Mestrando(a): WALDINÉIA DE SOUZA GLORIA
Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON
A ampliação das atividades varejistas é uma tendência mundial e visa atender às necessidades dos consumidores que tiveram um aumento da renda per capita nas últimas décadas. O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar os principais fatores que influenciam o processo de compra em shoppings populares, na percepção dos consumidores. Foram identificados os motivos, os aatrativos, os fatores facilitadores e os restritivos e os aspectos influenciadores. Procedeu-se, também, à busca de informações sobre os shoppings populares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio do método de levantamento, com a aplicação de questionários semi-estruturados em 44 consumidores, separados por gênero, em três shoppings populares de Belo Horizonte. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo, observando, separadamente, o discurso feminino e o discurso masculino. Identificou-se que o principal motivo que leva os consumidores aos shoppings populares é a economia propiciada pelos preços baixos dos produtos. Os atrativos são o preço e a variedade de produtos. Como influenciadores, detectaram-se a economia propiciada pelo preço dos produtos e as pessoas conhecidas. Os itens que facilitam o processo de compra em shoppings populares são: preços e variedade de produtos. Os restritivos são: falta de garantia dos produtos, ambiente tumultuado, má qualidade dos produtos e falta de organização.
Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON
Professores Drs. da Banca:
Profª. Drª. Ester Eliane Jeunon. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. Marilia Novais da Mata Machado. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Jose Edson Lara. Convidado 2 (FACE/UFMG)
Mestrando(a): WALDINÉIA DE SOUZA GLORIA
Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade