Autor:  Flávia de Souza Alvim

Data da Defesa:  09/02/2018

Resumo: O setor educacional após os anos 90 passou a adotar um modelo mercantil em sua administração. Nessa perspectiva, a produção de conhecimento foi substituída pela produção em massa, o que contribuiu para a perda da capacidade de reflexão e prestação de serviços educacionais. As instituições passaram a ser geridas por uma lógica de mercado, tendo suas naturezas modificadas para o processo de mercantilização. Isso ocorreu devido à expansão do acesso ao ensino e ampliação das instituições privadas. O novo modelo impacta diretamente nas atividades dos docentes. Portanto, esse estudo tem como objetivo descrever e analisar as condições do trabalho docente, em função do processo de mercantilização. Em termos metodológicos, foi desenvolvido um estudo de caso com abordagem qualitativa e descritiva. Para a coleta de dados realizou-se entrevistas, com oito professores de uma instituição de ensino superior privado. O tratamento de dados se deu pela análise de conteúdo, por meio de três categorias principais e subcategorias emergiram, as quais foram analisadas do recorte de relatos dos sujeitos de pesquisa. Essas categorias foram: condições de trabalho; relações de trabalho; percepção do docente. Os resultados demonstraram que as condições de trabalho se encontram precárias advindas da intensificação das tarefas, das fragilidades na carga horária e dos sistemas como instrumento de vigilância e controle. As relações de trabalho vão além das questões administrativas e têm gerado insegurança e perda da identidade. Os docentes se encontram desmotivados, angustiados e sem autonomia. Observou-se na pesquisa que a instituição utiliza de práticas mercantis para maximizar sua lucratividade, mesmo que a qualidade do ensino seja relegada em função das condições de trabalho. Cabe ao docente se adaptar para atender a nova demanda e permanecerem empregados. Na percepção dos docentes a precarização tende a aumentar, haja vista que o mercado educacional está direcionado a grupos educacionais que seguem um modelo mercantil, além disso, as políticas institucionais têm favorecido para que tal precarização prevaleça.

Palavras-chave: Mercantilização do ensino. Trabalho docente. Precarização do trabalho. Educação Superior.

Abstract: The educational sector after the 1990s began to adopt a commercial model in its administration. In this perspective, the production of knowledge was replaced by mass production, which contributed to the loss of the capacity for reflection and provision of educational services. Institutions began to be managed by a logic market, modifying their nature leading to com modification. This was due to the expansion of access to education and expansion of private institutions. The new model has a direct impact on teachers’ activities. Therefore, this study aims to describe and analyze the conditions of teaching work, depending on the process of modification. In methodological terms, a case study with a qualitative and descriptive approach was developed. For data collection, interviews were conducted through with eight teachers working in a private higher education institution. The data treatment was given by content analysis, through three main categories and subcategories emerged, which

were analyzed from the clipping of reports of the research subjects. The categories were: working conditions; Work relationships; Perceptions of the teacher. The results show that the working conditions are precarious, leading to intensification of tasks, weaknesses in the workload, systems as a monitoring and control tool. Labor relations go beyond administrative issues and have generated insecurity and loss of identity and teachers are discouraged, distressed and without autonomy. It is observed that the institution uses commercial practices to maximize its profitability, even if the quality of education is relegated of the function working conditions. It is up to the teacher to adapt to meet the new demand and remain employed. In the perception of teachers, precarious ness tends to increase, given that the educational market is directed to educational groups that follow a commercial model and policies institutional have favored for such precariousness to prevail.

Key words: Commodification of teaching. Teaching work.precariousness of work. Higher education.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinamica das Organizações

Orientador: Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Prof. Dr. Reynaldo Maia Muniz – Docente

Prof. Dr. João Bosco Laudares – Participante Externo