Autora: Luciana Araujo Oliveira de Paiva Melo 

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  28/10/2021

RESUMO: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as possíveis
manifestações de estresse e síndrome de Burnout percebidas por teletrabalhadores
docentes durante a pandemia da Covid-19 em uma instituição privada de ensino da
cidade de Barbacena, Minas Gerais. Para tal, metodologicamente desenvolveu-se
um estudo descritivo, de abordagem qualitativa cujo o método foi um estudo de caso
desenvolvido com quinze professores de uma instituição de ensino privada da
cidade de Barbacena, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio da
realização de entrevistas semiestruturadas e analisados considerando as
prerrogativas da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados destaca-se
que o ambiente laboral ganhou uma nova dimensão de espaço, e ele passou a estar
em todo lugar onde se possa estar conectado à internet. Isto possibilita uma
verdadeira desconstituição do local de trabalho uma vez que se evidencia uma clara
ruptura de todos os conceitos acerca da limitação e fiscalização da jornada de
trabalho, gerando graves impactos na saúde do trabalhador que busca “sobreviver”
no “mundo do cansaço”. Nesse sentido o contexto pandêmico foi deveras insalubre
para os docentes, já que é considerado, por si só, um agente considerado estressor,
capaz de gerar adoecimento e sofrimento nesses trabalhadores, tanto física quanto
mentalmente, de forma muitas vezes silenciosa e cruel. As incertezas, inseguranças,
aflições, ansiedades e depressões sofridas nesse período foram capazes de
desencadear doenças ocupacionais, como o estresse e a síndrome de Burnout
aliada, evidentemente, à condição especial de profissional polivalente. Portanto, de
forma clara e objetiva, o estudo demonstrou a relevância em se investigar a maneira
como a pandemia impactou e continua impactando a saúde mental dos
trabalhadores, sendo capaz de desencadear tanto o estresse laboral quanto a
síndrome de Burnout, enfermidades graves que podem levá-lo a um colapso e até
mesmo a morte.
Palavras-chave: Professores. Pandemia. Estresse Ocupacional. Síndrome de
Burnout. Teletrabalho.

ABSTRACT: The present study was developed with the aim of analyzing the possible
manifestations of stress and Burnout syndrome perceived by teleworkers teaching
during the Covid-19 pandemic in a private educational institution in the city of
Barbacena, Minas Gerais. To this end, methodologically, a descriptive study was
developed, with a qualitative approach, whose method was a case study developed
with fifteen teachers from a private educational institution in the city of Barbacena,
Minas Gerais. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed
considering the prerogatives of content analysis. Among the main results, it is
highlighted that the work environment gained a new dimension of space, and it
started to be everywhere where one can be connected to the internet. This allows for
a real deconstruction of the workplace, since there is a clear rupture of all concepts
about the limitation and supervision of the working day, generating serious impacts
on the health of workers who seek to “survive” in the “world of tiredness”. In this
sense, the pandemic context was really unhealthy for the professors, as it is
considered, in itself, an agent considered a stressor, capable of causing illness and
suffering in these workers, both physically and mentally, in a silent and cruel way.
The uncertainties, insecurities, afflictions, anxieties and depressions suffered during
this period were capable of triggering occupational diseases, such as stress and
Burnout syndrome, allied, of course, with the special condition of a multipurpose
professional. Therefore, clearly and objectively, the study demonstrated the
relevance of investigating how the pandemic impacted and continues to impact the
mental health of workers, being able to trigger both work stress and Burnout
syndrome, serious illnesses that can lead to it to a meltdown and even death.
Keywords: Teachers. Pandemic. Occupational Stress. Burnout syndrome. Telework.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Pereira – Orientador

Prof.ª Dr.ª Marina de Almeida Cruz – Docente

Prof. Dr.  David Silva Franco – Participante Externo

Prof. Dr. Jair Nascimento Santos – Participante Externo

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