Mestrando(a): SINARA BADARÓ LEROY

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Esta pesquisa está centrada nas novas exigências profissionais para os professores, sem a necessária adequação das condições de trabalho e a responsabilidade desses profissionais sobre sua formação, obrigando-os a buscar constantemente, por sua própria conta, formas de requalificação, o que não é o suficiente para atender a tais exigências. Para compreender melhor essa realidade, este estudo objetivou analisar a percepção dos docentes de quatro escolas estaduais na região metropolitana de Belo Horizonte em relação ao trabalho e o risco de adoecimento. Nesta pesquisa, procurou-se ainda comparar os resultados entre os grupos de professores envolvidos de acordo com a localização das escolas. A metodologia desenvolvida nesta investigação foi de natureza descritiva, com abordagem qualitativa com a abordagem quali-quanti. Para tanto, procedeu-se à aplicação do questionário de Inventário do Trabalho, Risco e Adoecimento ? ITRA ?, composto por 04 escalas validadas por Mendes (2003), em 108 sujeitos e para a qualitativa foram realizados entrevistas semi-estruturadas com 05 professores de escolas localizadas em área de risco e 05 professores em escolas consideradas de não risco, de acordo com a categorização estabelecida pela Secretaria de Estado e Educação ? a partir dos Índices de Vulnerabilidade Social realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais e pelo Centro de Estudos em Criminalística e Segurança Pública da UFMG – caracterizando-se como um estudo de caso. Os resultados apresentados mostraram as necessidades em se buscar soluções para as demandas levantadas que envolvem o prazer e o sofrimento dos professores. Observou-se a necessidade de implantação de uma política educacional que, além de valorizar os profissionais da educação, se preocupe efetivamente com as condições físicas, estruturais e materiais das escolas já que estas influenciam, de maneira direta, no desempenho e na práxis do professor dentro e fora da escola, fugindo de improvisações que podem representar um diferencial importante na qualidade de vida do profissional.

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Professores Drs. da Banca:

ADRIANE VIEIRA E MARÍLIA ALVES

Mestrando(a): SINARA BADARÓ LEROY