Mestrando(a): FERNANDA PERTENCE E COSTA

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Este estudo tem por objetivo geral analisar e descrever os fatores potenciais de pressão ocupacional a que estão submetidos gerentes que atuam em uma grande siderúrgica brasileira, tendo como base de levantamento de dados uma grande usina de produção localizada no estado de Minas Gerais integrante de um dos maiores grupos siderúrgicos do País. A pesquisa contou com 73 gerentes, distribuídos em três categorias ocupacionais: gerente geral, gerente intermediário e chefe de área. O método de pesquisa empregado no estudo foi um estudo de caso quantitativo, com característica descritiva e explicativa, utilizando-se o questionário como técnica fundamental para o levantamento de dados. O instrumento de coleta de dados foi configurado, basicamente, por escalas de frequência do tipo Likert para avaliar fatores de pressão no trabalho, sintomas físicos e mentais, e estratégias de combate ao estresse ocupacional, tendo como inspiração o modelo de estresse ocupacional de Cooper, Sloan e Williams (1988). Documentos também foram utilizados para fins de caracterização da empresa pesquisada e do setor siderúrgico brasileiro. O tratamento dos dados foi feito por meio de estatísticas uni e bivariada. Em termos das variáveis demográficas, ocupacionais e de hábitos de vida, os resultados mais expressivos encontrados evidenciaram que os gerentes são do sexo masculino, com idade acima de 36 anos, casados, com mais de dois filhos, graduados com especialização, atuando na empresa há mais de 11 anos e com hábitos saudáveis de vida, considerando-se que fazem pouco uso de bebida alcoólica e de cigarro. Em síntese, todos os fatores de estresse ocupacional avaliados apontaram uma pressão moderada no trabalho dos gerentes pesquisados, com destaque para aqueles associados a inter-relacionamento e aqueles intrínsecos ao trabalho. A este respeito, a disponibilidade constante para o atendimento das pessoas e a execução de várias atividades simultaneamente com alto grau de cobrança foram consideradas como os indicadores mais significativos de pressão no trabalho, com o primeiro sendo percebido de forma intensa pela categoria pesquisada. A filosofia da alta administração, pautada pela obsessão e compulsão por resultados, também foi apontada como elemento que tende a exercer pressão intensa no clima de trabalho dos participantes da pesquisa. Os sintomas mentais causam maior impacto nos pesquisados, porém em uma frequência que oscila de leve a moderada, com destaque para sensações de ansiedade e nervosismo acentuado. Quanto às estratégias de combate ao estresse ocupacional, boa parte delas está focalizada na resolução do problema potencialmente gerador de pressão no trabalho, sobressaindo aquela que envolve conversar com amigos. Em termos mais específicos, os gerentes que ocupam cargos mais elevados, com maior grau de escolaridade variando de mestrado a doutorado e que consomem bebida alcoólica revelaram sentir maior pressão por aspectos associados à interface casa e trabalho. Aqueles que possuem menor grau de escolaridade – no caso, graduação – e que trabalham acima de 41 horas na empresa sentem-se mais pressionados por aspectos relacionados à estrutura e clima organizacional. Ainda sobre aqueles que trabalham com essa frequência de horas, verificou-se que a maior pressão também reside em aspectos relativos ao desenvolvimento na carreira e inter-relacionamento. Por fim, gerentes com faixa etária acima de 41 anos são impactados mais frequentemente por fatores ligados ao papel gerencial. Associando-se as variáveis demográficas, ocupacionais e de hábitos de vida com os sintomas físicos e mentais, observaram-se diferenças significativas apenas em relação a sexo e consumo de bebida alcoólica. Os sintomas mais frequentes nestas associações foram de ordem física, tanto para as mulheres quanto para aqueles que fazem uso de bebida alcoólica.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Banca:

Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Faculdade Novos Horizontes

Prof Dr Cláudio Paixão Anastácio de Paula – Faculdades Integradas Pedro Leopoldo

Mestrando(a): FERNANDA PERTENCE E COSTA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações