Autor:  Grazielle Labanca do Prado Santana

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  09/02/2018

RESUMO: Esta dissertação trata da cultura na aquisição em uma empresa de autopeça na cidade de Ibirité (MG) e tem como objetivo principal descrever e analisar a cultura organizacional antes e após sua aquisição. Para tanto, utilizou-se um estudo com abordagem quantitativa, por meio de um estudo de caso com base descritiva. A pesquisa ocorreu em dois momentos, possuindo corte temporal, de forma longitudinal, em que se acompanharam as mudanças no decorrer do tempo. A primeira parte da pesquisa ocorreu em novembro de (2011), antes do processo de aquisição ser anunciado. A segunda ocorreu em setembro de 2017. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário, desenvolvido por Ferreira et al. (2002) que se baseia nos principais elementos constitutivos da cultura organizacional na empresa. Os dados apurados tiveram suas estatísticas descritivas, como mínimo, máximo, média e desvio padrão e técnicas gráficas usadas para cada dimensão. Como embasamento teórico, realizou-se um panorama sobre os processos de fusões e aquisições, destacando as referências das consultorias KPMG (2017), Acquisitions (2008) e Pricewaterhouse Coopers (2016). Levantamento sobre cultura e cultura organizacional, em que se definiu o uso do conceito de cultura, conforme definido por Lanzer (2013), como os conjuntos de normas de conduta que regem o comportamento de um grupo de pessoas, assim como, os elementos da cultura organizacional, baseados nos estudos de Schein (2009) e Hofstede (2010). A empresa, nos dois momentos de sua gestão, apresentou afinidades nas culturas organizacionais aplicadas. Sendo as correlações existentes nas dimensões de valores “profissionalismo cooperativo”, “profissionalismo competitivo e individualista” e “satisfação e bem-estar dos empregados”, assim como, similaridades nas práticas de “integração externa” e “recompensa e treinamento”. No entanto, os resultados da pesquisa apontaram divergências para as dimensões de “rigidez na estrutura de poder” e na prática de “relacionamento interpessoal”. Outro fator relevante foi identificado nos dados demográficos e ocupacionais, em que a média de tempo de empresa dos funcionários da empresa após a aquisição é de quatro anos, ou seja, inferior ao período no qual a empresa foi adquirida, o que comprova que houve uma renovação do quadro de funcionários após o processo de aquisição. Indiferente se houve ou não um processo de mudança na organização, para os membros da empresa, é fundamental o entendimento da cultura, seus valores e práticas, para suavizar seus processos decisórios.

Palavras-chave: Aquisição. Cultura. Cultura organizacional.

 

ABSTRACT :This dissertation deals with culture in the acquisition in a automotive parts company in Ibirité, (MG – Brazil) and has as main objective to describe and analyze organizational culture before and after its acquisition. To this, a study with a quantitative approach was used, through a descriptive case study. The research occurred in two moments, having a time cut, in which the changes were followed over time. The first part of the survey took place in November 2011, before the acquisition process was announced. The second part occurred in September 2017. For data collection, a questionnaire was used, developed by Ferreira et al. (2002) which is based on the main constitutive elements of organizational culture in the company. The data determined had their descriptive statistics, such as minimum, maximum, medium and standard deviation and graphic techniques used for each dimension. As a theoretical basis, an overview of the mergers and acquisitions processes was carried out, highlighting the references of the consultancies KPMG (2017), Acquisitions (2008) and Pricewaterhouse Coopers (2016). Survey on culture and organizational culture, in which the use of the concept of culture was defined, as defined by Lanzer (2013), as the sets of standards of conduct that govern the behavior of a group of people, as well as the elements of organizational culture, based on the studies of Schein (2009) and Hofstede (2010). The company, in both moments of its management, presented affinities in the organizational cultures applied. Since the correlations exist in the dimensions of values “cooperative professionalism”, “competitive and individualistic professionalism” and “satisfaction and well-being of employees”, as well as similarities in the practices of “external integration” and “reward and training”. However, the results of the research indicated divergences for the dimensions of “rigidity in the power structure” and in the practice of “interpersonal relationship”. Another relevant factor was identified in the demographic and occupational data, in which the average company time of the company’s employees after the acquisition is four years, that is, less than the period in which the company was acquired, which proves that there was a renewal of the staff after the acquisition process. Indifferent whether or not there was a process of change in the organization, for the members of the company, it is essential to understand the culture, its values and practices, to smooth their decision-making processes.

Keywords: Acquisition. Culture. Organizational culture.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Orientador

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira– Docente

Prof. Dr. Jefferson Lopes La Falce – Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO