Autor: ARTHUR MORAES CREMONEZI

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/08/2014

RESUMO O objetivo deste trabalho consistiu em identificar e analisar os níveis de estresse, os principais sintomas e os fatores mais evidentes que causam pressão excessiva no trabalho a que estão submetidos os professores que atuam em uma faculdade privada de ensino superior e em uma escola pública de ensino fundamental e médio de Minas Gerais. A pesquisa que originou esta dissertação classifica-se como um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionário aderente do Modelo Teórico de Explicação do Estresse Ocupacional (MTEG), desenvolvido e validado por Zille (2005), adaptado para este estudo. Utilizou-se também entrevistas individuais semiestruturadas analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. Os softwares Excel2010 e SPSS 22 foram utilizados para processamento dos dados quantitativos e a análise se deu por meio da estatística uni e bivariada. Os resultados evidenciaram que 70,2% dos professores pesquisados na escola estadual apresentaram estresse ocupacional variando de leve e moderado a muito intenso. Na faculdade privada 57,8%, dos professores apresentaram quadro de estresse variando de leve e moderado a muito intenso. Os principais sintomas de estresse detectados nos professores da escola estadual e da faculdade privada foram ansiedade, fadiga, irritabilidade, dor nos músculos do pescoço e ombros e nervosismo. As principais fontes de tensão excessivas existentes no ambiente de trabalho dos professores da escola estadual foram a indisciplina dos alunos, cumprimento de horas no sábado e baixo salário. Na faculdade privada, identificou-se a execução de várias atividades ao mesmo tempo e com alto grau de cobrança, execução de um trabalho complexo e também a indisciplina dos alunos. Em relação às fontes de tensão relacionadas aos indivíduos foram semelhantes na escola estadual e na faculdade privada ter o dia muito tomado com uma série de compromissos assumidos, com pouco ou nenhum tempo livre e levar a vida de forma muito corrida, realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, mesmo quando não há exigências para tal.

Palavras-chave: Estresse Ocupacional. Professores. Escola Estadual. Escola Privada.

ABSTRACT The objective of this work consists of identifying and analyzing the levels of stress, its main symptoms and the most evident factors that cause excessive work pressure on teachers who work in a private higher education school and in a state primary and high school in Minas Gerais (Brazil). The research which originated this dissertation can be classified as a descriptive study with quantitative and qualitative approaches. The adherence questionnaire of the Theoretical Model of Explanation of Occupational Stress (MTEG), which was developed by Zille (2005), was adapted for the present study. It was used as a data-gathering instrument based on the technique of content analysis. The softwares Excel2010 and SPSS 22 were used to processing the analysis of quantitative data and the analysis was done by means of univariate and bi-variate statistics. The results evidenced that 29.8% of the researched teachers in the State School presented occupational stress and 70.2% of the teachers presented a mild and moderate to very intense levels of stress. In the private college 57.8% present a mild and moderate to very intense levels of stress. The main stress symptoms detected in the teachers of the state school and of the private college were anxiety, fatigue, irritability, pain in the neck and shoulder muscles and nervousness. The main sources of excessive tension that exist in the work environment of teachers from the state school were students‟ unruliness, working on Saturdays and the low salaries. In the private college, the main sources of excessive tension were performing various simultaneous activities with a high level of demands, performing a complex work and also students‟ unruliness. The sources of tension of individuals were also the same in the State School and in the private college: a full day due to many commitments with little or no free time and having a very busy life, performing more and more work in less time, even when there is not the demand for such situation.

Key Words: Occupational Stress. Teachers. State School. Private College

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr.  Luciano Zille Pereira – Orientadora

Prof.ª Dr.ª  Talita Ribeiro da Luz – Docente

Prof. Dr. Zélia Miranda Klimnilk   – Participante externo

Baixar arquivo: ARTHUR MORAES CREMONEZI