Mestrando(a): LUIZ FREDERICO CUNHA REGO JUNIOR

Orientador(a): Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

Escrever, falar, estudar e até mesmo definir liderança não é uma tarefa das mais simples. Já as razões são fáceis de serem enumeradas: diversidade de conceitos, falta de consenso teórico-epistemológico e dinamismo do tema são alguns dos motivos. Concomitantemente às transformações nas empresas e à crescente amplitude do tema liderança, tem-se a evolução da Tecnologia da Informação (TI). A TI introduziu uma nova realidade para as organizações e uma nova gama de profissionais nesta era do conhecimento. Diante deste cenário, este estudo teve como objetivo descrever e analisar como executivos de TI da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) percebem a liderança para a área, e qual a coerência e divergência do estilo de liderança praticado na percepção desses profissionais comas dimensões da liderança transformacional. A liderança transformacional foi apresentada por Burns (1978) e continua relevante até a atualidade, sendo ainda bastante explorada por diversos autores, dos quais se destacam as teorias de Bass e Avolio (1990), Bennis e Nanus(1988) e Kouzes e Posner (2003). Tendo como base esses autores, neste estudo as características da liderança transformacional foram consolidadas numa estrutura de análise com cinco dimensões: Visão Compartilhada; Exemplo de Confiança; Estímulo à Ação; Aprendizado Contínuo; Comunicação Assertiva. A pesquisa teve abordagem qualitativa e caracterizou-se por ser descritiva, ao buscar descrever a visão que os sujeitos têm da liderança. Quanto aos meios, a estratégia adotada foi o estudo de caso. Para esse estudo de caso a unidade de análise foram áreas de TI em organizações da RMBH e os sujeitos de pesquisa foram 15 executivos de TI dessas organizações. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram gravadas e transcritas. A estratégia adotada para se proceder com a análise dos dados coletados foi aanálise de conteúdo, tendo como referência o trabalho de Bardin (2006). Os dados foram tratados e inseridos no software especializado em análise de conteúdo QSR NVIVO, no qual foi realizada a categorização temática e enumeração dos dados para se chegar nos resultados da análise dos dados. Os resultados apontaram duas características da área de TI que se sobressaíram em relação às demais: importância do alinhamento da área de TI ao negócio; necessidade de adequação da área de TI às mudanças, sua constante “reinvenção”. Os entrevistados mencionaram terem longas jornadas de trabalho, uma grande pluralidade de atividades e a necessidade do esforço mental e estado de alerta constante como parte da função do executivo de TI. Em relação ao conceito de liderança, a maioria apresentou uma percepção coerente com a definição da liderança transformacional. Em relação às cinco dimensões da liderança transformacional, os resultados indicaram uma percepção coerente do entrevistado com a definição apresentada no referencial teórico, mas com níveis diferentes de coerência para cada dimensão.

 

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Marília Alves

UFMG

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Área de concentração: Organização e estratégia

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