas, ONG’s e setor público, além do cooperativismo e sociedade.

A linha de pesquisa é subdividida em eixos temáticos e os mesmos são áreas do programa de Pós-Graduação que englobam as pesquisas. Cada eixo é composto de temas de interesses de trabalho, pesquisas e orientações. As dissertações dos alunos devem estar vinculadas aos temas relacionados aos eixos temáticos da linha de pesquisa em que está vinculado.

Eixos

Relações de Poder

TEMAS:

a) Estado, sociedade e empresas – gerência e ação coletiva;

b) conflitos e processos de regulação;

c) relações de gênero e diversidade nas organizações;

d) relações de trabalho

Gestão de trabalho

TEMAS:

a) saúde no trabalho;

b) envolvimento com o trabalho;

c) gestão de pessoas

Conhecimento e aprendizagem organizacional

TEMAS:

a) gestão de competências;

b) gestão da aprendizagem e conhecimento

Simbolismo e identidade

TEMAS:

a) subjetividade;

b) identidade nas organizações

Mudança e cultura

TEMAS:

a) mudança organizacional;

b) cultura organizacional;

c) cultura nacional

Cooperativismo e Sociedade

TEMAS:

a) relação com gênero e trabalho feminino nas cooperativas;

b) desafios da gestão de pessoas em cooperativas;

c) cooperativas frente aos novos cenários de negócios

LINHAS DE PESQUISA

Estratégia, inovação e competitividade

Esta linha de pesquisa desenvolve estudos que contemplam aspectos da estratégia, do marketing, da competitividade, do empreendedorismo e o contexto do mercado global. Nessa direção destacam-se temas relacionados a governança, a gestão financeira e mercadológica, a sustentabilidade, ao desempenho organizacional, ao relacionamento com o mercado e internacionalização,bem como novos ambientes de negócio. Os estudos enfocam as perspectivas de empresas privadas,  ONG’s,  setor público, além do cooperativismo e a sociedade.

A linha de pesquisa é subdividida em eixos temáticos e os mesmos são áreas do programa de Pós-Graduação que englobam as pesquisas. Cada eixo é composto de temas de interesses de trabalho, pesquisas e orientações. As dissertações dos alunos devem estar relacionadas aos temas descritos nos eixos temáticos da linha de pesquisa em que está vinculado.

Eixos

Estratégia

TEMAS:

a) estratégias corporativas;

b) estratégia em nível de negócio;

c) gestão da estratégia e competitividade;

d) teoria da firma;

e) redes organizacionais.

Relacionamento com o mercado e sociedade

TEMAS:

a) internacionalização de empresas;

b) marketing;

c) consumo e anticonsumo;

d) neuromarketing;

e) marketing social.

Gestão da inovação

TEMAS:

a) inovação e mudanças tecnológicas;

b) tecnologias de gestão;

c) economia e sistemas de inovação;

d) empreendedorismo;

e) políticas de fomento a inovação.

Governança e sustentabilidade

TEMAS:

a) governança corporativa;

b) governança em tecnologia da informação;

c) sustentabilidade corporativa.

Gestão financeira e desempenho

TEMAS:

a) accountability;

b) gestão de portfólio;

c) estratégia de financiamento;

d) desempenho econômico e financeiro;

e) finanças comportamentais.

Inovação social

TEMAS:

a) empreendedorismo e projetos sociais

Cooperativismo e Sociedade

TEMAS:

a) governança em cooperativas;

b) avaliação de desempenho das cooperativas;

c) novas tecnologias e cooperativismo;

d) sustentabilidade organizacional e financeira nas cooperativas;

e) o ecossistema das cooperativas.