Autor: Luiz Henrique Almeida Rezende

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  16/08/2021

RESUMO: As empresas do setor elétrico brasileiro têm o grande desafio de prestar um serviço
essencial para a população e seus clientes, atendendo a uma regulação forte e
organizada do governo federal. Nesse ambiente, dados e informações de confiança
são fundamentais para a gestão do negócio, a tomada de decisão e o atendimento
às solicitações do órgão regulador. Diante desse grande desafio, a Governança de
Dados surge como uma solução para esse problema.Ela organiza e eleva a
qualidade, a disponibilidade e segurança do enorme volume de dados que circula
diariamente nos diversos processos que envolvem o setor elétrico. Entretanto, como
implantar um programa de Governança de Dados em empresas tão complexas e
que lidam com essa variedade e volume de dados? As empresas estão preparadas
para essa mudança organizacional? Quais as melhores práticas para uma
implantação bem-sucedida nesse tipo de ambiente de negócios? Este estudo teve
como objetivo avaliar, em uma empresa de grande porte do setor elétrico brasileiro,
com base na opinião de empregados e gestores que lidam com os dados
corporativos, qual o status a empresa se encontra para a implantação de um
programa de Governança de Dados frente aos modelos mais difundidos e utilizados
nas empresas pelo mundo e qual o ambiente de prontidão para mudança
organizacional, de forma a identificar os desafios e melhores práticas para implantar
esse programa. Para isso, foi realizado um estudo de caso por meio de uma
pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, a qual coletou opiniões de gestores
de dados de diversas áreas e processos da empresa sobre o tema. Como resultados
foram identificados os pontos fortes e pontos de atenção da empresa em relação
aos modelos avaliados e as grandes dificuldades encontradas para mudar a cultura
da empresa para tornar o dado um ativo estratégico. Foram identificados como
fatores de sucesso, a importância das ações e patrocínio da liderança da empresa, a
comunicação eficaz e a estrutura adequada de Tecnologia da Informação, que
devem direcionar as práticas de implantação de um programa de Governança de
Dados.
Palavras-chave: Governança de Dados. Governança Corporativa. Implantação de
Projetos. Prontidão para a mudança. Setor Elétrico Brasileiro.

ABSTRACT: Companies in Brazilian electricity sector have the great challenge of providing an
essential service to the population and their customers, meeting a strong and
organized regulation of the federal government. In this environment, reliable data and
information are fundamental for business management, decision making and
compliance with regulatory agency requests. Faced with this great challenge, Data
Governance emerges as a solution to this problem. It organizes and improves the
quality, availability and security of the enormous volume of data that circulates daily
in the various processes involving the electricity sector. However, how to deploy a
Data Governance program in such complex companies that deal with this variety and
volume of data? Are companies ready for this organizational change? What are the
best practices for a successful deployment in this type of business environment? This
study aimed to evaluate, in a large company in the Brazilian electricity sector, based
on the opinion of employees and managers who deal with corporate data, what
status the company is in for the implementation of a Data Governance program
against the most widespread and used models in companies around the world and
what is the readiness environment for organizational change, in order to identify the
challenges and best practices to implement this program. For this, a case study was
prepared through a descriptive research with a qualitative approach, which collected
opinions from data managers from different areas and company processes on the
subject. The results identified the company’s strengths and points of attention in
relation to the evaluated models and the great difficulties encountered in changing
the company’s culture to make data a strategic asset. The importance of actions and
sponsorship of the company’s leadership, effective communication and an adequate
Information Technology structure are success factors identified that should drive the
practices of implementation of a Data Governance program.
Keywords: Data Governance. Corporate Governance. Project Implementation.
Readiness for Change. Brazilian Electricity Sector.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha – Orientador

Prof.ª Dr.ª Marina de Almeida Cruz  – Docente

Prof. Dr. – Luiz Claudio de Lima – Participante Externo

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