Mestrando(a): ARTHUR MORAES CREMONEZI

Orientador(a): Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

O objetivo deste trabalho consistiu em identificar e analisar os níveis de estresse, os principais sintomas e os fatores mais evidentes que causam pressão excessiva no trabalho a que estão submetidos os professores que atuam em uma faculdade privada de ensino superior e em uma escola pública de ensino fundamental e médio de Minas Gerais. A pesquisa que originou esta dissertação classifica-se como um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa.  A coleta de dados se deu por meio de questionário aderente do Modelo Teórico de Explicação do Estresse Ocupacional (MTEG), desenvolvido e validado por Zille (2005), adaptado para este estudo. Utilizou-se também entrevistas individuais semiestruturadas analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. Os softwares Excel2010 e SPSS 22 foram utilizados para processamento dos dados quantitativos e a análise se deu por meio da estatística uni e bivariada. Os resultados evidenciaram que 70,2% dos professores pesquisados na escola estadual apresentaram estresse ocupacional variando de leve e moderado a muito intenso. Na faculdade privada 57,8%, dos professores apresentaram quadro de estresse variando de leve e moderado a muito intenso. Os principais sintomas de estresse detectados nos professores da escola estadual e da faculdade privada foram ansiedade, fadiga, irritabilidade, dor nos músculos do pescoço e ombros e nervosismo. As principais fontes de tensão excessivas existentes no ambiente de trabalho dos professores da escola estadual foram a indisciplina dos alunos, cumprimento de horas no sábado e baixo salário. Na faculdade privada, identificou-se a execução de várias atividades ao mesmo tempo e com alto grau de cobrança, execução de um trabalho complexo e também a indisciplina dos alunos. Em relação às fontes de tensão relacionadas aos indivíduos foram semelhantes na escola estadual e na faculdade privada ter o dia muito tomado com uma série de compromissos assumidos, com pouco ou nenhum tempo livre e levar a vida de forma muito corrida, realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, mesmo quando não há exigências para tal.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Zélia Miranda Kilimnik

FUMEC
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Área de concentração: Organização e estratégia

BAIXAR  ARQUIVO