Autor: LUCIANO FERREIRA BARBOSA

Data da Defesa:  05/12/2014

RESUMO A partir de 2002 as discussões em torno da governança corporativa ganharam maior notoriedade devido aos escândalos que ocorreram no mercado de capitais norte[1]americano, considerado o mais moderno do mundo e modelo para os demais mercados. Nesse ambiente, incluem-se as cooperativas de crédito, organizações que apresentaram crescente participação no sistema financeiro nacional nos últimos dez anos e que têm como premissas proporcionar assistência financeira a seus cooperados, atuar no desenvolvimento social, manter-se economicamente viável para seus associados e competir com outras organizações. Trata-se de um modelo de instituição financeira de ajuda mútua entre as pessoas que, contrariamente às instituições que podem atender a todo o público, somente podem atender aos seus associados. Este estudo foi estruturado com o objetivo de analisar a percepção dos auditores da Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais (CECREMGE-MG) sobre as práticas de governança corporativa em cooperativas de crédito de Minas Gerais. Especificamente objetivou: a) avaliar a percepção dos auditores da CECREMGE-MG sobre as práticas de governança corporativa em cooperativas de crédito; b) analisar a percepção dos auditores da CECREMGE-MG sobre as dimensões das práticas de governança corporativa em cooperativas de crédito; e c) identificar a existência de situações críticas relativas às práticas de governança corporativa em cooperativas de crédito. Para tal, o arranjo metodológico foi pautado em uma abordagem qualitativa descritiva, baseada em um estudo de campo das cooperativas de crédito que integram a CECREMGE-MG. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturado contendo 31 questões, aplicado a oito auditores da CECREMGE-MG. Os dados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo, à luz das proposições de Bardin (2006). Em um ambiente de análise de dados, aplicou-se o modelo de governança corporativa desenvolvido por Andrade e Rossetti (2009), tendo como dimensões de análise: Propriedade, Princípios, Propósitos, Papeis, Poder, Processos (Práticas), Pessoas e Perenidade. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que, apesar do notável progresso dos últimos anos, o sistema de governança corporativa no ambiente cooperativista ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. Destacam-se ainda a importância de se identificar os riscos do processo de trabalho e de elaborar mapas de riscos, uma vez que uma análise insuficiente destes riscos é um fator crítico que pode vir a prejudicar o funcionamento da cooperativa.

Palavras-chave: Governança corporativa. Cooperativas de crédito. Transparência. Associados. Conflitos de interesses.

ABSTRACT From 2002 onwards the discussions about corporate governance have gained mainstream notoriety, due to the scandals that occurred in the North-American financial market, considered as the world’s most modern and a model for other markets. In this environment, one includes credit cooperatives as organizations that have had an increasing participation in the national financial system in the last ten years. Cooperatives have the following premises: to proportionate financial help to their members, to engage in social development, to remain economically viable for their affiliated customers and to be able to compete with other organizations. Moreover, cooperatives are a model of financial institution of mutual help that can only render services to their affiliated customers, in opposition to those institutions that may render services to every type of public. The present study was structured with the aim of analyzing the perception of the fiscal auditors of the Center for Cooperatives of Economy and Credit of Minas Gerais Ltd. (CECREMGE-MG) regarding practices of corporate governance in credit cooperatives in Minas Gerais. Specifically, the study aimed at: a) evaluating the perception of the fiscal auditors of CECREMGE-MG regarding the corporate governance in credit cooperatives; b) analyzing the perception of the fiscal auditors of CECREMGE-MG regarding the dimensions of corporate governance in credit cooperatives; and c) identifying the existence of critical situations related to practices of corporate governance in credit cooperatives. In order to do so, the methodological framework was based on a descriptive qualitative approach, based upon a field study of the credit cooperatives that compose CECREMGE-MG. In order to collect data, one used semi-structured interviews containing 31 questions, which were applied to eight fiscal auditors of CECREMGE-MG. The data was treated by means of the content analysis, in the light of the propositions of Bardin (2006). In a data analysis environment, one applied the model of corporate governance developed by Andrade and Rossetti (2009), using the following analysis dimensions: Propriety, Principles, Purposes, Papers, Power, Procedures (Practices), People and Perpetuity. Amongst the results found, one highlights that, in spite of the remarkable progress of the last years, the system of corporate governance in the cooperative environment still is in an early stage of development. Furthermore, one highlights the importance of identifying the risks of the work procedure and the importance of elaborating risk maps, since the insufficient analysis of those risks is a critical factor that may harm the proper functioning of the cooperative.

Key words: Corporate Governance. Credit Cooperative. Transparency. Affiliated Customers. Conflict of interests.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof. Dr.  Gustavo Rodrigues Cunha – Orientador