Autor: MARCELO ALVES FONTES
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Abreviatura: FONTES, M. A.
Data da Defesa: 08/02/2017
Resumo:
As empresas líderes em diversos setores da economia desenvolvem suas competências na busca da sobrevivência e da perpetuação em seu setor de atividade. Ao investir em treinamento, elas possibilitam a seus empregados o desenvolvimento de sua capacidade individual. Consequentemente, estes transferem para a organização seu aprendizado, capacitando-a a enfrentar novos desafios. O objeto de pesquisa desse estudo é uma empresa conceituada do setor de processamento de aves, suínos e massas. Esta dissertação tem por objetivo descrever e analisar, na percepção dos gestores de uma organização em processo de sucessão, o impacto do programa de treinamento Crescer no desenvolvimento de competências gerenciais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, mediante a utilização de um estudo de caso. A coleta de dados apoiouse na realização de 16 entrevistas semiestruturadas com gerentes que participaram do programa de treinamento analisado. O modelo de Abbad (1999) foi utilizado como base de análise para identificar o impacto do treinamento no desenvolvimento das competências gerenciais definidas no programa Crescer, o qual traçou o perfil das competências a serem desenvolvido: visão sistêmica e integrada do negócio, capacidade de criar, inovar e transformar, agilidade na tomada de decisão, compromisso e foco nos resultados, compromisso com nossos clientes, gestão e desenvolvimento de pessoas e comunicação eficaz. No que tange às competências mais bem desenvolvidas, destacaram-se: a agilidade na tomada de decisão, visão sistêmica e integrada do negócio, gestão e desenvolvimento de pessoas e comunicação eficaz. Constataram-se: falta de suporte organizacional, pouco tempo para trabalhar as competências aprendidas e falta de suporte pós-treinamento. Apurou-se que o treinamento foi bem preparado e que os conteúdos estiveram de acordo com os objetivos organizacionais, entretanto, poderiam ser explorados pela organização de forma mais eficiente sendo necessário para isso apoio organizacional. Mesmo diante da falta de apoio organizacional, os entrevistados afirmaram que aplicaram no cotidiano de trabalho competências aprendidas, sendo que os aspectos relacionados a gestão de pessoas, comunicação e organização da equipe de trabalho foram evidenciados de forma predominante.
Palavras-chave: Treinamento e desenvolvimento. Competências gerenciais. Empresa do setor de alimento.
Abstract:
Leading companies in several sectors of the economy evolve their know-how in searching of survival and perpetuation in their areas of activity. By investing in training, they enable employees to pursuit their own ability and as a result, transfer their learning to the organization, empowering it to face new challenges. Hence, this dissertation aimed as its goal to describe and analyze, in the perception of managers in process of succession, the impact of the training program Grow in the development of management skills. So as to achieve the objective of this study, a descriptive research was conducted with a qualitative approach, using the case study method. Data collection was done through 16 semi-structured interviews with managers who participated in the training program analyzed. The Abbad (1999) model was applied as the basis of analysis to identify the impact of the training in the development of managerial competencies defined in the Growing Program. The program outlined the competencies profile to be developed, such as: systemic and integrated vision of the business, ability to create, innovate and transform, agility in decision making, determination and focus on results, commitment to our clients, management, the growth of people and effective communication. Regarding to the skills that were best developed, the research emphasized agility in decision making, systemic and integrated vision of business, management and development of people and effective communication. There was a shortage of organizational support, little time to work on the skills learned, and lack of post-training support. It was noted that the training was well prepared, the contents were aligned with the organizational objectives, nevertheless, they could be better explored by the organization in an efficient way, and the organizational support in the process was necessary. However, even in the face of absence organizational support, the interviewees pointed out that they applied the learned expertise in their daily work, and that aspects related to people management, communication and work team organization were predominantly evidenced.
Keywords: Training and Development. Management skills. Company of the food sector.
 
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Banca Examinadora
Orientador: ANTONIO LUIZ MARQUES
Docente: LUCIANO ZILLE PEREIRA
Participante Externo: MARIO TEIXEIRA REIS NETO