Mestrando(a): ELIANA MARIA MENDES
Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON
A constante evolução do mundo atual impõe a tarefa de realizar o processo de mudança organizacional, tema desse trabalho. Mudanças acontecem quando uma força supera outra com tal intensidade que desloca o equilíbrio da organização para outro patamar. Qualquer organização atualmente se vê frente à necessidade de mudar, de aprender e de inovar, tanto na iniciativa privada quanto no setor público que persegue a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. Porém, mudança suscita uma série de reações nas organizações, dentre elas a apatia, o ressentimento e a resistência. É nesse contexto que se insere o problema dessa pesquisa: Quais são as reações dos funcionários frente aos processos de mudança que estão sendo implementados no setor público? Para responder a esta questão, foi realizado um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais cujo objetivo foi descrever e analisar a reação dos funcionários frente ao processo de mudança gerado a partir da implantação da Assessoria de Planejamento Estratégico. Optou-se pela replicação do modelo desenvolvido por Chaves (2005) para a compreensão da reação dos funcionários. Foram coletados dados secundários, em documentos da empresa, e dados primários, por meio de questionários, aplicados a 180 funcionários, e de entrevistas realizadas com 10 pessoas-chave. Os respondentes indicaram que tal implantação significou a mudança mais importante ocorrida no TRE/MG no período de 2005 a 2009. Este trabalho tem o objetivo de mostrar como as parcerias entre os diversos setores da sociedade ? Estado, empresas e ONGs ? têm-se consolidado enquanto uma nova forma de atuar em projetos sociais. Especificamente, propõe-se a verificar de que forma as parcerias intersetoriais foram estruturadas e estão sendo geridas na implementação do Projeto Social Rede Mineira de Centros Vocacionais Tecnológicos do Estado de Minas Gerais, que tem por meta promover a inclusão digital, qualificar a mão-de-obra e contribuir para a empregabilidade das comunidades atendidas. Para alcançar os objetivos desta dissertação, fez-se necessário apreender o conceito de gestão social, enquanto paradigma da administração contemporânea, e dos projetos sociais, e assim como as metodologias de construção e implantação, enquanto ferramenta operacional destes gestores, e as categorias inerentes a uma parceria, identificadas como os 7C de Austin (2001). A pesquisa foi do tipo exploratória, de natureza qualitativa e, quanto ao método, estudo de caso. A partir da análise do conteúdo das entrevistas realizadas com profissionais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SECTES/MG), coordenadores gerais das unidades e representantes das ONGs gestoras dos Centros pesquisados, foi possível observar a percepção dos diferentes parceiros sobre o processo de construção deste projeto. Também constituíram foco de observação a forma como elas estão sendo geridas e a gestão do projeto como um todo. Dentre os resultados obtidos, observa-se que os pressupostos básicos do projeto não estão claros para todos os parceiros, sendo este um dos requisitos necessários para uma parceria ser bem sucedida.
Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON
Professores Drs. da Banca:
Profª. Drª. Éster Eliane Jeunon. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. Cristiana Fernandes de Muylder. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Claudio Marcio Magalhães. Convidado 2 (UNA)
Mestrando(a): ELIANA MARIA MENDES
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações