Autora: Flavia Amélia Lopes Nogueira

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  16/11/2019

RESUMO Este estudo tem por objetivo descrever e explicar as manifestações de estresse ocupacional em professores que atuam em uma instituição de ensino federal localizada no estado de Minas Gerais, os principais sintomas decorrentes, as principais fontes de tensão, os indicadores de impacto no trabalho, na percepção dos docentes, e as estratégias de enfrentamento ao estresse utilizadas para minimizar ou eliminar as fontes de tensão e, consequentemente, as manifestações de estresse. Em termos teóricos, o estudo se ancorou no Modelo Teórico de Explicação do Estresse Ocupacional (MTEG), desenvolvido por Zille (2005) e adaptado e revalidado para os propósitos deste estudo. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo descritivo e explicativo, de abordagem quantitativa, por meio de estudo de caso. A população pesquisada envolveu 883 professores, com amostra de 279 sujeitos. A análise de dados se deu por meio da estatística descritiva e inferencial, realizada mediante a utilização do pacote estatístico R (versão 1.1.414). Em relação aos resultados, apurou-se que 68,9% dos pesquisados apresentaram manifestações de estresse, sendo 30,5% com manifestação em nível importante, ou seja, estresse intenso e muito intenso. Os sintomas prevalentes foram: ansiedade, dor nos músculos do pescoço e ombros, angústia, nervosismo e irritabilidade fácil. As fontes de tensão que melhor explicaram as manifestações do estresse ocupacional foram as fontes relacionadas às características individuais dos sujeitos: levar a vida de forma muito corrida; pensar ou realizar frequentemente duas ou mais atividades ao mesmo tempo; e não conseguir desligar-se do trabalho. As principais fontes de tensão do trabalho indutoras do estresse estão relacionadas aos processos de trabalho e aos aspectos específicos do trabalho docente: executar várias atividades ao mesmo tempo, com alto grau de cobrança; preparação de novas disciplinas; executar trabalho complexo, gerando desgaste e cansaço; e excesso de atividades administrativas. As principais estratégias de enfrentamento utilizadas pelos docentes para combater o estresse ocupacional estão relacionadas: a recuperação física e mental e cooperação entre os pares. Ao relacionar o estresse ocupacional com as variáveis do estudo, concluiu-se que o estresse ocupacional é mais acentuado em: mulheres, aqueles que possuem até 45 anos de idade, docentes que manifestaram problema de saúde e os que utilizam medicamentos de forma contínua. Por meio de correlação e regressão, confirmaram[1]se as hipóteses do estudo: as relações de trabalho, os aspectos específicos do trabalho docente, as fontes de tensão do indivíduo e os indicadores de impacto no trabalho influenciam positivamente as manifestações de estresse ocupacional, enquanto as estratégias de recuperação física e mental influenciam negativamente a ocorrência do estresse entre os docentes pesquisados.

Palavras-chave: Estresse ocupacional. Docentes. Instituição de ensino federal.

ABSTRACT This study aims to describe and explain the occupational stress manifestations in professors who work in a federal educational institution located in the state of Minas Gerais, the main symptoms arising, the main sources of tension, the indicators of impact on work in the perception of professors and the strategies of coping with stress used to minimize or eliminate the sources of tension and consequently the manifestations of stress. In theoretical terms the study was anchored in the Theoretical Model of Explanation of Occupational Stress (MTEG), developed by Zille (2005), adapted and revalidated for this study. In methodological terms it consisted of a descriptive and explanatory study, with quantitative approach, through case study. The researched population involved 883 professors, with a sample of 279 subjects. Data analysis was performed through descriptive and inferential statistics, using the statistical package R (version 1.1.414). In relation to the results, it was observed that 68.9% of the respondents presented stress manifestations, and 30.5% of the cases presented manifestation at an important level, that is, intense and very intense stress. The prevalent symptoms were anxiety, pain in the muscles of the neck and shoulders, anguish, nervousness and easy irritability. The sources of tension that best explained the manifestations of occupational stress were the sources related to the individual characteristics of the subjects: lead life in a very running way; think or often carry out two or more activities at the same time; and not being able to disconnect from work. The main sources of stress-inducing work are related to the work processes and to the specific aspects of the teaching work: to perform various activities at the same time, with a high degree of charge; preparation of new disciplines; perform complex work, generating wear and tiredness; and excessive administrative activities. The main coping strategies used by professors to combat occupational stress are related to physical and mental recovery and peer cooperation. When relating occupational stress with study variables, it was concluded that occupational stress is more pronounced among women, among those who are up to 45 years of age, among professors who have manifested health problems and among those who use medications continuously. Through correlation and regression, the hypotheses of the study were confirmed, where work relationships, specific aspects of teaching work, the sources of tension of the individual and the indicators of impact at work positively influence the manifestations of occupational stress, while the physical and mental recovery strategies negatively influence the occurrence of stress among the professors surveyed.

Keywords: Occupational stress. Professors. Federal educational institution.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Orientador

Prof.ª Dr.ª Fernanda Versiani de Rezende – Docente

Prof.ª Dr.ª Maria José Menezes Brito – Participante Externo

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