Autor: MAURA DAS GRAÇAS LISBOA DE FELIPE

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/12/2011

 

RESUMO Procurando compreender a trajetória da mulher em busca de espaço, principalmente, no que diz respeito à sua inserção na prática da docência nos cursos de engenharia, tradicionalmente caracterizados como reduto masculino, resultado de uma concepção culturalmente disseminada, é que esta pesquisa buscou, por meio de um breve apanhado histórico, apontar o processo discriminatório por que passou a mulher em relação à gênese da profissão de docente. Nas principais civilizações clássicas da China, da Índia, do Oriente Médio e das regiões do Mediterrâneo, a força do patriarcado afetou as relações de gênero, pois os homens, independentemente de suas personalidades, deveriam assumir papéis dominantes, relegando às mulheres papéis inferiores, apenas em atividades domésticas. Nas décadas finais do século XX, a docência, na área das engenharias, deixou de ser reduto masculino e recebeu como docentes as egressas dos mesmos cursos, a princípio, em número reduzido. A crescente participação da mulher no mercado de trabalho, bem como suas presenças nas universidades no Brasil têm sido apontadas por diversos pesquisadores como das mais importantes transformações socioeconômicas e culturais ocorridas (FONSECA, 1996; RAGO, 1998; BOURDIEU, 2002; SALVADOR; CARVALHO, 2008). A proposta desta dissertação foi analisar a percepção de professoras dos cursos de engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) sobre as relações de gênero na prática docente e as possibilidades de acesso aos cargos de chefia e de representatividade existentes na Instituição. Buscou-se suporte teórico nas obras de Sorj (1992); Stromquist (1997); Rapkiewicz (1998); Bourdieu (2002); Costa (2004); Melo, Mageste e Mendes (2006); Bastos (2007); Bruschini (2007); Lisboa (2008); Melo (2011) entre outros. A metodologia aplicada nesta pesquisa seguiu a abordagem qualitativa a partir de estudo de caso realizado no CEFET-MG, cujos dados analisados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dez professoras dos cursos de engenharia da Instituição. Ao analisar a percepção de professoras sobre as relações de gênero na prática docente e as possibilidades de acesso aos cargos de chefia e de representatividade na Instituição, chegou-se à conclusão de que não se percebe discriminação de gênero. Atribui-se que isso ocorra por tratar-se de uma instituição pública, onde se ingressa por concurso, o cargo é efetivo e o alto grau de formação das entrevistadas: mestres e doutoras. A trajetória profissional das docentes entrevistadas e suas histórias de vida permitem inferir que são profissionais que, desde a graduação, tinham metas de crescimento pessoal e profissional. Elas não se desviaram de suas áreas de formação, pois nelas fizeram o mestrado e/ou doutorado. As docentes têm alto nível de auto estima, reconhecem-se como excelentes profissionais, buscam atualização continuada e não desejam cargo de chefia, pois têm como prioridade dedicarem-se à pesquisa.

 

Palavras-chave: Gênero.  Relações de Poder. Docência.

 

ABSTRACT

 

 

Trying to understand the history of women in search of space, especially with regard to their insertion in the teaching practice in engineering courses, traditionally characterized as a male field, as result of a concept culturally widespread, is that this research sought through a brief historical overview to point out the discriminatory process which the women have undergone with regard to the genesis of the teaching profession. The major classical civilizations in China, India, Middle East and the Mediterranean, the power of patriarchy has affected gender relations, as men, regardless their personalities, should take dominant roles, relegating women to inferior roles, only in domestic chores. In the final decades of the twentieth century, teaching in the area of engineering, is no longer a male bastion and has received as teachers the female graduate in the same courses at first in small numbers. The growing participation of women in the labor market and their presence in the universities in Brazil have been described by many researchers as the most important socioeconomic and cultural changes that occurred (FONSECA, 1996; RAGO, 1998; Bourdieu, 2002; SALVADOR; CARVALHO, 2008). The purpose of this thesis was to analyze female teachers’ perception of the engineering courses at the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG) on gender relations in the teaching practice and the possibilities of access to positions of leadership and representativeness available in the Institution.  Our basic theoretical framework was Sorj (1992), Stromquist (1997); Rapkiewicz (1998), Bourdieu (2002), Costa (2004), Melo, Mageste and Mendes (2006), Bastos (2007); Bruschini (2007), Lisbon (2008), Melo (2011), among others. The methodology applied in this research followed a qualitative case study approach in CEFET-MG, which analyzed data obtained through semi-structured interviews conducted with ten female teachers of engineering courses at the institution. By analyzing these teachers’ perception of gender relations in their teaching practice and the possibilities of access to leadership positions and representativeness in the institution, we came to the conclusion that gender discrimination it is not perceived in that context. It is possible that this happens because it is a public institution where teachers are hired by means of contests, the position is effective and the high level of education of respondents: masters and doctors. Through the professional career of interviewed teachers and their stories, it is possible to infer that they are professionals that
since college had goals of personal and professional growth. They do not have deviated from their areas of interest, since they have a master’s degree and / or doctorate in the same fields. The interviewed teachers have high self-esteem, recognized themselves as excellent professionals, seek to update and do not want leadership positions because their priority is to devote themselves to research.

Keywords: Gender. Power Relations. Teaching.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica nas organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª  Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Orientadora

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