Autor: Regina Aparecida da Silva

Data da Defesa:  15/02/2017

RESUMO O Estado, ao passar por reformas no intuito de torná-lo mais eficiente para prestar um serviço de qualidade aos cidadãos, justifica a premência da ocorrência de uma mudança organizacional. A mudança é um processo em que há um interesse de forças conflitantes, sejam a favor ou contra. A resistência é tida como uma reação natural e normal à mudança (CONNER, 1995; MOTTA, 2001), pois ela envolve repetidamente ir do conhecido ao desconhecido. Dessa forma, a resistência irá se constituir de qualquer comportamento que objetiva a manutenção do status quo em resposta a uma pressão para mudá-lo (MARQUES et al., 2014). O presente estudo tem como objetivo identificar e descrever mudanças na gestão de pessoas aplicada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e a reação dos servidores às mudanças decorrentes da implantação do ponto eletrônico. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, na medida em que utiliza as abordagens quantitativa e qualitativa, por meio de estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de questionário respondido por uma amostra de 176 indivíduos de um universo de 355 e de entrevistas realizadas com 23 indivíduos, sendo 10 com cargos de chefia e 13 sem cargos de chefia, número obtido pela saturação de dados. Os dados foram analisados por meio de estatística (descritiva e de regressão logística binária) e de análise de conteúdo. Os dados qualitativos confirmaram os dados estatísticos. Tais dados revelaram que, em média, os servidores técnico[1]administrativos do Cefet-MG não aceitam e não cooperam com a implantação do ponto eletrônico, desta forma, avaliam a mudança como uma ameaça e um elemento dificultador para a dinâmica da organização. O construto cooperação e resistência é composto por uma variável dependente (aceitação e cooperação) e por cinco independentes (indecisão e inconclusão, ameaça ao convívio social, consistência percebida, resistência do grupo e experiência anterior com mudança). Das cinco variáveis independentes métricas utilizadas para estimação do modelo, apenas uma se mostrou significativa: experiência anterior com mudança. Esse dado indica que tal dimensão é elemento significativo para prever a manifestação de cooperação entre os indivíduos. A pesquisa contribui para enriquecer os conhecimentos existentes sobre o assunto e por estimular a realização de estudos futuros. Contribui, ainda, para que a Instituição possa repensar melhor os processos de mudança organizacional e, em decorrência disso, a sociedade irá receber um serviço de maior qualidade, haja vista que a organização objeto de estudo ser uma instituição pública.

Palavras-chave: Reforma do Estado. Administração Pública. Gestão de Pessoas no Serviço Público. Mudança Organizacional. Resistência à Mudança.

ABSTRACT The State, while going through changes so as to make it more efficient, justifies the urgency of an organizational change. The change is a process in which there is an interest in conflicting forces, either for or against. The resistence is due to a natural and normal reaction to change (CONNER, 1995; MOTTA, 2001), because it envolves going back and forth from known to unknown. This way, the resistence will consist in any behaviour which objectifies the maintenance of the status quo in response to pressure to change it (MARQUES ET AL., 2014). The study aims identify and describe changes in people management applied in “Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais” (CEFET-MG), and the reaction of the servers to the changes due to the electronic clock. This research is characterized as descriptive, as far as quantitative and qualitative approaches go, by means of a case study. The data was collected through a questionnaire answered by 176 individuals among 355 and interviews with 23 individuals in which 10 are CEOs and 13 are not (numbers got from the saturation of data). The data was analyzed with statistics (descriptive and binary logistic regression) and content analysis. The qualitative data confirmed the statistics. These data revealed that, on average, Cefet-MG’s technical-administrative servers do not accept and do not cooperate with the electronic clock, thus they consider the change as a threat and a difficult element for the dynamics of the organization. The cooperation and resistance construct is composed of a dependent variable (acceptance and cooperation) and five independent ones (indecision and inconclusiveness, threat to social interaction, perceived consistency, group resistance and previous experience with change). Of the five independent metric variables used to estimate the model, only one was significant: previous experience with change. This data indicates that this dimension is a significant element to predict the manifestation of cooperation among individuals. The research contributes to the enriching of the existing knowledge in the matter and it stimulates future studies. It also helps the institution rethink better the changing process of the organization and, due to this, the society with receive better service, since the organization used in the study is a public institution.

Keywords: State Reform. Public Administration. People Management in the Public Service. Organizational Change. Resistence to Change.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Prof. Dr. Antônio Luiz Marques – Orientador

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Docente