EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO DE MÚSICA NAS PLATAFORMAS DE STREAMING

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EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO DE MÚSICA NAS PLATAFORMAS DE STREAMING

Título: EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO DE MÚSICA NAS PLATAFORMAS DE STREAMING

Autor:  Lucas Henrique dos Santos

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  07/08/2019

RESUMO

A internet modificou radicalmente a distribuição e o consumo de música. As plataformas digitais de streaming surgem como a mais recente opção para gravadoras, artistas e consumidores. A música passa a ser disponibilizada como serviço e evolui de um modelo de propriedade para um modelo de acesso. O presente estudo analisou a experiência de uso dessas plataformas, tendo como ponto de partida o seguinte objetivo geral: identificar e analisar como se estabelece a relação entre atitude e intenção comportamental de uso das plataformas de streaming. Para isso, estabeleceram-se como objetivos específicos: identificar e analisar os hábitos de consumo de música dos usuários das plataformas de streaming; analisar a experiência de consumo de música por meio das plataformas de streaming de música; analisar como as plataformas de streaming modificam a percepção de valor da música disponibilizada como serviço. O estudo foi realizado a partir de uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 15 usuários desses serviços na primeira etapa. Através de análise de conteúdo, o estudo constatou que esses usuários tendem mais a ouvir músicas individuais do que álbuns completos e entendem que, disponibilizada como serviço, a música passa ser mais valorizada pela variedade e diversidade dos acervos. Posteriormente, aplicou-se o questionário desenvolvido pela Teoria de Uso e Aceitação da Tecnologia – (UTAUT2), com adaptações. Foram coletados 588 questionários válidos. Os dados foram analisados por meio de uma Modelagem de Equações Estruturais. O modelo inicialmente proposto com 14 construtos e 53 variáveis foi ajustado para 11 fatores e 36 indicadores, explicando 75,414% da Intenção Comportamental. Verificou-se a confiabilidade do modelo testado, a partir da Análise Fatorial Exploratória com os construtos Intenção Comportamental, Atitude, Expectativa de Esforço, Valor de Preço e Envolvimento com apresentação dos maiores escores fatoriais. Na Modelagem, confirmaram-se as hipóteses da influência dos construtos validados sobre a Atitude na seguinte ordem de importância: Motivação Hedônica, Experiência de Consumo, Valor de Preço, Expectativa de Esforço, Controle de Comunicação e Expectativa de Desempenho. A relação mais forte do modelo se deu entre Atitude e Intenção Comportamental. Infere-se, portanto, que a percepção de valor é formulada a partir do divertimento e prazer oferecidos pelas plataformas e pelas novas formas de experiência que a música oferece, com estabelecimento da relação custo e benefício, pela facilidade de utilização, pelo nível de controle e interatividade e pela noção de utilidade. Tais atributos geram uma atitude favorável que leva à intenção de utilizar esses serviços.

Palavras-chave: Consumo de música. Streaming. Comportamento do consumidor. Experiência de consumo.

ABSTRACT

The internet has radically changed the distribution and consumption of music. Digital streaming platforms emerge as the latest option for record labels, artists and consumers. Music becomes available as a service and evolves from a proprietary model to an access model. The present study analyzed the experience of using these platforms, starting with the following general objective: Identify and analyze how the relationship between attitude and behavioral intention is established by users to use streaming platforms. To this end, the work establishes the following specific objectives: identify and analyze the music consumption habits of streaming platform users; examine users consumption experience through music streaming platforms; analyze how streaming platforms modify the value perception of music made available as a service. The study was conducted from a combination of qualitative and quantitative approaches. Semi-structured interviews with 15 users of these services were carried out in the first stage. Through content analysis, the study found that these users tended more to listen to individual songs than full albums and understood that, made music available as a service, the music became more valued and appreciated by the variety and diversity of the collections. Subsequently, a questionnaire developed by the Theory of Use and Acceptance of Technology (UTAUT2) was applied, with adaptations. A total of 588 valid questionnaires were collected. The data were analyzed by means of a Structural Equation Modeling. The model initially proposed with 14 constructs and 53 variables was adjusted to 11 factors and 36 indicators, explaining 75.414% of Behavioral Intent. The reliability of the tested model was verified from the Exploratory Factor Analysis with the Constructs Behavioral Intent, Attitude, Expectation of Effort, Price Value and Involvement with the presentation of the highest factor scores. In the Modeling, the hypotheses of the influence of the validated constructs on the Attitude were confirmed in the following order of importance: Hedonic Motivation, Consumption Experience, Price Value, Expectation of Effort, Communication Control and Performance Expectation. The strongest relation of the model occurred between Attitude and Behavior Intention. It is inferred, therefore, that the perception of value is formulated from the fun and pleasure offered by the platforms and by the new forms of experience that the music offers, establishing the cost and benefit, the ease of use, the level of control and interactivity and by the notion of utility. Such attributes generate a favorable attitude that leads to the intention to use these services.

