Título: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES: percepção das vítimas sobre as ações de marketing social

 Autor:  Paloma Raissa de Assis

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  08/08/2017

Resumo: A violência contra a mulher além de ser uma violação dos direitos humanos, constitui um grave problema a ser enfrentado mundialmente, visto os milhões de mulheres que ainda são vítimas da mesma. Segundo dados da OMS, a taxa de homicídios no Brasil é de 4,8 por 100 mil mulheres, colocando o país na 5ª posição internacional de assassinatos de mulheres, entre 83 países do mundo (WAISELFISZ, 2015). Apesar do progresso nos mecanismos legais de combate a este problema social, foram necessárias medidas mais efetivas no combate e erradicação da violência contra a mulher, que culminaram na criação da Lei Maria da Penha. Neste contexto, destaca-se a relevância do marketing social, cujo objetivo é promover a mudança de comportamento dos indivíduos e a geração do bem-estar social contribuindo, assim, para obtenção de resultados mais efetivos contra este flagelo. Dessa forma, o governo utiliza as estratégias do marketing social para potencializar suas ações e alterar comportamentos indesejáveis da sociedade. Portanto, o objetivo geral deste estudo constituiu em descrever e analisar a percepção das vítimas acerca das ações de marketing social promovidas por órgãos governamentais, em prol do combate aos diversos tipos de violência doméstica cometidas contra as mulheres. Portanto, teoricamente este estudo buscou analisar a temática em questão sob a ótica do marketing social. Metodologicamente, este trabalho insere-se no campo da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com mulheres que já sofreram qualquer tipo de violência, escolhidas de forma intencional. Os dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2006). Os resultados indicam que apesar de existirem políticas públicas, somente a Lei Maria da Penha representou maior relevância na atuação do governo frente à questão. Entretanto, a maioria das entrevistadas não conhece suas particularidades. Além disso, ações de marketing social promovidas pelos órgãos governamentais têm se mostrado insuficientes ou ineficazes, visto que as campanhas são pouco divulgadas e não foram fortes o suficiente para engajar as mulheres na causa, já que não se fixaram em suas memórias. Destarte, sob a ótica das entrevistadas, as campanhas com apelo negativo, com cenas mais impactantes, poderiam contribuir com a mudança de comportamento da população.

Palavras-chave: Marketing social. Violência contra a mulher. Campanhas de violência contra a mulher. Mulheres violentadas.

ABSTRACT: Violence against women as well as being a violation of human rights is a serious problem to be faced worldwide, given the millions of women who are still victims of it. According to WHO data, the homicide rate in Brazil is 4.8 per 100,000 women, placing the country in the 5th place in international killings of women, among 83 countries in the world (WAISELFISZ, 2015). Despite progress in the legal mechanisms to combat this social problem, more effective measures were needed to combat and eradicate violence against women, which culminated in the creation of the Maria da Penha Law. In this context, the relevance of social marketing is highlighted, whose objective is to promote the behavioral change of individuals and the generation of social welfare, thus contributing to obtain more effective results against this scourge. In this way, the government uses social marketing strategies to empower its actions and alter undesirable behaviors of society. Therefore, the general objective of this study was to describe and analyze the victims’ perception about the social marketing actions promoted by government agencies, in order to combat the various types of domestic violence committed against women. Therefore, theoretically this study sought to analyze the issue in question from the point of view of social marketing. Methodologically, this work falls within the field of descriptive research with a qualitative approach. Ten semi-structured interviews were conducted with women who had already suffered any type of violence, intentionally chosen. The data were analyzed in light of the thematic content analysis technique proposed by Bardin (2006). The results indicate that although there are public policies, only the Maria da Penha Law represented a greater relevance in the government’s action on the issue. However, most interviewees do not know their particularities. In addition, social marketing actions promoted by government agencies have proved to be insufficient or ineffective, since campaigns are poorly publicized and were not strong enough to engage women in the cause, since they did not focus on their memories. Thus, from the perspective of the interviewees, campaigns with negative appeal, with more shocking scenes, could contribute to the change of behavior of the population.

Keywords: Social marketing. Violence against women. Campaigns of violence against women. Violated women.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Como as mulheres percebem as ações de marketing social, promovidas pelos órgãos governamentais, em prol do combate à violência doméstica contra as mulheres?”

Banca Examinadora

Profª Drª Caissa Veloso e Sousa – Orientador

Prof. Dr. Marco Aurélio Ramos – Docente

Prof. Dr. Marcelo de Rezende Pinto – Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO PALOMA RAISSA DE ASSIS