Autor: José da Silva Gomes
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 15/02/2018
Resumo: Esta pesquisa se pauta por ser um estudo de caso qualitativo e descritivo e seu propósito consiste em tentar responder ao seguinte questionamento: mesmo existindo uma legislação, que rege a Administração Pública, e ordens normativas internas, que preconizam o atendimento ao público, como o “jeitinho brasileiro” se faz presente em uma Instituição Federal de Ensino Superior? Foi efetivada uma entrevista semiestruturada com 15 (quinze) servidores técnicos administrativos (de um universo de 799 – setecentos e noventa e nove efetivos) lotados em áreas distintas de uma Instituição Federal de Ensino Superior localizada no Estado de Minas Gerais, tendo por objetivo principal identificar e descrever os mecanismos do “jeitinho” e verificar como ele é percebido pelos servidores entrevistados e se esses relatam observar essa prática em sua rotina administrativa. Para embasamento do trabalho, tomou-se por base a literatura existente acerca dos temas relevantes para sua compreensão, tratados no Referencial teórico, como a Administração (em seu sentido mais abrangente, como forma de gerir uma organização qualquer) e a Administração Pública (atividade do Estado gerindo a coisa pública), a Cultura, de uma forma geral, e, mais especificamente pretendeu-se dar uma ênfase à Cultura Brasileira e à Cultura Organizacional. Em seguida, apresentou-se o percurso metodológico, caracterizando-se a pesquisa por ser de natureza qualitativa, descritiva e realizada através de um estudo de caso, onde foram feitas entrevistas estruturadas com respostas às situações apresentadas. Após a análise das entrevistas chegou-se à conclusão que o “jeitinho brasileiro” está, realmente, arraigado na cultura brasileira, sendo utilizado em diferentes esferas da sociedade, inclusive na Administração Pública. Espera-se que este trabalho possa ser de relevância na área acadêmica, como uma fonte de pesquisa capaz de auxiliar a futuros pesquisadores do assunto, na área social, na capacidade de se compreender o fenômeno “jeitinho brasileiro” e na área institucional, como uma forma de entendimento, não só por parte dos servidores diretamente envolvidos, mas também englobando os gestores atuais e futuros.
Palavras-chave: Administração. Cultura Brasileira. Cultura Organizacional. Jeitinho Brasileiro.
Abstract: This research is based on a qualitative and descriptive case study and its purpose is to try to answer the following question: even though there is a legislation that governs the Public Administration, and internal normative orders, which advocate public service, such as the ” jeitinho brasileiro “is present in a Federal Institution of Higher Education? A semistructured interview was carried out with fifteen (15) technical administrative servers (from a universe of 799 – seven hundred and ninety-nine) filled in distinct areas of a Federal Institution of Higher Education located in the State of Minas Gerais, with the main objective of identifying and describe the mechanisms of the “way” and verify how it is perceived by the servers interviewed and if they report observing this practice in their administrative routine. In order to base the work, the literature was based on the relevant themes for its understanding, treated in the theoretical Referential, as the Administration (in its broadest sense, how to manage any organization) and Public Administration (activity of the State managing the public thing), Culture, in a general way, and, more specifically, it was intended to emphasize Brazilian Culture and Organizational Culture. Then, the methodological course was presented, characterizing the research as being qualitative, descriptive and carried out through a case study, where structured interviews were conducted with responses to the presented situations. After analyzing the interviews it was concluded that the “Brazilian way” is really rooted in Brazilian culture, being used in different spheres of society, including the Public Administration. It is hoped that this work may be of relevance in the academic area, as a research source capable of assisting future researchers of the subject, in the social area, in the capacity to understand the phenomenon “Brazilian way” and in the institutional area, as a not only on the part of the employees directly involved, but also encompassing current and future managers.
Keywords: Administration. Brazilian culture. Organizational culture. Brazilian way.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinamica das Organizações
Banca Examinadora
Orientador: Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia
Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Docente
Profª Drª Adriane Vieira – Participante Externo
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