Autor: ANDREA ARNAUT VIEIRA MARTINS
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 30/11/2009
RESUMO Este estudo buscou analisar a percepção de docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada de Belo Horizonte sobre a vivência de prazer e sofrimento no trabalho, que envolve a psicodinâmica nesse ambiente. O prazer provém quando são alcançadas as finalidades da educação, do contato e das trocas estabelecidos com os alunos. O sofrimento vem da percepção da impossibilidade de concretizar os fins da atividade profissional, das dificuldades inerentes a esse processo, da desvalorização profissional, do desrespeito e das condições de trabalho inadequadas. A psicodinâmica do trabalho avalia o homem marcado pelo poder de resistência, de engajamento e de mudança diante da realidade de dominação simbólica, social, política e econômica inerente aos ambientes de trabalho. A pesquisa é de natureza descritiva e de caráter quantitativo e qualitativo. O Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), utilizado na pesquisa, indicou que a maioria de resultados variou de críticos a graves, com base nos depoimentos colhidos nas entrevistas denotando aspectos pertinentes ao sofrimento associados a elementos de precarização no trabalho. A organização do trabalho causa mais sofrimento para os docentes pesquisados do que as relações socioprofissionais, que, por sua vez, precedem em importância as condições de trabalho propriamente ditas. Entretanto, essas relações estão bastante desgastadas entre colegas e perante as chefias. As condições de trabalho revelaram-se precárias. O custo humano do trabalho mais grave se refere ao cognitivo, pelos constantes desafios intelectuais e pelo esforço mental. Com relação às vivências de prazer e sofrimento no trabalho, constatou-se situação crítica em todos os fatores a elas pertinentes. Boa parte dos indicadores de realização profissional, a totalidade das questões relacionadas à falta de reconhecimento e aos danos provocados pelo trabalho docente foram percebidas como críticas. Comparando-se os fatores de prazer e sofrimento no trabalho com faixa etária e tempo de magistério, verificou-se que os mais jovens e os recém-chegados sofrem mais pela falta de reconhecimento. Quanto ao fator organização do trabalho, não se observou nenhuma correlação, mas tal situação não se refletiu nos depoimentos dos docentes. O mesmo ocorre com as condições de trabalho propriamente ditas, cujos depoimentos revelaram descontentamento com a liberdade de expressão e com a díade salário/benefícios recebidos no exercício da profissão. Apenas na realização profissional houve unanimidade de docentes, que se posicionaram favoravelmente. Outro aspecto que merece destaque nas vivências de prazer e sofrimento diz respeito às novas formas de avaliação do ensino superior, que acarretaram novas exigências aos professores. Dessa maneira, por mais que docentes se predisponham favoravelmente para sua atividade diária, antevendo dias prazerosos de convivência com seus alunos, as condições de trabalho inadequadas resultam em desgaste profissional que leva ao sofrimento. Comparando-se com pesquisas realizadas em diversos contextos profissionais, este estudo foi o que indicou maior nível de sofrimento, insatisfação e desamparo na atividade docente. A precarização do trabalho parece caminhar a passos largos para destruir a harmonia desejada no ambiente superior da educação, e isso pode trazer consequências indesejáveis à qualidade do ensino.
Palavras-chave: Trabalho docente. Prazer e sofrimento no trabalho. Instituição de Ensino Superior.
ABSTRACT This study sought to analyze private Belo Horizonte higher education institution professors’ perception on pleasure and suffering experience at work. Pleasure comes when education purposes, the contact and exchanges with students are reached. Suffering comes from the perception that it is impossible to achieve professional activity purposes due to the inherent difficulties at this process, the professional devaluation, the disrespect and the unsuitable working conditions. The psychodynamic evaluates the man marked by the power of resistance, the engagement and the change before the symbolic, social, political and economic domination reality inherent to workplace. The search is descriptive in nature and qualitative and quantitative skills. Work and Illness Risks Inventory (ITRA) used in search indicated that the results majority ranged from severe to critical, based on testimonies collected in interviews, denoting relevant aspects related to suffering associated with precarious work’s elements. The work organization involved more dissatisfaction for professors than their socio-occupational relations, which, in its time, proceed in importance the working conditions properly said. However, these relations are much rubbed between colleagues and before leaders. The work conditions proved to be precarious. The human labor cost more serious refers to cognitive, by constant intellectual’s challenges and by mental effort. With respect to pleasure and suffering experiences at work, one noted the critical situation in all factors referred to them. A good part of career realization indicators, the totality of issues related to the lack of recognition and the damage caused by teaching were realized as critics. Comparing the factors of pleasure and suffering at work with age and teaching time, it was found that the young people and the newly arrived suffer more by lack of recognition. Regarding the work organization factor one noted any correlation, but this situation did not reflect professors’ testimonies. The same happens with the work conditions themselves, whose testimonies revealed dissatisfaction related to expression freedom and salary/benefits dyad received at profession exercise. Only in career realization there was professors’ unanimity, who have positioned themselves favorably. Another point that deserves emphasis on teaching precariousness and their pleasure and suffering experiences refers to higher education’s new forms of assessment, which led to new requirements towards professors. In this way, no matter how teachers predispose themselves favorably to their daily activity, foreseeing pleasant days due to coexistence with their pupils, inadequate working conditions result in professional wear which leads to suffering. Comparing with researches carried out in various professional contexts, this study was the one that indicated greater suffering, dissatisfaction and helplessness in the teaching activity staff. Work insecurity seems to walk taking in one’s stride to destroy the desired harmony in higher education environment, and that may bring undesirable consequences into quality education.
Keywords: Teaching. Pleasure and suffering at work. Higher Education Institution.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações
Banca Examinadora
Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientadora
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