Autor: DANIELA CORRÊA NOGUEIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  17/10/2022

RESUMO

Esta dissertação identifica as influências que devem ser observadas para realizar ações que visam a retenção de alunos que passam por IES EAD em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Discorre sobre construtos do marketing educacional no mercado da educação, identifica e analisa aspectos motivacionais que influenciam a retenção dos alunos. O estudo é de natureza social, classificado como uma pesquisa exploratória e descritiva. O estudo de caso apresentado o torna ainda uma pesquisa de campo. Quanto à abordagem, caracterizou-se como quantitativa. A amostra foi constituída por 271 alunos de curso superior, de ambos os sexos. Na confecção do formulário de pesquisa foram utilizadas duas escalas para analisar os dados: a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários (EMA-U) e a Escala de Persistência para Finalização de Curso Superior, além de algumas perguntas sobre os 8Ps do estudo de Chiesa (2018). O questionário foi enviado eletronicamente por meio de um convite aos alunos de IES EAD de Belo Horizonte e Região Metropolitana por meio de grupos de WhatsApp, redes sociais e pelo cadastro das instituições. O aplicativo utilizado para aplicação do questionário foi o Google Forms. Os resultados apontam que a IES Alpha cria seus produtos de acordo com as necessidades dos clientes que pretendem se graduar/qualificar para a função. Inicia a criação dos produtos com uma análise de mercado, preço, matriz etc.; preza sistemas operacionais ao avaliar os graus de padronização e de customização desejados, acredita que pode manter padrões de qualidade em todos os processos organizacionais. Em relação aos principais influenciadores na retenção do aluno, extraídos do formulário enviado aos alunos, é possível afirmar que os problemas financeiros geram estresse, e esse estresse gera uma motivação extrínseca, ou seja, não importa o que o aluno está aprendendo, são os fatores físicos e externos que influenciam a sua motivação. Lado outro, a moderação dessa relação é a interação social. Quanto mais esses indivíduos interagem socialmente menos estresse apresentam, visto que querem aprender. As principais conclusões apontam que o marketing educacional está em formação constante, principalmente na forma on-line. Requer ações pensadas para a captação e retenção de alunos no sentido de que as IES não conseguem solucionar a influência na retenção dos alunos. Na realidade, o que influencia a retenção de alunos que passam pela IES Alpha, recai nos 8Ps do Marketing educacional: 1. O próprio produto, 2. Lugar e tempo, 3. Processo, 4. Produtividade e qualidade, 5. Pessoas, 6.  Promoção e educação, 7. Evidência física, e 8. Preço e outros custos do serviço. Tais influências levam à ideia de que educação não é apenas vender ou comercializar, mas pode ser analisada em função de um planejamento estratégico que faça a diferença como indicadores na tomada de decisões para a IES que tem como meta oferecer qualidade de ensino.

 

Palavras-chave: Marketing Educacional. Retenção. Motivação. IES Alpha.

 

ABSTRACT

This dissertation identifies the influences that must be observed to carry out actions aimed at retaining students who go through HEIs EAD in Belo Horizonte and the Metropolitan Region. It discusses educational marketing constructs in the education market, identifies and analyzes motivational aspects that influence student retention. The study is of a social nature, classified as an exploratory and descriptive research. The case study presented makes it even a field research. As for the approach, it was characterized as quantitative. The sample consisted of 271 college students, of both sexes. In the preparation of the research form, two scales appear to analyze the data: the Motivation to Learn Assessment Scale for University Students (EMA-U) and the Persistence Scale for Completion of Higher Education, in addition to some questions about the 8Ps of the study by Chiesa (2018). The questionnaire was sent electronically by means of an invitation to the students of HEIs EAD in Belo Horizonte and the Metropolitan Region through WhatsApp groups, social networks and by registering the institutions. The application used to apply the questionnaire was Google Forms. The results show that IES Alpha creates its products according to the needs of clients who intend to graduate/qualify for the role. It starts the creation of products with an analysis of the market, price, matrix, etc.; values ​​operational systems when evaluating the desired degrees of standardization and customization and believes that it can maintain quality standards in all organizational processes. Regarding the main influencers in student retention, extracted from the form sent to students, it is possible to say that financial problems generate stress, and this stress generates an extrinsic motivation, that is, no matter what the student is learning, these are the factors physical and external that influence their motivation. On the other hand, the moderation of this relationship is the social interaction. The more these individuals interact socially, the less stress they present, as they want to learn. The main conclusions point out that educational marketing is in constant formation, mainly in online form. It requires thoughtful actions to attract and retain students in the sense that HEIs cannot solve the influence on student retention. In fact, what influences the retention of students who go through HEI Alpha fall into the 8Ps of Educational Marketing: 1. the product itself, 2. Place and time, 3. Process, 4. Productivity and quality, 5. People, 6. Promotion and education, 7. Physical evidence, and 8. Price and other costs of the service. Such influences lead to the idea that education is not just selling or marketing, but can be analyzed in terms of strategic planning that makes a difference as indicators in decision-making for the HEI that has a goal of offering quality education.

Keywords: Educational Marketing. Retention. Motivation. IES Alpha.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Nairana Radtke Caneppele Bussler  – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Docente

Prof. Dr. Victor Silva Corrêa – Participante Externo

Baixar arquivo: Daniela Corrêa Nogueira