Autor: Venancio Ferreira de Oliveira

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/07/2022

RESUMO: No Brasil, o número de pessoas com deficiência é em torno de 45 milhões. No entanto, a
representatividade delas no setor mercadológico de trabalho formal ainda é pequena, dado
que muitos fatores interferem na condição para que se possa incluí-las, de modo digno, nas
instituições. Destaca-se, entre esses fatores, a questão do acesso, que vai desde os
transportes públicos até a própria condição de trabalho adaptada à deficiência individual em
questão. Considerando este contexto, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de
analisar as percepções dos servidores públicos federais com deficiência quanto à gestão da
diversidade em instituições públicas federais de ensino, situadas em Minas Gerais, no que
tange à inclusão das pessoas com deficiência e o papel dos gestores nesse contexto. Para
tal, metodologicamente, desenvolveu-se um estudo descritivo de abordagem qualitativa, por
meio de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de 14 entrevistas semiestruturadas
com funcionários públicos com deficiência de instituições federais de ensino e analisados por
meio da análise de conteúdo temática. Os principais resultados apontam que, na percepção
dos servidores entrevistados, a inclusão vem ocorrendo, ainda que de forma gradativa, nas
instituições públicas federais de ensino. Os mecanismos para que ocorra a inclusão vão desde
a utilização de tecnologia assistiva até a conscientização institucional acerca da inclusão.
Apesar disso, ainda se percebe que há um caminho a percorrer, dada a ausência de
oportunidades de ascensão a cargos de chefia. No que tange a percepção dos gestores no
processo de inclusão, percebe-se a sua importância, mas ainda está presente uma visão
limitadora em relação à pessoa e, consequentemente, ao profissional com deficiência.
Ademais, pesquisas apontam que os desafios ainda são enormes e muitos deles
desconhecidos, dada a ausência de estudos que abordem o assunto. Apesar disso, ressaltase a dificuldade das instituições públicas federais de ensino em criar, produzir e gerir
oportunidades reais para essas pessoas. No entanto, a presença da diversidade, em especial
das pessoas com deficiência, cria a oportunidade para que se amplie o conhecimento e a
conscientização a respeito do indivíduo com deficiência e suas peculiaridades.
Palavras-chave: Diversidade. Inclusão. Pessoas com Deficiência. Gestores. Preconceito.

ABSTRACT: In Brazil, the number of people with disabilities is around 45 million. However, their
representativeness in the marketing sector of formal jobs is still small, given that many factors
interfere in the condition for them to be included, in a dignified way, in the institutions. Among
these factors, the issue of access stands out, which ranges from public transport to the very
condition of work adapted to the individual disability in question. Considering this context, the
present study was developed with the objective of analyzing the perceptions of federal public
servants with disabilities regarding the management of diversity in federal public educational
institutions, located in Minas Gerais, regarding the inclusion of people with disabilities and the
role of managers in this context. To this end, methodologically, a descriptive study with a
qualitative approach was developed, through a case study. Data were obtained through 14
semi-structured interviews with public servants with disabilities from federal educational
institutions and analyzed through thematic content analysis. The main results indicate that, in
the perception of the employees interviewed, inclusion has been occurring, albeit gradually, in
federal public educational institutions. The mechanisms for the inclusion of technology range
from the use of assistive technology to the institutional configuration of inclusion. Furthermore,
it is still clear that there is still a way to go, given the lack of opportunities to rise to leadership
positions. In terms of perception of managers in the inclusion process, a limited view is still
present in relation to the person and, consequently, to the professional with a disability. In
addition, studies point out that the challenges are still enormous and many unknown, given the
absence of studies that approach this subject. Despite this, the difficulty of federal public
educational institutions in creating, producing and managing real opportunities for these people
is highlighted. However, the presence of diversity, especially of people with disabilities, creates
the opportunity to expand knowledge and awareness of individuals with disabilities and their
peculiarities.
Keywords: Diversity. Inclusion. Disabled people. Managers. Prejudice.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Pereira

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Docente

Prof.ª Dr.ª Cristina Trindade Ituassu – Participante Externo

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