Autor: CINTIA NOGUEIRA DE SOUZA

Data da Defesa:  16/08/2022

RESUMO

Esta dissertação avaliou como a espiritualidade tem influenciado o exercício da liderança dos enfermeiros durante a pandemia da Covid-19. É considerada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, diante da realidade e em cenário escolhidos para o estudo. Apresenta as respostas de uma amostra de 15 enfermeiros, abordados de forma presencial e online, utilizando-se entrevistas semiestruturadas em profundidade. O roteiro de entrevista aborda os temas de espiritualidade organizacional dispostos no trabalho de Fry, Vitucci, S; Cedillo (2005) que testaram o modelo causal da teoria da liderança espiritual (Spiritual Leadership Theory – SLT) que levanta a hipótese de relações positivas entre as qualidades de liderança espiritual, sobrevivência espiritual e produtividade e comprometimento organizacional usando dados longitudinais. Os resultados apontam para a total receptividade para todas as ideias surgidas, especialmente nas entrevistas, o que proporcionou relatos dos entrevistados transcritos de forma literal, de forma a não abordar os assuntos apenas em termos profissionais, mas sim como pessoas que têm uma história pessoal, rica em individualismo. A transcendência espiritual foi exposta, apesar dos entrevistados não perceberem, de maneira fácil o que é a transcendência e de que se trata (normalmente há crenças em uma força superior, em “alguma coisa  elevada”, mas na complexidade do dia a dia, perdem-se  as possibilidades  de interpretar tantas vivências e experiências espirituais). As definições traçadas nos relatos reforçam ações de liderança durante a pandemia da Covid-19. Logo, as perspectivas da espiritualidade, de uma maneira ou de outra fazem parte desses profissionais. Como conclusão, pode-se dizer que ao investigar a liderança espiritual no contexto da gestão hospitalar, durante a pandemia da Covid-19 notou-se que é importante propagar que a espiritualidade abrange todos as perspectivas da vida, com pontos negativos e positivos, compreensão e escuridão, erros e acertos, realizações e fracassos, graça e tragédia, inteligência e alienação, firmezas e dúvidas.

Palavras-chave: Liderança Espiritual. Trabalho da Enfermagem. Pandemia da Covid-19.

ABSTRACT

This dissertation evaluated how spirituality has influenced the exercise of leadership by nurses during the Covid-19 pandemic. It is considered a qualitative research with a descriptive character, given the reality and in a scenario chosen for the study. It presents the answers of a sample of 15 nurses, approached in person and online, using in-depth semi-structured interviews. The interview script addresses the themes of organizational spirituality found in the work of Fry, Vitucci, S; Cedillo (2005) who tested the causal model of spiritual leadership theory (Spiritual Leadership Theory – SLT) which hypothesizes positive relationships between spiritual leadership qualities, spiritual survival and organizational productivity and commitment using longitudinal data. The results point to the total receptivity to all the ideas that emerged, especially in the interviews, which provided the interviewees’ reports transcribed literally, so as not to approach the issues only in professional terms, but as people who have a personal history, rich in individualism. Spiritual transcendence was exposed, although the interviewees did not easily understand what transcendence is and what it is about (there are usually beliefs in a superior force, in “something high”, but in the complexity of everyday life, they lose the possibilities of interpreting so many spiritual experiences and experiences). The definitions outlined in the reports reinforce leadership actions during the Covid-19 pandemic. Therefore, the perspectives of spirituality, in one way or another, are part of these professionals. In conclusion, it can be said that when investigating spiritual leadership in the context of hospital management, during the Covid-19 pandemic, it was noticed that it is important to propagate that spirituality covers all perspectives of life, with negative and positive points, understanding and darkness, mistakes and successes, achievements and failures, grace and tragedy, intelligence and alienation, steadfastness and doubts.

Keywords: Spiritual Leadership. Nursing work. Covid-19 pandemic.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Prof.ª Dr.ª Marina de Almeida Cruz – Orientadora