Mestrando(a): ARNALDO DE ALMEIDA

Orientador(a): Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

Esta pesquisa aborda a qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), localizada no interior do Estado de Minas Gerais. Para a análise dos dados, foram entrevistados quinze servidores das classes C, D e E, selecionados por sorteio. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa e, quanto aos fins, a pesquisa foi descritiva. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas, transcritas e analisadas por tabelas excel, tendo como suporte a análise de conteúdo. Relacionaram-se as respostas com os teóricos do tema ‘qualidade de vida no trabalho (QVT)’ presentes no Capítulo 2 – Referencial Teórico, principalmente Walton (1973), Hackman e Oldham (1975) e Westley (1979). Os resultados apontaram para alguns dados positivos no que diz respeito a certos fatores que colaboram para o fortalecimento da qualidade de vida no trabalho dos servidores pesquisados, como: a UFOP supre suas necessidades básicas como alimentação, moradia, cultura e lazer, o salário condizente e há autonomia na execução das tarefas. Por outro lado, alguns fatores foram considerados falhos, como espaço físico, recursos e materiais para a execução das tarefas. Também a questão da segurança no trabalho foi apontada como falha, uma vez que os depoimentos apontam para o fato de que a UFOP não tem programa de segurança, para se evitarem danos à saúde de seus servidores. Outros fatores foram criticados por alguns dos entrevistados e aprovados por outros, como relação com as chefias, relação com os colegas, motivação, reconhecimento, crescimento na carreira, questão da saúde, qualificação e oferecimento de programas de melhoria de qualidade de vida. Pôde-se listar uma série de fatores que os entrevistados julgaram essenciais para uma melhoria da qualidade de vida em seu trabalho. Um ponto falho surgido nos relatos diz respeito à falta de comunicação interna e à ausência de estratégias que pudessem oferecer espaço para um diálogo entre chefias e servidores, havendo algumas críticas à desorganização e inexistência de planejamento para o desenvolvimento das tarefas nos setores pesquisados. A pesquisa possibilitou dados que podem ser utilizados pelo setor de gestão de pessoas da Pró-Reitoria de Administração da UFOP, possibilitando que possa desenvolver projetos de qualidade de vida no trabalho para seus servidores técnico-administrativos e, também, abriu-se campo para novas pesquisas específicas sobre qualidade de vida no trabalho para servidores de instituições federais de ensino superior.

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Elizabeth Maria Andrade Aragão

Universidade Federal do Espirito Santo – UFES
Linha de Pesquisa: Relações de poder e Dinâmica das organizações.

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: ARNALDO DE ALMEIDA