Autor:  Aldenir Alves de Souza

Data da Defesa:  15/09/2017

Resumo: A partir desta pesquisa, verificou-se a grande diversificação no consumo de bens minerais em várias atividades econômicas, desde insumos para agricultura até industrialização de medicamentos, cosméticos, etc., colaborando para evidenciar a relevância da extração de minerais ferrosos e não ferrosos no Estado de Minas Gerais e contribuindo para alavancar a relevância do Brasil no cenário nacional e internacional. Todavia, a extração mineral é uma atividade econômica que degrada sobremaneira o meio ambiente. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral descrever e analisar as características da transparência (prestação de contas, evidenciação e conformidade) dos relatórios de sustentabilidade das empresas mineradoras de materiais metálicos e não metálicos do Estado de Minas Gerais, destacando a dimensão do que concerne aos indicadores de sustentabilidade propostos pela GRI (2010). Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e se caracteriza como descritiva, sendo documental e ex post facto. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se a coleta de dados nos relatórios de sustentabilidade de 132 empresas de mineração de micro, pequeno, médio e grande porte em Minas Gerais. Os relatórios encontrados foram submetidos a análise de conteúdo. Na apresentação e análise dos resultados, constatou-se uma preocupação das empresas pesquisadas com a publicação de informações sobre os seguintes indicadores de desempenho: sustentabilidade econômica, com informações mais restritivas; ambiental, com informações mais claras; e social, com informações um pouco mais claras que as relativas ao indicador econômico. Conclui-se que, das 51 empresas mineradoras de materiais metálicos, para 61% não foram encontrados sites institucionais, e das 81 empresas mineradoras de materiais não metálicos, para 53% também não foram localizados os sites institucionais, o que converge para o entendimento de que não há uma obrigatoriedade ou mesmo uma cultura das empresas em publicar relatórios socioambientais. A partir dos relatórios analisados, percebe-se que há uma necessidade de as empresas descreverem, de forma equilibrada, exata e clara, as informações contidas nos relatórios, ou seja, sugere-se observar os princípios propostos pela GRI (2010) para viabilizar a qualidade dos relatórios.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Relatórios Socioambientais. Extração Mineral. Transparência. GRI.

Abstract: From this research, it was verified the great diversification in the consumption of mineral goods in various economic activities, from inputs for agriculture to industrialization of medicines, cosmetics, etc., collaborating to show the relevance of the extraction of ferrous and non-ferrous minerals in the State of Minas Gerais and contributing to leverage the relevance of Brazil in the national and international scenario. However, mineral extraction is an economic activity that greatly degrades the environment. Therefore, this research has as general objective to describe and analyze the transparency (accountability, disclosure and compliance) of the sustainability reports of the metallic and nonmetallic mining companies of the State of Minas Gerais, highlighting the dimension of what concerns the indicators proposed by GRI (2010). This research has a qualitative approach and is characterized as descriptive, being documentary and ex post facto. In order to reach the proposed objectives, the data collection was carried out in the sustainability reports of 132 micro, small, medium and large mining companies in Minas Gerais. The reports found were submitted to content analysis. In the presentation and analysis of the results, there was a concern of the companies surveyed with the publication of information on the following performance indicators: economic sustainability, with more restrictive information; environmental, with clearer information; and social, with information somewhat clearer than those related to the economic indicator. It was concluded that, of the 51 metal mining companies, 61% of the companies did not had institutional websites and 81% of the non-metallic mining companies did not had institutional sites as well. This shows there is no obligation or even a corporate culture to publish socio-environmental reports. From the analyzed reports, it is perceived that there is a need for companies to describe, in a balanced, accurate and clear way, the information contained in the reports, that is, it is suggested to observe the principles proposed by GRI (2010) in order to improve the quality of reports.

Key words: Sustainability. Socio-environmental Reports. Mineral Extraction. Transparency. GRI.

Área de Concentração: Organização e Estratégia.

Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA,  INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE.

Problema de Pesquisa: “Como se configuram os relatórios de sustentabilidade das empresas mineradoras de materiais metálicos e não metálicos do estado de Minas Gerais?”

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Rodrigues da Cunha

Prof. Dr. Marco Aurélio Ramos – Docente