Autor: ARLENE PEREIRA DOS SANTOS FARIA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  24/02/2023

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de analisar o papel da percepção do espaço e do território na construção de sentidos do trabalho de professores que lecionam em escolas da rede estadual de Belo Horizonte, Minas Gerais. Como marco teórico, esta pesquisa envolveu os sentidos do trabalho, território, a territorialidade e o espaço, com base em parâmetros do campo da geografia social, enfocando os sujeitos e o território, bem como as relações de poder que emergem das dinâmicas espaço-territoriais. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, baseando-se no método de estudo de caso desenvolvido em três escolas da rede pública estadual de ensino de Belo Horizonte. Para a coleta de dados, foram entrevistados 24 docentes, utilizando a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Entre os principais resultados, a pesquisa mostra que o trabalho docente é fortemente vocacionado, mas também muito representado como sofrimento, sendo que ambas as significações decorrem das relações do docente com o território, com a territorialidade e com o espaço. São relações que envolvem a sensação de pertencimento, as redes de poder e os conflitos que se estabelecem nessa conjuntura, contexto que é influenciado também pela reforma do Ensino Médio, que trouxe mais nitidez às relações entre os docentes e o território em que atuam. A investigação contribui para compreender a relação entre satisfação ou adoecimento laboral e a maneira como o docente representa seu trabalho, sendo importante implementar ações de valorização desse profissional.

Palavras-chave: Sentido do trabalho. Professor. Território. Espaço. Reforma do Ensino Médio.

ABSTRACT
This work aims to analyze the influence of the perception of space and territory in the construction of meanings of the work of teachers who teach in public schools in Belo Horizonte, Minas Gerais. As a theoretical framework, this research involved the meanings of work, territory, territoriality and space, based on parameters from the field of social geography, focusing on subjects and territory, as well as the power relations that emerge from space-territorial dynamics. Methodologically, a descriptive study with a qualitative approach was developed, based on the case study method developed in three public schools in the state of Belo Horizonte. For data collection, 24 professors were interviewed, using content analysis as a data analysis technique. Among the main results, the research shows that the teaching work is strongly oriented, but also very much represented as suffering, with both meanings arising from the teacher’s relations with the territory, with territoriality and with space. These are relationships that involve a sense of belonging, power networks and conflicts that are established in this context, a context that is also influenced by the reform of Secondary Education, which brought more clarity to the relationships between teachers and the territory in which they work. The investigation contributes to understanding the relationship between job satisfaction or illness and the way teachers represent their work, being important to implement actions to value this professional.

Keywords: Meaning of Work. Teacher. Territory. Space. High School Reform.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Pereira –  Orientador

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki  – Docente

Prof. Dr. Diogo Henrique Helal – Participante Externo

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