Título: INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: a adoção de um sistema de gestão acadêmica por uma instituição de ensino superior pública de Belo Horizonte
Autor: MARIA BETANIA APARECIDA CAMPOS
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 13/08/2015
Resumo:
Identifica-se na década de 1990 um movimento de reestruturação acadêmica nas instituições de ensino superior públicas no Brasil, com a promulgação da Lei 9.394/96, ou Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e a implantação do Programa Universidade para Todos (Prouni), em 2004 e, o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), em 2007. Com a nova estrutura curricular proposta pela LDB e a flexibilização curricular, o desafio das instituições de ensino superior é manter os documentos e assentamentos referentes à vida escolar do aluno, utilizando essas informações como suporte à tomada de decisões, o que é possibilitado pelos sistemas de informação. O objetivo geral desta pesquisa é: Descrever e analisar a inovação organizacional introduzida pela adoção de um novo sistema de gestão acadêmica por uma Instituição de Ensino Superior pública de Belo Horizonte a partir das características propostas por Moraes, Sales e Dacorso (2014). A pesquisa foi desenvolvida à luz de uma abordagem qualitativa, descritiva, baseada em um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que as características propostas no modelo conceitual – inovação de produto, inovação de processo, inovação contingencial e inovação gerencial – estão presentes no novo sistema. Após a análise dos dados colhidos nas entrevistas, observou-se que a adoção do novo sistema trouxe mais agilidade e confiabilidade, padronização de processos das regras de gestão acadêmica e facilidade de acesso, caracterizando o Siga como uma inovação.
Palavras-chave: Inovação. Inovação Organizacional. Sistemas de Informação Gerencial. Sistema Informatizado de Gestão Acadêmica.
Abstract:
It is identified in the 1990s, a movement of academic restructuring in public institutions of higher education in Brazil, with the promulgation by Law 9394/96, Law of Directives and Bases of National Education (LDB), as well as the implementation of the University Program for All (Prouni) in 2004 and the program Restructuring and Expansion of Federal Universities (Gather) in 2007. With the new curriculum proposed by the LDB, the curricular flexibility, the challenge of higher education institutions is to keep the documents and related settlements the student’s school career and use this information to support decision making, which is made possible by information systems. Thus, the general objective of this research is to describe the organizational innovation introduced by the adoption of a new academic management system by a public higher education institution in Belo Horizonte from the characteristics proposed by Moraes, Sales and Dacorso (2014). The research was conducted in the light of a qualitative, descriptive approach, based on a case study. Data collection was through semi-structured interviews. Data analysis technique used was thematic content analysis. The results indicate that the characteristics proposed in the conceptual model, namely, product innovation, process innovation, contingent innovation and management innovation are present in the new system. Thus, after analyzing the data collected in interviews, it was observed that the adoption of the new system has brought more agility and reliability, process standardization of the rules of academic management and accessibility, featuring Follow as an innovation.
Keywords: Innovation. Organizational Innovation. Systems of Management Information. Computerized System of Academic Management.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE
Projeto de Pesquisa: O USO DE REDES SOCIAIS BASEADAS NA INTERNET COMO DIFERENCIAL DE COMPETITIVIDADE POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: POSSIBILIDADES E REALIDADE
Banca Examinadora
Orientador: ALEIXINA MARIA LOPES ANDALECIO
ELIANE BRAGANCA DE MATOS – Docente
WALMIR MATOS CAMINHAS – Participante Externo
BAIXAR ARQUIVO – MARIA BETANIA APARECIDA CAMPOS