Autor: LEA PORTO PACE

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/08/2009

RESUMO O n˙mero cada vez maior de empresas atuantes no mercado externo È uma realidade inexor·vel para o Brasil. Em raz„o das especificidades do contexto brasileiro, torna-se imperativo entender como a atuaÁ„o dessas empresas tem evoluÌdo nesse mercado. Teorias das mais diversas origens tÍm abordado esse tema, ainda que se mostrem pouco eficazes ao analisar as empresas brasileiras. Este estudo defende o argumento de que as empresas brasileiras, pelas suas especificidades, ao fazerem sua primeira inserÁ„o internacional, adquirem conhecimentos e maturidade que culminam em trajetÛrias diferentes. Em decorrÍncia dessa percepÁ„o, foi apresentado como objetivo geral, neste estudo, proceder a analise da trajetÛria de internacionalizaÁ„o das empresas: Biomm Technology, Nansen S.A. e Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda., a partir da formaÁ„o de joint ventures. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, de car·ter qualitativo, caracterizada como estudo de casos m˙ltiplos, comparativo e de natureza longitudinal, que teve como base para o levantamento de dados entrevistas com os principais executivos das empresas. Por meio deste estudo, verificou-se que o resultado das joint ventures foi favor·vel para as trÍs empresas, e que a trajetÛria de internacionalizaÁ„o dessas empresas evoluiu de forma diferente para cada uma. As parcerias formadas pelas empresas foram de fundamental import‚ncia para a sua situaÁ„o atual frente ao mercado externo, levando-se sempre em conta o processo cÌclico: aprendizagem, investimento e, conseq¸entemente, tempo de experiÍncia da empresa no mercado externo, assim como as competÍncias de seus dirigentes.

Palavras-chave: TrajetÛria de internacionalizaÁ„o, EstratÈgias de internacionalizaÁ„o

 

ABSTRACT The increasing number of companies active in foreign markets is an inescapable reality for Brazil. Because of the peculiarities of the Brazilian context, it becomes imperative to understand how the performance of these companies has developed in that market. Theories from various origins have addressed this issue, although they are not very effective to analyze the Brazilian companies. This study supports the argument that the Brazilian companies, by their specificities, to make his first international insertion, acquire knowledge and maturity that result in different trajectories. As a result of this perception was presented as general objective in this study, to examine the trajectory of internationalization of firms: Biomm Technology, Nansen S.A. e Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda. Of the formation of joint ventures. This is a search of a descriptive, qualitative in nature, characterized as a multiple case study of comparative and longitudinal in research nature, which was based on survey data for the statements by the chief executive of each company. Through this study, we found that the result of joint ventures was favorable for all three companies, and that the trend of internationalization of these companies evolved differently for each. The partnerships formed by the companies were of fundamental importance to the current situation facing the external market, taking in mind the cyclical process: learning, investment and, consequently, length of experience of the company in foreign markets as well as the skills of its leaders. It was clear even after the completion of the proposed study, the need to sample more robust to generalizations of the results.

Keywords: Trajectory of internationalization. internationalization strategies

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz – Docente

Prof.ª Dr.ª Vera Lucia Cançado Lima  – Participante externo

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