Keywords: Music consumption. Streaming. Consumer behavior. Consumer experience

RESUMEN

Internet ha modificado radicalmente el consumo y la distribución de la música. Las plataformas digitales de streaming se están convirtiendo en la opción preferida para grabadoras, artistas y consumidores. Estos nuevos canales han desencadenado que la música pasé de un modelo de propiedad a un modelo de acceso. El presente trabajo analiza la experiencia de uso de estas plataformas, cuyo objetivo principal es: identificar y analizar como se establece la relación entre la actitud y el comportamiento intencional de los usuarios de dichas plataformas. Para ello, se establecen los siguientes objetivos específicos: identificar y analizar los hábitos de consumo de música de sus usuarios; analizar la experiencia de consumo de sus usuarios; y, analizar como estas plataformas modifican la percepción del valor de la música disponible como servicio. Este estudio há sido llevado a cabo a partir de una combinación de abordajes cualitativas y cuantitativas. En la primera etapa, se han realizado entrevistas semiestructuradas a 15 usuarios.  Mediante un análisis de contenido, las entrevistas constatan que los usuarios de las plataformas tienden a escuchar canciones aisladas en lugar del álbum completo y entienden como un valor positivo la variedad y la diversidad del acervo musical de estas plataformas. Posteriormente, se ha aplicado un cuestionario desarrollado por la Teoría de Uso y Aceptaciones de la Tecnología – (UTAUT2) adaptado. Se han colectado 588 cuestionarios válidos y los datos han sido analizados por medio de Modelo de Ecuaciones Estructurales. El modelo inicialmente propuesto contaba con 14 constructos y 53 variables y fue ajustado para 11 factores y 36 indicadores, explicando 75,414% del Comportamiento Intencional. Se ha verificado la confianza del modelo testado a partir de un análisis factorial exploratorio con los constructos Comportamiento Intencional Actitud, Expectativa de esfuerzo, valor de precio y Participación alcanzando la puntuación más alta de las factoriales. Con este modelo se han confirmado las hipótesis de la influencia de los constructos validados sobre la Actitud en la siguiente orden de importancia: Motivación hedonista, Experiencia de consumo, Valor de precio, Expectativa de esfuerzo, Control de comunicación y Expectativa de rendimiento. La relación más fuerte tiene lugar entre la Actitud y el Comportamiento Intencional. Por tanto, se infiere que la percepción del valor está formulada a partir de la diversión y el placer ofrecido por estas plataformas de streaming y las nuevas experiencias que la música ofrece, con el establecimiento de la relación coste-beneficio, por la facilidad de uso, por el nivel de control e interactividad, y, por la noción de utilidad. Estos atributos generan una actitud favorable que desencadena la intencionalidad de utilizar estos servicios.

Palabras clave: Consumo de música, Streaming, Comportamiento del consumidor, Experiencia de consumo.

Área de Concentração: Organização e Estratégia

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Problema de Pesquisa: “quais fatores influenciam a intenção comportamental de uso das plataformas de streaming?”

Banca Examinadora

Orientador: Profª. Drª. Caissa Veloso e Sousa

Profª. Drª. Georgiana Luna Batinga – Docente

Prof. Dr. André Francisco Alcântara Fagundes– Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO LUCAS HENRIQUE DOS SANTOS

2020-01-16T13:54:51-03:0016.01.2020|Dissertação|