Autor: DANIELA DE OLIVEIRA MONTANDON

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/07/2010

RESUMO O objetivo deste estudo foi descrever e analisar como a ARH (£rea de Recursos Humanos) È percebida por gestores de organizaÁıes de mÈdio e grande porte, situadas na regi„o metropolitana de Belo Horizonte (MG), utilizou-se o modelo dos quatro papÈis de RH, conforme delineados por Ulrich (1998). Esse modelo foi detalhado no referencial teÛrico apÛs ter-se apresentado um histÛrico da ·rea do Recursos Humanos, o perfil do profissional que nela atua, a gest„o de pessoas no Brasil e os desafios da gest„o dos Recursos Humanos. Para atingir o objetivo da dissertaÁ„o, foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa, denotando uma triangulaÁ„o entre mÈtodos. Na primeira fase da pesquisa, os dados foram coletados por meio de question·rio, 60 no total (31 da ·rea de RH e 29 de outras ·reas funcionais de organizaÁıes em um banco de dados, selecionadas por acessibilidade) e tabulados estatisticamente de modo uni e bivariado. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas com 10 gestores (cinco do setor de RH e cinco de outras ·reas das empresas abordadas, tambÈm selecionados por acessibilidade), as quais foram analisadas por meio da tÈcnica de an·lise de conte˙do. ApÛs descrever os dados demogr·ficos e funcionais dos abordados, procedeu-se ‡ apresentaÁ„o e an·lise dos dados de cada fase da pesquisa. As mÈdias dos papÈis ficaram entre 3,2 e 4,2, consideradas de medianas a elevadas (em sua maioria) no que tange ‡ percepÁ„o da atuaÁ„o do RH nas empresas. A partir dos testes estatÌsticos aplicados, n„o foram observadas diferenÁas estatisticamente significativas entre os grupos quanto aos papÈis de RH de modo geral; numa an·lise mais detalhada dos indicadores, ocorreu apenas para sete afirmativas, sendo a maior parte delas voltadas para o papel de ìparceiro estratÈgicoî; j· os testes de correlaÁıes entre os dados dos papÈis e os demogr·ficos apontaram apenas seis correlaÁıes significativas, sendo quatro delas relativas ao papel de ìespecialista administrativoî, o qual ressalta-se, obteve as maiores mÈdias em ambos os grupos abordados (4,1 dos profissionais de outras ·reas e 4,1, tambÈm dos de RH). As menores mÈdias foram apuradas para o papel de ìdefensor dos funcion·riosî (3,4 dos profissionais de outras ·reas e 3,2 dos de RH), fato melhor avaliado quando das entrevistas, denotando certo grau de abertura por parte do RH. Para os entrevistados, o RH est· evoluindo em termos de sua atuaÁ„o nos quatro papÈis e os n˙meros revelam que, para os profissionais de RH, n„o h· um papel que predomina relevantemente, mas todos tÍm um alto grau de import‚ncia. No entanto, as entrevistas apontaram desnÌveis de percepÁıes entre e no interior dos grupos quanto aos papÈis, fato compreensÌvel por tratar-se de empresas de segmentos diferenciados. Os dados revelam um setor de RH que apresenta tendÍncias de evoluÁ„o no desempenho do seu papel diante de um cen·rio din‚mico em que as organizaÁıes est„o inseridas, porÈm ainda mais voltado para processos e procedimentos da organizaÁ„o (ìespecialista administrativoî), que para atuaÁ„o estratÈgica (ìparceiro estratÈgicoî) voltada para mudanÁa (ìagente de mudanÁaî) e alinhada com os interesses dos empregados (ìdefensor dos funcion·riosî). Diante dos dados e das limitaÁıes da pesquisa, foram alinhadas sugestıes para pesquisas futuras e para a atuaÁ„o das organizaÁıes e dos profissionais que participaram desta investigaÁ„o.

 Palavras-chave: Recursos humanos, PapÈis de recursos humanos, GerÍncia.

 

ABSTRACT The aim of this study was to describe and analyze how the HR (Human Resources) field is perceived by managers of medium and large-sized companies based on the metropolitan region of Belo Horizonte (Minas Gerais) according to the HR Four Roles Model defined by Ulrich (1998). This model is described in the theoretical review, after an exposition covering the HR field history, the profile of HR professionals, the scenario of people management in Brazil and the challenges of Human Resources Management. In order to achieve the dissertation goals, a descriptive field research was carried out employing a quantitative and qualitative analysis, thus characterizing a method triangulation approach. In the first phase of research, the data were collected through a survey of 60 professionals (31 HR managers and 29 professionals of other areas, working in companies accessed through a database and selected by availability). These data were then statistically tabulated using uni- and bivariate techniques. The research’s second phase consisted of interviews with 10 managers (5 from the HR department and 5 from other departments of the companies listed in the database, also selected by availability), which were then analyzed using the content analysis technique. After describing the research subjects’ demographic and employee information, the data from each research phase is presented and analyzed. Regarding the perception of the HR manager’s behavior in the company, the average score for the HR roles was between 3.2 and 4.2, which is considered medium to high (in most cases). Based on the statistic tests, no significant differences were observed between the groups related to the HR roles in general. A more detailed analysis of the measures emerged for only seven statements, most of them pointing to the ìstrategic partnerî role; and the correlation tests between HR roles data and demographic data indicate only six significant correlations, four of which linked to the ìadministrative expertî role. This role scored the highest average in both groups (4.1 for HR managers as well as for other professionals). The lowest averages were obtained for the ìemployee championî role (3.2 for HR managers and 3.4 for other professionals). This could be better investigated during the interviews when the managers demonstrated some openness to share information. The research subjects consider that the HR managers are evolving in the practice of the four roles. The measures reveal that, for the HR managers, there is not a clear predominant role, but all of them are considered highly relevant. However, the interviews point to inter- and intra-group disparate perceptions of the roles, which is understandable since the data come from companies operating in different areas. The data reveal HR departments that present evolving performance management practices, consistent with the dynamic scenario in which the companies are inserted. Nevertheless, the HR Management is still more focused on the companies’ processes and procedures (ìadministrative expertî) than to strategic actions (ìstrategic partnerî) towards change (ìchange championî) connected to the employees needs (ìemployee championî). In the face of data and research limitations, ideas for further investigations are presented, as well as suggestions for the companies and professionals that took part in this study.

Keywords: Human Resources, Human Resources Roles, Management.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva– Orientadora

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz – Docente

Prof.ª Dr.ª Zélia Miranda Klimnilk – Participante externo

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