Autor: Welliton Glayco da Fonseca
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 02/06/2022
RESUMO: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a percepção de
bancários do estado de Minas Gerais sobre o assédio moral sofrido nas organizações
em que trabalham ou trabalharam. O caminho metodológico adotado para o
atingimento do objetivo de pesquisa proposto, se deu a partir de um estudo de caso,
descritivo-analítico, qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas
realizadas e guiadas com base em um roteiro semiestruturado, gravadas, transcritas
e submetidas à técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos, destacase a nítida percepção dos entrevistados de que o fenômeno assédio moral paira sobre
o ambiente laborativo bancário de forma naturalizada e constante.
Independentemente do tipo de empregador, se banco privado ou estatal, com controle
acionário no Brasil ou no exterior, o assédio moral é percebido e sentido, nas
entranhas das instituições nas quais os entrevistados trabalharam ou, atualmente são
empregados. Em algumas instituições o assédio se mostra de forma mais branda e
em outras, é visto como um método de gestão. Os entrevistados que transitaram entre
bancos e cooperativas de crédito indicam que a prática do fenômeno no ambiente
cooperativo é pouco observada, se mostrando incipiente se comparada às instituições
bancárias tradicionais. De maneira global, os entrevistados possuem um bom
entendimento acerca do que é assédio moral, mesmo que amparados ao viés de
senso comum dada popularização do termo nos últimos anos. Ao expressarem o
entendimento que têm sobre o fenômeno, os entrevistados se valeram de exemplos
práticos, corroborando a ideia de que a violência é sentida e percebida no espaço
comum diariamente. O fenômeno encontra-se presente, vivo, no cotidiano laborativo
dos bancários, foi associado, pelos bancários, a uma atividade insalubre e todos
vincularam a prática a um ambiente ruim, pesado, que causa constrangimento e
adoece as pessoas.
Palavras-chave: Assédio moral. Violência. Bancários. Saúde. Insalubridade.
ABSTRACT: The present study was developed with the purpose of analyzing the perception of bank
employees of the State of Minas Gerais about moral harassment suffered in the
organizations where they worked or are currently employed. The methodological path
adopted to achieve the purpose of the proposed research was based on a case study,
descriptive-analytical, qualitative. Data were collected through interviews, conducted
and guided based on a semi-structured script, recorded, transcribed and submitted to
the content analysis technique. Among the obtained results, there is a clear
perspective, by the interviewees, that the moral harassment phenomenon hovers over
the banking work environment in a naturalized and constant way. Regardless of the
type of employer, whether a private or state bank, with shareholding control in Brazil
or abroad, moral harassment is noted and felt, in the core of all the institutions where
the interviewees work or worked. In some institutions, the harassment shows itself in
a more discreet way and in others it’s seen as a management method. The
interviewees that worked in different banks and credit unions indicated that this
practice is uncommon in the corporate environment, proving to be incipient when
compared to traditional banking institutions. Overall, the interviewees have a good
understanding about moral harassment, even if supported by the common sense bias
given by the popularization of the term in recent years. When they expressed the
understanding they have about the phenomenon, the interviewees used practical
examples, confirming the idea that the violence is perceived and felt daily in the
common space. The phenomenon is present and alive in the daily work of bank
employees and it was associated by them to an unhealthy activity and all of them linked
the practice to a harmful environment that causes embarrassment and sickens people.
Keywords: Moral harassment. Violence. Bank employees. Health. Unhealthy.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações
Banca Examinadora
Orientador: Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Pereira
Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Docente
Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva – Participante Externo
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