Título: ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFESSORES: estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Autor: SARAH LOPES SILVA

Data da Defesa: 30/06/2015

Resumo:

Este estudo pode ser classificado como descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. O objetivo consistiu em identificar em professores públicos federais as situações causadoras de tensão excessiva, com base na análise da intensidade e das manifestações de quadros de estresse ocupacional. Foram pesquisados 115 professores do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Câmpus Ouro Preto. O questionário aderente ao Modelo Teórico de Explicação do Estresse Ocupacional em Gerentes (MTEG), desenvolvido e validado por Zille (2005), foi adaptado para este estudo e utilizado como instrumento de coleta de dados. Os softwares Excel e SPSS – Statistical Package for the Social Sciences foram utilizados para o processamento dos dados, os quais foram analisados com base na estatística descritiva, uni e bivariada. Também foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 20 professores, que foram analisadas com base na análise do conteúdo. Os resultados quantitativos evidenciaram que 52,2% dos professores pesquisados apresentaram estresse ocupacional, sendo 39,1% leve a moderado, 7,8% intenso e 5,2% muito intenso. Os principais sintomas de estresse detectados na análise quantitativa foram: fadiga, ansiedade, nervosismo acentuado e dor nos músculos do pescoço e ombros. A análise qualitativa confirmou os sintomas identificados na análise quantitativa, além de apontar mais dois sintomas: angústia e insônia. As principais fontes de tensão excessivas existentes no ambiente de trabalho foram: indisciplina dos alunos, número excessivo de horas de trabalho, preparação de disciplinas novas e excesso de atividades administrativas. A análise qualitativa além da indisciplina dos alunos, aponta a política adotada na gestão do IFMG. As principais fontes de tensão do indivíduo identificadas foram: levar a vida de forma muito corrida, realizando cada vez mais trabalho em menos tempo; ter o dia muito tomado com uma série de compromissos assumidos, com pouco ou nenhum tempo livre para realizar outras atividades; não conseguir desligar-se das atividades do trabalho mesmo fora dele; e a falta de compromisso dos colegas. A análise qualitativa permitiu confirmar as principais fontes de tensão identificadas na análise quantitativa. A pesquisa qualitativa identificou como indicadores pessoais e organizacionais causadores de possíveis impactos no trabalho para os professores: mudança de comportamento em sala de aula e desmotivação com o trabalho. As estratégias utilizadas pelos docentes para minimizar ou eliminar as fontes de tensão foram: autocontrole, encontrar família e/ou amigos e praticar atividade física. Foi possível constatar que as professoras apresentaram maior incidência de estresse se comparadas aos professores.

Palavras-chave: Estresse ocupacional. Professor EBTT. Instituição Federal de Educação.

Abstract:

This study can be classified as descriptive, with a quantitative and qualitative approach. The goal was to identify in federal public teachers, situations causing excessive tension, based on the analysis of intensity and manifestations of occupational stress frames. In this study were surveyed 115 teachers from IFMG – Ouro Preto Campus. The questionnaire adherent to the Theoretical Model of Explanation of Occupational Stress in Managers (MTEG), developed and validated by Zille (2005), was adapted to this study and used as a data collection instrument. The softwares Excel and SPSS – Statistical Package for the Social Sciences were used for data processing, which were analyzed based on descriptive statistics, univariate and bivariate. There were also conducted 20 semi-structured interviews with individual teachers, based on the analysis of content. Quantitative results showed that 52.2% of teachers surveyed presented occupational stress, being 39.1% mild to moderate, 7.8% intense and 5.2% very intense. The main symptoms of stress detected in quantitative analysis were: fatigue, anxiety, accentuated nervousness and muscle pain in the neck and shoulders. The qualitative analysis confirmed symptoms identified in quantitative analysis, in addition to two other symptoms: anguish and insomnia. The main sources of excessive tension existing in the workplace were: undisciplined students, excessive hours of work, preparation of new disciplines and excessive administrative activities. As for the qualitative analysis, besides the undisciplined students, there is also the factor regarding the policy adopted in IFMG management. The principal sources of tension in the identified individuals were: leading a very rushed life manner, performing increased work in less time; have a day taken with a series of assumed commitments, with little or no free time to carry out other activities; unable of turning the mind off of work activities even when out of the workplace; and the lack of commitment from colleagues. The qualitative analysis allowed to confirm the main sources of tension identified in the quantitative analysis. The qualitative research identified personal and organizational indicators as a possible impact cause at work for teachers: behavior change in class and demotivation with work. Strategies employed by teachers to minimize or eliminate sources of tension were: self-control, gather with family and or friends to practice physical activity. It was found that female teachers had a higher incidence of stress compared to male teachers

Keywords: Occupational stress. Professor EBTT. Federal Institution of Education.

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa: Estresse Ocupacional: estudo com mulheres gestoras que atuam em empresas privadas no estado de MINAS GERAIS

Orientador: LUCIANO ZILLE PEREIRA

ANTONIO LUIZ MARQUES – Docente