Autor: MARGARETE ALVES DA SILVA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  11/07/2023

RESUMO 

Aderência a Linha de Pesquisa: O estudo foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa “Estratégia, Inovação e Competitividade” do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. A pesquisa propõe uma investigação ligada à área de estratégia e sua relação com a melhoria do bem-estar social.

Objetivo: Seu objetivo foi identificar a influência dos três níveis do marketing macrossocial para o tratamento precoce do câncer de mama, por meio de teste de validação de uma escala no contexto brasileiro, segundo a perspectiva de indivíduos acometidos ou não pela patologia.

Referencial Teórico: A teoria principal que embasou o trabalho foi o marketing macrossocial, que engloba a tríade, governo, sociedade e indivíduo, como entes capazes de modificar um comportamento considerado inadequado, enraizado, legitimado e institucionalizado na sociedade. Para isto, é necessária a associação de estratégias atuando nos diferentes níveis por meio da criação de programas sistêmicos e de forma holística, conforme descrito em referencial teórico.

Método: Quanto ao tipo, a pesquisa se caracterizou como exploratória e de abordagem quantitativa e amostragem não probabilística. A amostra foi composta por indivíduos de ambos os sexos, perfazendo o total de 580 questionários devidamente preenchidos. Destes, 36 foram considerados dados atípicos e excluídos, restando 544 questionários para análise estatística. Quanto ao método, foi realizada uma pesquisa interseccional, na qual se coletam dados de uma determinada população, em um único intervalo de tempo, por meio de questionário via Google forms. Após a coleta e tratamento dos dados, os indicadores foram calculados e analisados por meio de estatística descritiva das variáveis, seguida da análise multivariada dos dados

Resultados: Os construtos que se mostraram válidos foram governo-campanha; Governo-cuidado; Indivíduo-autoestima-desejo-sexual; Sociedade-rede-de-apoio-social. O primeiro denominado construto Governo-campanha foi composto por 05 indicadores e, destes, 03 foram validados. No segundo construto Governo-cuidado, 04 variáveis foram validadas. Para o Indivíduo-autoestima-desejo sexual foram validados 03 indicadores. Por último, em Sociedade rede apoio social, 03 variáveis foram validadas. Este último, mostrou melhores níveis de confiabilidade e de validade, sendo o Alpha Cronbach igual 0,865 e variância média extraída de 0,730. Os construtos Indivíduos-conhecimento e o Sociedade-tabu-estigma foram testados, porém não validados. Apesar da não validação destes dois construtos, a literatura mostra que são importantes e há necessidade de aprimoramento desta ferramenta. Por se tratar de uma escala exploratória para o contexto brasileiro, nem todos os construtos foram validados, o que enseja estudos futuros com novas pesquisas a partir das escalas inicialmente propostas com refinamento do instrumento de coleta de dados

Contribuições teóricas/metodológicas/sociais: A pesquisa proporcionou importante contribuição acadêmica e metodológica por representar a primeira tentativa de estabelecimento de uma escala a partir do marketing macrossocial; e também contribuição social, uma vez que os resultados indicam parâmetros a serem observados por gestores de políticas públicas que pretendem estabelecer ações para a prevenção do câncer de mama e redução da mortalidade relacionadas ao câncer de mama

Palavras-chave: Diagnóstico Precoce; Câncer de Mama; Marketing Macrossocial; Validação de Escala.

Abstract

Adherence to the Research Line: The study was developed within the research line “Strategy, Innovation and Competitiveness” of the Master’s Program in Administration at Centro Universitário Unihorizontes. The research proposes an investigation linked to the area of strategy and its relationship with the improvement of social well-being.

Objective: Its objective was to identify the influence of the three levels of macrosocial marketing for the early treatment of breast cancer, through a validation test of a scale in the Brazilian context, according to the perspective of individuals affected or not by the pathology.

Theoretical Framework: The main theory that supported the work was macrosocial marketing, which encompasses the triad, government, society and individual, as entities capable of modifying behavior considered inadequate, rooted, legitimized and institutionalized in society. For this, it is necessary to associate strategies acting at different levels through the creation of systemic and holistic programs, as described in the theoretical framework.

Method: Regarding the type, the research was characterized as exploratory and with a quantitative approach and non-probabilistic sampling. The sample consisted of individuals of both genders, making a total of 580 duly completed questionnaires. Of these, 36 were considered atypical and excluded data, leaving 544 questionnaires for statistical analysis. As for the method, an intersectional survey was carried out, in which data were collected from a given population, in a single time interval, through a questionnaire via Google forms. After collecting and processing the data, the indicators were calculated and analyzed using descriptive statistics of the variables, followed by multivariate data analysis

Results: The constructs that proved to be valid were government-campaign; Government-care; Individual-self-esteem-sexual-desire; Social-support-network-society. The first construct called Government-campaign was composed of 05 indicators and, of these, 03 were validated. In the second Government-Care construct, 04 variables were validated. For the Individual-self-esteem-sexual desire, 03 indicators were validated. Finally, in Social support network society, 03 variables were validated. The latter showed better levels of reliability and validity, with Alpha Cronbach equal to 0.865 and average variance extracted of 0.730. The Individuals-Knowledge and Society-Taboo-Stigma constructs were tested, but not validated. Despite the non-validation of these two constructs, the literature shows that they are important and there is a need to improve this tool. Because it is an exploratory scale for the Brazilian context, not all constructs were validated, which gives rise to future studies with new research based on the scales initially proposed with refinement of the data collection instrument

Theoretical/methodological/social contributions: The research provided an important academic and methodological contribution as it represents the first attempt to establish a scale based on macrosocial marketing; and also social contribution, since the results indicate parameters to be observed by public policy managers who intend to establish actions for the prevention of breast cancer and reduction of mortality related to breast cancer

Keywords: Early Diagnosis; Breast Cancer; Macrosocial Marketing; Scale Validation.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Profª Drª Caissa Veloso e Sousa– Orientadora

Prof. Dr. Jersone Tasso Moreira Silva – Participante Externo

Prof. Dr. André Francisco Alcântara Fagundes – Participante Externo

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