Autor: MARIA VITALINA BORGES DE CARVALHO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/06/2011

RESUMO Este estudo, realizado com professores de uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio localizada na cidade de Curvelo – Minas Gerais, tem por objetivo descrever e analisar as percepções de prazer e  de sofrimento no trabalho dos professores que nela atuam. A pesquisa da literatura contemplou trabalhos sobre o mal- estar docente e as contribuições teóricas da psicodinâmica do trabalho para o entendimento das vivências de prazer e do sofrimento do trabalho. Após a análise dos resultados pôde-se concluir que os professores vivenciam em sua prática prazer e sofrimento, com a predominância de vivência de prazer e de sofrimento moderado. O método quantitativo apoiou-se na utilização da escala de indicadores sobre o  inventário de trabalho e riscos de adoecimento (ITRA). Os resultados revelam que os professores vivenciam o prazer e o sofrimento, que ocorrem como conseqüência do esgotamento profissional, da sobrecarga de trabalho e do estresse. Também, evidenciam que os professores investigados estão sujeitos às contradições do contexto do trabalho docente, que geram o prazer e o sofrimento e que a saúde pode estar sujeita a riscos em casos de falhas. O estudo sugere uma agenda para futuras pesquisas que possam continuar investigando as causas que levam ao adoecimento de professores e à ocorrência de doenças resultantes da relação com o contexto do trabalho docente.

Palavras-chave: Prazer e sofrimento. Trabalho docente. Escola Pública. Professores.

 

ABSTRACT This study was carried out with the teachers from a state school in the city of Curvelo – Minas Gerais. This research aims at analyzing and describing the suffering and the pleasure perceptions in the work environment related to the teachers in a public elementary and high school located in the city of Curvelo-MG. The literature research is based on bad feeling studies related to the teaching staff and on the theoretical contributions of the work psychodynamics providing understanding for the pleasurable and suffering work experiences. After analyzing the results, it is possible to state that the teachers cope with the feelings of pleasure and suffering in their work environment with the predominance of the pleasure and moderate suffering. The quantitative method utilized ITRA – Indicator scale related to work inventory and illness risk. The results point out that the teachers deal with the pleasure and the suffering according to the professional exhaustion, overload of work and stress. Hence, the results emphasize that the investigated teachers are subjected to contradictions related to the teaching work context which generate pleasure and suffering although the health might be at risk in case of failure. The study suggests an agenda of studies in order to continue to investigate the causes that lead to the teachers’ illnesses and the diseases resulted from the teaching work context.

Key-words: Pleasure and suffering. Teaching work. Public School. Teachers.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Orientador

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