Mestrando(a): MARIA INÊS DE OLIVEIRA ANICETO

Orientador(a): Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio

Esta dissertação teve como objetivo geral investigar e analisar a influência que o perfil do empreendedor tem na gestão e no desenvolvimento de sete microempresas dos setores de comércio, serviços e indústria de caráter familiar da região de Ouro Preto – MG. A parte teórica constou de uma pesquisa bibliográfica que abordou temas relacionados ao conceito de empreendedor, perfil empreendedor, gestão empreendedora e algumas características relevantes sobre micro empresas e empresas de caráter familiar. A parte prática constou de um estudo descritivo qualitativo e quantitativo, utilizando a técnica de estudo de multicasos. A pesquisa qualitativa foi realizada para identificar o perfil dos proprietários das empresas bem como apresentar as características do perfil de casa empresário e estilos de gestão. A pesquisa quantitativa foi realizada para identificar a percepção dos funcionários da empresa sobre a gestão das empresas e sobre a contribuição dos empresários e de seus negócios para o desenvolvimento da economia da cidade de Ouro Preto. Foram pesquisadas sete micro empresas, nas quais foi realizada uma entrevista semi estruturada com cada um de seus proprietários e uma pesquisa de campo com 20 funcionários que atualmente trabalham nessas empresas. Os resultados indicam que os atuais proprietários das empresas pesquisadas possuem diversas características empreendedoras, principalmente a criatividade e a perseverança. Embora sejam pequenos, seus negócios apresentam crescimento e são sólidos, pois em média, já estão formalmente estruturados há mais de 10 anos. Os funcionários sentem-se realizados e estão comprometidos com o trabalho. Tais resultados indicam que a gestão das empresas pesquisadas é uma gestão empreendedora, pois visa o crescimento, a satisfação pessoal e coletiva e a contribuição para o desenvolvimento da região onde estão localizadas. Diante da relevância do tema e levando em consideração o potencial empreendedor do Brasil e do município de Ouro Preto, sugere-se a ampliação deste estudo para mais empresas e outros setores da economia.

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio

ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Tarcisio Afonso

Faculdade Pedro Leopoldo
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: MARIA INÊS DE OLIVEIRA ANICETO