Autor: ADRIANA FERREIRA PIEDADE
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 16/02/2009
RESUMO O presente estudo tem por objetivo principal realizar uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, que contribuísse para a discussão de um indicador capaz de estratificar socialmente os consumidores de Belo Horizonte. No decorrer do trabalho, foram levantadas as polêmicas que acompanham o Critério Brasil e as diversas tentativas de melhoria ou de construção de modelos alternativos a este sistema. Investigou-se uma nova abordagem às encontradas no levantamento bibliográfico, com base na teoria sobre classe social de Pierre Bourdieu. Realizaram-se grupos de discussão, nos quais foram levantados os hábitos culturais dos moradores de Belo Horizonte, dos diversos estratos sociais. As informações levantadas sugerem um alto poder estratificador dos hábitos culturais, quando estes são analisados de forma mais profunda, levando em consideração as significações que estão por trás de seu consumo.
Palavras-chaves: Mercadologia. Segmentação de mercado. Estrato social. Consumo. Hábitos Culturais.
ABSTRACT The present study had as objective main to carry through a exploratory research, with qualitative boarding, that contributed for the quarrel of a pointer that it aims at to stratify the consumers of Belo Horizonte socially. In elapsing of the work, the controversies had been raised that follow the Critério Brasil and the diverse attempts of improvement or construction of alternative models to this system. A new boarding to the found ones in the bibliographical survey was investigated, based in the theory on social classroom of Pierre Bourdieu. Groups of quarrel had been carried through, in which the cultural habits of the inhabitants of Belo Horizonte had been raised, of diverse social stratus. The raised information suggest one high one to be able estratificador of the cultural habits, when these are analyzed of deeper form, taking in consideration the significations that are for backwards of its consumption.
Key-words: Marketing, Segmentation of Market, Social Class, Consumption, Cultural Habits.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof. Dr. Diogo Henrique Helal – Orientador
Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Docente
Prof. Dr. Jorge Alexandre Barbosa Neves – Participante externo
Baixar arquivo: Dissertação final Adriana Ferreira Piedade