Autor: PAULO STIGERT

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  30/09/2013

RESUMO Este trabalho teve por objetivo analisar os indicadores de desempenho da MRV Serviços de Engenharia após sua abertura de capital em um IPO (Indicador de Perfomance Operacional ou Oferta Pública Inicial). Sua concepção partiu da premissa de que as empresas precisam planejar e executar as melhores estratégias de crescimento de acordo com as fontes de recursos que podem acessar. E, concomitantemente, surge a necessidade de elas poderem, na utilização desses recursos, lançarem mão de ferramentas adequadas de gestão desse capital. Para a fase de levantamento teórico, a base encontrou-se inicialmente em artigos. Para a fase de coleta de dados, o estudo trabalhou principalmente com fontes secundárias. As informações para a formação do banco de dados são representadas pelas demonstrações financeiras da empresa que realizou o IPO bem como os respectivos prospectos, arquivados na BMF&Bovespa e na CVM. Formou-se um banco de dados no software MS Excel™ para, depois, analisar os dados por meio da avaliação quantitativa e qualitativa do desempenho recente da empresa, tomando-se também como base alguns dos relatórios publicados entre 2007 e 2012. Para reforço da associação das ideias da importância do mercado de capitais e do desempenho da companhia pesquisada, a análise procurou evidenciar alguns “Indicadores do Desempenho Operacional” de uso comum em Contabilidade Gerencial. A análise mostrou que, além do bom desempenho em Compound Annual Growth Rate – CAGR – das vendas no período que marcou o novo ciclo de investimentos a partir da segunda entrada de recursos de acionistas (2009), é importante registrar que, na execução da estratégia de vendas que significou o crescimento, plantaram-se as bases de um maior EBITDA. A análise mostra uma guinada no somatório dos dois períodos em que se dividiu esta análise: ocorreu, paulatinamente, uma dicotomia entre os movimentos de redução no uso de fonte de “financiamento bancário direto” para a fonte “financiamento bancário pelo crédito associativo” (“repasses”). A dicotomia combinada dos movimentos de realocação de portfólio (recursos dos compradores e dos bancos) em relação às suas antigas fontes de capital (e respectivos WACC e riscos) resultou em uma combinação em que, também nesta fase, o uso da fonte “financiamento bancário pelo crédito associativo” cresceu de modo expressivo. Realizando uma retrospectiva desde a abertura do capital, em 2007, verifica-se que os resultados para os acionistas originais, e para os que aportaram posteriormente (não somente no IPO, mas também no block trade de 2009), são bastante significativos, considerando a ainda a jovem existência do moderno mercado de capitais do Brasil, após as reformas introduzidas no século XXI. A evolução dos preços de vendas em comparação a indicadores como o INCC (referência do construbusiness) mostra, inclusive, a evolução dos preços dos produtos sem uma grande influência de mix de tipologia de clientes (classes B, C ou D) e geográfico (Sudeste e Nordeste, os principais mercados), indicando que o aumento da aquisição de landbank (estoque de terrenos) e do VGV de cada obra encontra na MRV uma média de preço mais elevada aplicada nos produtos à venda, evidenciando o sucesso da estratégia composta de custos x precificação adotada pela administração.

Palavras-chave: Mercado de Capitais; Investimento; IPO; Construbusiness; MRV

ABSTRACT This work had as goal to analyze the performance indicators of MRV Company after its opening of capital in an IPO. Its design started from the premise that companies need to plan and execute the best strategies for growth according to the sources of resources they can access. And, concomitantly the need arises for them to, in use of these resources, serve use of the appropriate tools to manage this capital. For the stage of theoretical survey, the base was met initially in articles. For the data collection phase, the study worked mainly with secondary sources. The information of database formation are represented by the financial statements of the company that carried out the IPO as well as their respective prospectuses, archived in BMF&Bovespa and the CVM. A database was formed in MS Excel(™) software for, then analyze the data through the quantitative and qualitative evaluation of the recent performance of the company, taking also as basis the reports published between 2007 and 2012. To strengthen the association of the ideas of the importance of capital market, and the performance of the company studied, the analysis sought to highlight some “Indicators of Operational Performance” of common use in Managerial Accounting. The analysis has shown that, in addition to the good performance in CAGR of sales during the period that marked the new cycle of investments from the second input of resources of shareholders (2009), it is important to record that, by implementing the sales strategy that meant the growth, it was planted the bases of a higher EBITDA. The analysis shows a yaw on the sum of two periods in which divided this analysis: there was, gradually, a dichotomy between the reduction movements in use of “direct bank financing” source to the “bank financing by associative credit” (“transfers”) source.The dichotomy of combined reallocation movements of portfolio (banking and buyers sources) in relation to their ancient capital sources (and respective WACC and risks) resulted in a combination where, also in this stage, the use of “bank financing by associative credit” source grew in an expressive way. Performing a retrospective since the opening of the capital, in 2007, it appears that the results for the original shareholders, and for those who landed later (not only at the IPO, but also in block trade of 2009), are quite significant, considering the still young existence of modern capital markets in Brazil, after the reforms introduced in the 21st century. The evolution of sales prices compared with indicators such as INCC (build business reference) shows also the evolution of product prices without a major influence of mix type of customers (classes B, C or D) and geographic (Southeast and Northeast, the main markets), indicating that the increased acquisition of landbank and of VGV of each work, finds on MRV an higher average price applied in products for sale, showing the success of the strategy consists of costs x pricing adopted by the administration.

Keywords: Capital Markets. Investment. IPO. building business. MRV

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr.  Alfredo Alves de Oliveira Melo – Orientador

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