Autor: ADRIENE MADUREIRA PIRES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  13/08/2011

RESUMO A Educação Corporativa se apresenta como uma aliada das organizações que pretendem uma melhor capacitação de seus empregados, visando à sua sobrevivência e ao seu crescimento no atual mercado, globalizado e competitivo. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as resistências percebidas no uso do ensino a distância no modelo de universidade corporativa em uma organização do segmento de serviços. Para atendê-lo, foi realizado um estudo de caso de caráter descritivo de natureza quantitativa. Inicialmente fez-se uma pesquisa documental a fim de contextualizar a empresa e a Universidade Corporativa e posteriormente foi aplicado o questionário utilizado e validado por Brauer(2008), visando: caracterizar os participantes da Universidade Corporativa; descrever, segundo esse modelo, as dimensões de resistência apresentadas à EAD pela UC (identificação da habilidade do aluno em aprender sozinho, perfil dos funcionários quanto à habilidade em usar tecnologia informação, Quanto à Expectativa de desempenho, à Expectativa de esforço, quanto à Influência Social, Quanto às.Condições Técnicas e Organizacionais Facilitadoras e à Interatividade e comunicação na implantação do EAD) e por fim, avaliar a resistência do funcionário à ferramenta e ao uso do EAD. Foram feitos o tratamento e a análise dos dados pesquisados por intermédio de técnica estatística univariada simples e descritos os resultados apresentados. O resultado geral desta pesquisa mostrou baixa resistência ao EAD. Entretanto não se pode mensurar os indicadores de aprendizado dos funcionários. Apesar de entender que o modelo adotado mede a resistência dos funcionários ao EAD, é importante a avaliação conjunta de indicadores de aprendizado para caracterizar o sucesso de um programa como o EAD adotado por uma UC. Esta avaliação pode contribuir para um melhor planejamento dos programas de Ensino a Distância e como sugestão para novas pesquisas.

 Palavras-chave: Resistência às Tecnologias. Educação. Educação a Distância. Educação Corporativa. Universidade Corporativa

ABSTRACT Corporate Education is an ally of organizations wanting to give a good capability to their employees, thus minding their own survival and growth in the today market, global and competitive. The main aim of this research was to analyses the resistances to the use of distant learning, following the method of corporative university, perceived in a service hiring enterprise. Therefore, a descriptive case study of quantitative nature was used: initially, a documental research was performed to conceptualize the enterprise and the corporate university (CU). Next, it was used a questionnaire, validated by Brauer (2008), to characterize the CU members to measure the amount of resistance against the CU´s e-learning. This method includes identifying the capability of the student to learn alone, the employees profile about the ability to use information techniques, the success and endeavor expectation, the social influence, the technical and organizational facilitating conditions and also the interactivity and communication necessary to implement e-learning. After, there was evaluating the employee resistance to implement and use of e-learning. The research data were prepared and analyzed through the descriptive statistic techniques. The results showed that there were resistance to e-learning but do not measure the employees learning achievement. However the amount of e-learning resistance to e-learning was revealed though the adopted system, it was also important to evaluate the learning indicators, to characterize properly the success of the corporate university program. This evaluation may contribute to a better planning of e-learning programs and suggest also further researches on this subject.

Keywords: Resistance against Technologies. Learning. Distance Education. Corporative Education. Corporate University.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª  Cristiana Fernandes De Muÿlder– Orientadora

Baixar arquivo: Adriene Madureira Pires