Autor: Catarina Martins Macedo
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 19/12/2017
RESUMO: A doação de órgãos e tecidos figura entre os procedimentos mais importantes da medicina. Contudo, apesar de sua relevância para a saúde humana, os transplantes de órgãos e tecidos ainda não atendem, de forma abrangente, aqueles que demandam esse tipo de procedimento. O que se observa é uma crescente demanda de pessoas que necessitam de transplante e, em contrapartida, uma baixa oferta, o que torna importante as ações que engajem familiares de potenciais doadores a autorizarem a doação. Nesse aspecto, como forma de estimular as pessoas a adotarem comportamentos socialmente desejáveis, como a doação de órgãos e tecidos, os órgãos governamentais podem empreender ações que são chamadas de marketing social. Partindo dessas argumentações, o presente estudo teve como objetivo principal identificar quais os principais fatores que influenciam a intenção do indivíduo a doar seus órgãos, segundo a percepção de residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Especificamente, pretendeu-se validar a escala de avaliação de doação de órgãos proposta por Rezende (2015); identificar e descrever a percepção dos pesquisados a respeito dos construtos de doação de órgãos, identificar quais construtos da doação de órgãos, quando manifestados pelo indivíduo, aumentam as chances de um indivíduo ser um doador de órgãos e identificar diferenças nos escores dos fatores de doação de órgãos em relação aos dados demográficos e ocupacionais. O estudo, quanto à finalidade, é descritivo e a abordagem foi quantitativa. Foram coletados 612 questionários, devidamente preenchidos por pessoas com idades acima de 16 anos e favoráveis ou não ao processo de doação de órgãos. A análise dos dados foi realizada por meio das técnicas de análise fatorial multivariada, análise descritiva dos fatores de doação de órgãos detectados na análise fatorial; regressão logística e, por último, foram realizados testes de tendência central não paramétricos, a saber, de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, com a intenção de analisar, identificar e validar os objetivos propostos. Diante dos resultados foi possível evidenciar os principais motivos que interferem negativamente na intenção de doar órgãos. Identifica- se, no cenário brasileiro, a ineficiência em relação ao conceito de marketing social, dada a falta de capacidade do Estado em suprir necessidades básicas da população como segurança, saúde e educação. A falta de conhecimento sobre o estado de morte encefálica também se mostrou evidente, assim como identificou-se desconfiança em qualquer comunicação que tenha origem no governo, não importando a causa, o que impacta negativamente nas decisões favoráveis à doação ou autorização para a doação dos órgãos de entes queridos. A etapa quantitativa pretendeu testar a relação referente à escala de validação monológica de um modelo analítico, onde constatou-se que dos 13 construtos analisados, 4 deles foram eliminados por não apresentarem cargas fatoriais, comunalidades, KMO ou alfa de Cronbach adequados.
Palavras-chave: Doação de órgãos. Marketing social. Campanhas governamentais. Intenção.
ABSTRACT: Currently, the Brazilian scenario of donation of organs and tissues are considered the most important procedures of medicine, however, it is marked by an increasing demand of people who need transplantation and, on the other hand, a low supply which makes important the marketing actions social efforts undertaken by governments that seek to show society an alternative where it can offer the recipients better perspective and quality of life. In this sense, the present research aimed to identify and analyze the main factors that influence the intention to donate organs, according to the perception of residents in the Metropolitan Region of Belo Horizonte. Specifically, it was intended to: a) validate the evaluation scale of organ donation proposed by Rezende (2015); b) identify and describe the respondents’ perception of organ donation constructs; c) identify which organ donation constructs, when manifested by the individual, increase their chances of being an organ donor; d) identify differences in the scores of organ donation factors in relation to demographic and occupational data. For that, a descriptive and quantitative study was developed, in which 612 individuals were investigated, involved or not in the process of organ donation, where some methodological techniques were applied, such as: multivariate factorial analysis, descriptive analysis of the organ donation factors detected in the factorial analysis; and non-parametric central tendency tests, namely Mann-Whitney and Kruskal-Wallis, with the intention of analyzing, identifying and validating the proposed objectives. As results, it can be concluded that the nine constructs selected collaborate to respondents do not find it important to share with the social group the interest in being organ donors, it also notes that government campaigns to encourage donation of organs is of extreme importance, but the messages conveyed do not result in a change of attitude towards the possible donors, since there is a low perception about the effectiveness of social marketing campaigns in favor of organ donation, that is, the communication process is flawed and unstructured between government and society, this can be analyzed through the constructs: government action, campaign appeal and social marketing campaigns where it is possible to understand the mismanagement of the social marketing strategies adopted.
Keywords: Organ donation. Social marketing. Government campaigns. Intent. Constructs.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora
Prof. Dr. Reynaldo Maia Muniz – Docente
Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunom – Participante Externo