Mestrando(a): ARLEM DANIEL PENA DE CASTRO

Orientador(a): Profª Drª Caissa Veloso e Sousa

A estratégia de oferecer produtos a preços mais baixos em comparação com os concorrentes não tem se mostrado uma opção suficiente para determinar a escolha dos consumidores do segmento varejista de supermercados. Para manter o consumidor comprando e promover sua fidelização, as empresas precisam cultivar relacionamentos duradouros, por meio da agregação de valor, através do monitoramento frequente do seu comportamento. Esta pesquisa teve por  objetivo geral descrever e analisar os atributos que influenciam o processo decisório do consumidor final na escolha por um supermercado. De forma mais específica, o estudo pretendeu: a) identificar os principais atributos que influenciam o consumidor final na escolha por um supermercado; b) identificar os principais atributos que influenciam o consumidor final na recompra em um mesmo supermercado; e c)  Comparar a concepção dos consumidores com a concepção dos gestores de supermercados sobre o mix de marketing na atração e retenção do cliente para compra em um determinado supermercado. A pesquisa, de caráter descritivo, foi realizada com base em um estudo de campo, dividido em duas fases, a primeira de abordagem qualitativa e a segunda de abordagem quantitativa, permitindo a triangulação dos dados. Na abordagem qualitativa, trabalhou-se com entrevistas semi estruturadas com 10 consumidores de supermercados e quatro proprietários destes mesmos empreendimentos. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, pautada em sua transcrição e leitura, com base nas categorias estabelecidas previamente: preço, produto, praça e promoção. Na abordagem quantitativa, foram aplicados 340 questionários com consumidores dos supermercados da cidade, utilizando-se em seguida a análise fatorial.  Os resultados da análise qualitativa mostraram que existe homogeneidade entre os consumidores com relação aos aspectos inerentes ao produto, preço, praça e promoção na atração para a decisão de compra em um determinado supermercado. Por outro lado, os proprietários de supermercados tiveram visões diferentes entre eles e, sobretudo, deixaram a desejar em alguns aspectos salientados pelos consumidores. Já na pesquisa quantitativa, foi possível identificar três fatores que reúnem os atributos mais importantes para os consumidores na escolha por um determinado supermercado. Utilizou-se para esta identificação o gráfico Screeplot, verificando-se as distâncias entre os autovalores. Assim, os três primeiros autovalores implicam maiores distâncias e, portanto, mostram-se mais importantes para explicar modelo.

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Caissa Veloso e Sousa

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. José Marcos Carvalho de  Mesquita

FUMEC
Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Área de concentração: Organização e estratégia

ARLEM DANIEL PENA DE CASTRO