Autor:  RICARDO WESLEY DE SOUZA

Data da Defesa: 15/09/2017

Resumo: A informação se transformou em um recurso estratégico fundamental para as empresas e os diversos setores da sociedade, na medida em que auxilia os gestores no gerenciamento e na geração de conhecimento, foram criados os sistemas de informação, ferramentas capazes de transformar dados brutos em informação útil para as empresas.  As Instituições de Ensino Superior não ficaram isentas nessa busca por soluções que aperfeiçoem seus processos de gestão de informação, pois, além de gerirem informações acadêmicas ligadas à atividade fim, precisam gerenciar as atividades de ordem administrativa.  Com o intuito de aprimorar os sistemas e satisfazer cada vez mais os usuários, faz-se necessário a avaliar a percepção de qualidade desses sistemas de informação acadêmicos. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de qualidade que os alunos, professores e funcionários técnico-administrativos da unidade Divinópolis têm em relação ao sistema de informação acadêmico utilizado na Instituição de Ensino Superior. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que foram observadas quatro características de qualidade apresentadas pela norma NBR ISO/IEC 9126-1:2003: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade e eficiência. Na pesquisa qualitativa, foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com os técnicos administrativos que utilizam o sistema acadêmico. Na pesquisa quantitativa foram coletados 249 questionários estruturados, sendo 198 com os alunos e 51 com os professores, adaptado de um modelo baseado no Servqual, desenvolvido por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985, 1988) e construído por meio da escala Likert e da norma NBR ISO/IEC 9126-1:2003. Os dados coletados na pesquisa qualitativa foram analisados por meio de análise de conteúdo e os dados coletados na pesquisa quantitativa foram tratados estatisticamente com base em técnicas de estatística descritiva e testes não paramétricos de Wilcoxon, Mann-Whitney e Kruskall-Wallis. Ao final das análises, foi possível perceber que o sistema acadêmico utilizado não satisfaz plenamente seus usuários. Algumas dificuldades foram relatadas pelos três grupos de usuários: os alunos, os professores e os técnico-administrativos, citando-se: complexidade da interface do sistema, falhas que ocorrem durante a operação e lentidão durante o uso e o processamento das informações. Dada a homogeneidade do posicionamento dos professores a respeito dos quesitos avaliados, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com uma população maior e mais heterogênia.

Palavras-chave: Sistemas de informação. Sistema de informação acadêmico. Servqual. Percepção de qualidade.

Abstract:  Information has turned into a fundamental strategic resource for companies and various sectors of society. Inasmuch as it assists managers with the managing and generation of knowledge, information systems – tools capable of transforming raw data into useful information for companies have been created. Higher Education Institutions have not been exempt from this search for solutions that might improve their information management processes, since, in addition to managing academic information related to their core activity; they must also manage administrative activities. In order to improve systems and better satisfy users, it is necessary to evaluate the perception of quality of these academic information systems. The aim of this study was to analyze the perception of quality that students, teachers and technical-administrative assistants at the Divinopolis campus have in regards to the academic information system used in Higher Education. Both qualitative and quantitative research methods were used, in which four quality characteristics presented by the NBR ISO / IEC 9126-1: 2003 standard were observed: functionality, reliability, usability and efficiency. In the qualitative research, 10 semi-structured interviews with administrative technicians who use the academic system were conducted; whereas in the quantitative research, 249 structured questionnaires were collected, of which 198 were with students and 51 with teachers. Such surveys were adapted from a model based on the Servqual, developed by Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985, 1988) and built using the Likert scale and the NBR ISO / IEC 9126-1: 2003 norm.  The data collected in the qualitative research were analyzed through content analysis and the data collected in the quantitative research were treated statistically based on the descriptive statistical techniques and non-parametric tests by Wilcoxon, Mann-Whitney and Kruskall-Wallis. By the end of the analysis, it was possible to observe that the academic system being used does not fully satisfy its users. The three groups of users – students, teachers and technical-administrative assistants, have reported some difficulties such as complexity of the system interface, failures that occur during the operation and slowness during the use and processing of information. Given the homogeneity of the teachers’ position regarding the items assessed, it is suggested that future research be carried out with a larger and more heterogeneous population.

Keywords: Information systems. Academic information system. Servqual. Perception of quality.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa:  Qual é a percepção dos alunos, professores e funcionários técnico-administrativos de uma Instituição de Ensino Superior sobre o sistema de informação de gestão que ela utiliza?

Orientador: Prof.Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo

Co- Orientador : Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha