Autor: SERGIO CHAVES CALDAS

Data da Defesa:  14/02/2014

RESUMO As revoluções que vêm ocorrendo nas sociedades denotam que as mudanças de ordem política, econômica, social, cultural e tecnológica ocorrem de forma dinâmica e, por vezes, imprevisível. Assim, as organizações estão transformando os hábitos de cooperação e automação, a ponto de provocar uma revolução na sociedade e, como consequência, a evolução desta, investigando, a ação da informação em seus processos. O processo decisório passou a verificar que informações antes consideradas irrelevantes agora podem ser cruciais para a tomada de decisões de uma empresa. Entender o papel do sistema de informação gerencial na tomada de decisões torna-se imprescindível para os processos decisórios. O objetivo geral deste trabalho consiste em investigar o papel dos sistemas de informação gerencial no processo de tomada de decisão. Abordam-se, no referencial teórico os seguintes temas: ‘Processos de tomada de decisão’, ‘Tipo de decisão’, ‘Etapas e definição do processo de decisão’, ‘Criação e desdobramento de alternativas no processo de tomada de decisão’, ‘Sistemas de informação’, ‘Informação e tomada de decisões’. Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa em empresas do setor de Informática localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte, que constituíram sua unidade de análise. O estudo tem caráter descritivo e abordagem qualitativa. Os gerentes das empresas focalizadas representam os sujeitos da pesquisa. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. O trabalho procurou descrever como ocorre o processo de tomada de decisão e qual é o papel dos sistemas de informações gerenciais nas diversas etapas do processo de tomada de decisão, na visão dos gestores; investigar como os sistemas de informações gerenciais nos processos decisórios podem trazer resultados para as empresas; e verificar as dificuldades dos sistemas de informações gerenciais nos processos de tomada de decisão. A pesquisa revelou que os gerentes das empresas do setor de Informática percebem a importância da utilização do SIG nos processos de tomada de decisão, destacando os seguintes resultados: melhoramento no processo de compra, qualidade dos serviços, ações corretivas, perfil dos clientes, presteza, clareza, atendimento qualificado, competitividade, crescimento da organização com novos clientes, agilidade e desempenho dos serviços. Diante dos achados, das contribuições e das limitações do estudo, sugerem-se pesquisas de cunho quantitativo abrangendo um número maior de entrevistados e métrica passível de generalizações. Outra sugestão refere-se a analisar a percepção do usuário do SIG em relação à sua utilização, verificando os procedimentos para implantação do SIG nas empresas e os treinamentos aos usuários, a fim de contribuir para o melhor entendimento do papel do sistema de informação gerencial no processo de tomada de decisão.

Palavras-chaves: Sistema de Informação Gerencial. Processos decisórios. Tomada de decisão.

ABSTRACT The revolutions that has taken place in societies that denote changes in political, economic, social, cultural and technological order occur dynamically and sometimes unpredictable. Thus, the organizations are transforming the habits of cooperation and automation, to the point of causing a revolution in society and, as a consequence, the evolution of this, investigating, the action of the information in its processes. The decision-making process began to check that information before considered irrelevant now can be crucial for making decisions of a company. Understand the role of management information system in making decisions it becomes essential for the decision-making processes. The aim of this study is to investigate the role of management information systems in decision-making process. It addresses, among others, the following topics: “Processes of decision making” “type of decision” “Stages and definition of decision-making” “Creation and deployment of alternatives in the decision-making process” “Systems information” “information and decision making”. To achieve this goal, we performed a search in companies in the IT sector located in the metropolitan region of Belo Horizonte, which constituted its unit of analysis the study is descriptive and qualitative approach. The managers of targeted firms represent the subjects. The Data collection was conducted through semi[1]structured interviews. The study sought to describe how the process of decision making occurs and what is the role of management information systems at various stages of the decision-making process, in the view of managers; investigate how management information systems in decision making can bring results to businesses and to verify the difficulties of management information systems in decision-making. The survey revealed that managers of companies in the IT industry realize the importance of the use of GIS in decision-making, highlighting the following results: improvement in the purchasing process, quality of services, corrective actions, profile of customers, promptness, clarity, qualified attendance, competitiveness and growth of the organization with new customers, agility and performance of services. Based on the findings, of the contributions and limitations of the study, it is suggested to imprint quantitative surveys covering a larger number of interviewees and metric capable of generalizations. Another suggestion refers to analyze the user perception of the SIG in relation to its use, checking the procedures for implementation of the SIG in enterprises and the training to users, In order to contribute to a better understanding of the role of the system of management information in the decision[1]making process.

Keywords: Management Information System. Decision-making processes. Decision making.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª  Aleixina Maria Lopes Andaléio – Orientadora