Mestrando(a): JOSÉ IBRAIM DE OLIVEIRA

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

O desafio das organizações tem sido implementar instrumentos e modelos de gestão capazes de lhes garantirem a competitividade, no sentido de maximizar os resultados e sua sobrevivência. A competência do trabalhador se tornou um diferencial competitivo para as organizações, e a Gestão de Competências é fundamental nesse processo, uma vez que a implantação de um modelo de GC propicia alinhar a estratégia e as ações. O problema que norteou este estudo foi compreender a configuração da Gestão de Competências em uma organização pública, relativa ao desempenho das atividades, na percepção de seus gestores. Dessa forma, os objetivos foram investigar o modelo de Gestão de Competências, procurando identificar se a sua implantação resultou em melhoria, elencar as competências organizacionais que integram o modelo de GC, identificar se as competências previstas foram assimiladas e os resultados decorrentes da implantação da Gestão de Competências no desempenho dos gestores. A pesquisa abordou, na contextualização, elementos importantes da organização, bem como postulados sobre a competência no referencial teórico. A metodologia abordada foi qualitativa, descritiva, um estudo de caso, sendo a unidade de análise, a área de distribuição de uma empresa pública voltada para prestação de serviço de distribuição domiciliar. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores, escolhidos pelos critérios de acessibilidade e intencionalidade em participar; as técnicas de coleta e tratamento dos dados foram a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo, respectivamente. Os dados apontaram para o perfil dos entrevistados como servidores do sexo masculino, com idade média de 42,2 anos, casados, gerentes, com uma média de tempo de serviço de 21,7 anos. A maioria possui o 3º. grau completo ou estão cursando a graduação. A maior parte dos gestores possui a percepção bem definida da importância do trabalho e o que este representa, sendo fundamental que a organização se empenhe em resolver questões internas dificultadoras de práticas administrativas, em algumas áreas, e realçando os avanços alcançados a partir da implantação da Gestão de Competências. Foram observados importantes avanços na gestão, destacando a meritocracia e um processo de acompanhamento e de avaliação mais condizente com a realidade da organização, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados.

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Talita Ribeiro da Luz

ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’Anna

PUC MINAS

Mestrando(a): JOSÉ IBRAIM DE OLIVEIRA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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