Mestrando(a): RENATA SALVINO PUJONI VILELA

Orientador(a): Profª Drª Caissa Veloso e Sousa

Nos últimos dez anos, identifica-se o aumento no consumo de alimentos orgânicos, tanto no mercado nacional quanto no internacional. Consumidores deste tipo de alimento estão mais exigentes e conscientes em relação a fatores como qualidade, preço, preservação do meio ambiente e confiança e desconfiança nas certificações. Esta pesquisa teve como tema o comportamento do consumidor deste tipo de alimento, buscando como identificar os fatores que determinam significativamente a intenção de compra e consumo de alimentos orgânicos, a partir da perspectiva de seus consumidores.  Quanto aos fins a pesquisa se caracteriza como descritiva, sendo dividida em duas etapas: abordagem qualitativa e abordagem quantitativa. Em ambas as etapas, utilizou-se como base o modelo elaborado por Sampaio (2012), sendo que na fase quantitativa foram agregados ao modelo outros construtos e variáveis, conforme sugestões para estudos futuros, propostas pelo próprio autor: os construtos incluídos foram valores e a confiança. Na etapa qualitativa, foram entrevistados dez consumidores de alimentos orgânicos residentes na cidade de Belo Horizonte. Na etapa quantitativa, realizou-se uma survey, em caráter transversal. Foram aplicados 330 questionários, dos quais 254 foram considerados válidos. A partir dos resultados foi possível identificar que o construto endógeno do modelo testado, ou seja, Intenção de compra e consumo, apresentou um coeficiente de correlação R2 de 58%, indicando que 58% de suas variações são explicadas pelos construtos exógenos e os outros 42% refletem outros aspectos passíveis de influenciar a intenção de compra e consumo, mas que não foram abordadas no modelo. Dos cinco construtos exógenos do modelo, dois apresentaram impacto estatisticamente significativo: atributos e grupos de referência. Os construtos crença, valores e confiança não se mostraram estatisticamente significativos na explicação do modelo. Embora na etapa qualitativa os entrevistados relatem sentir-se bem em consumir os alimentos orgânicos, na etapa quantitativa não houve confirmação deste sentimento.

 

BANCA EXAMINADORA:

 

Profª Drª Caissa Veloso e Sousa

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. José Marcos de Carvalho Mesquita

FUMEC
Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Área de concentração: Organização e estratégia

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