Mestrando(a): SABRINA GOMES CABRAL

Orientador(a): IVAN BECK CKAGNAZAROFF

Esta dissertação possui como tema a inclusão digital escolar. Tem como objetivo a análise da percepção de atores escolares sobre a mudança que a inclusão digital pode causar na rotina escolar e no processo pedagógico da escola. Esta pesquisa foi realizada através de um estudo de caso na escola municipal Clarindo Cassimiro em Sete Lagoas no estado de Minas Gerais. É de natureza interpretativa e caráter qualitativo. Este estudo se baseia em entrevistas semi-estruturadas. No primeiro momento foram entrevistadas 12 professoras, 3 secretárias, 2 pedagogas, a vive-diretora e a diretora da escola. No segundo momento foram entrevistadas 5 professoras e 2 pedagogas. A análise dos dados mostra a necessidade de treinamento dos profissionais para a utilização das novas tecnologias de comunicação e informação nas rotinas diárias da escola e no ensino. Muitos dos profissionais entrevistados possuem uma visão limitada sobre o que é inclusão digital. Para eles, incluir a escola digitalmente não transcende o conhecimento necessário para a utilização do computador e da internet.

Orientador(a): IVAN BECK CKAGNAZAROFF

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva – Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Ivan Beck Ckagnazaroff – UFMG