Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA: um estudo sobre o comportamento financeiro de estudantes de Belo Horizonte.

Autor:  Roque Francisco Silva de Oliveira

Data da Defesa:  14/09/2017

Resumo: Esta pesquisa utilizou o estudo de Gilligan (2012) como base para analisar a educação financeira de estudantes de Belo Horizonte. A presente pesquisa tem como objetivo: descrever e analisar os componentes do modelo conceitual apresentado por Gilligan (2012), que refletem na educação financeira dos estudantes de Belo Horizonte. A pesquisa tem uma abordagem quantitativa a qual analisou 594 questionários respondidos por estudantes, sobre seu comportamento financeiro, por meio de uma análise exploratória, analise de testes não paramétricos e modelagem de equação estrutural. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes consideram o conhecimento que possuem acerca de educação financeira, e demonstram preocupação e habilidade para planejar suas finanças, pensando nas consequências futuras de suas atitudes e se preocupam quando não conseguem honrar seus compromissos do dia a dia. Sugere-se fazer uma pesquisa com o corpo docente das escolas, a fim de comparar as percepções dos professores e alunos.

Palavras-chave: Educação Financeira; Estudantes; Modelagem Equações Estruturais.

Abstract: Opinion survey using the study by Gilligan (2012) as a basis for the analysis of student training in Belo Horizonte. The present research aims to: describe and analyze the components of the conceptual model presented by Gilligan (2012), which reflect in the financial education of Belo Horizonte students. The research is a qualitative quantitative, composed of 594 questionnaires answered by students, its financial form, through an exploratory analysis, a set of non-parametric tests and a structural equation modeling. The research results showed that students participated in the financial analysis, and demonstrated interest and ability to plan their finances, taking into account the future opportunities of their attitudes and they worry when they do not fulfill their commitments from day to day. It is suggested to do a research with the faculty of the schools, an end of comparison as perceptions of teachers and students.

Key words: Financial Education; Students; Modeling Structural Equations.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA.

Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE.

Problema de Pesquisa: Quais os componentes do modelo conceitual apresentado por Gilligan (2012), refletem na educação financeira dos estudantes de Belo Horizonte?”

Orientador: Prof. Dr. Alfredo Alves Oliveira Melo

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Docente