Mestrando(a): TALITA ALVARENGA RIBEIRO

Orientador(a): Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Nos dias atuais, os professores encontram-se inseridos em um ambiente de trabalho com vários estressores, que podem levá-los a quadros de estresse ocupacional. Este estudo tem por objetivo “Identificar e analisar, na percepção dos sujeitos pesquisados, o estresse no trabalho dos docentes que atuam em uma escola social de ensino fundamental localizada no sul do estado de Minas Gerais”. Foram entrevistados 14 professores de ensino fundamental. A pesquisa foi descritiva, de abordagem qualitativa, recorrendo ao estudo de caso como método. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. No primeiro momento, foi realizado um levantamento documental, cujo objetivo foi contextualizar a escola na qual os professores trabalham e levantar outras informações que possibilitasse a caracterização do papel ocupado pelos docentes. No que diz respeito ao estresse ocupacional, adaptou-se o modelo teórico do estresse ocupacional (MTEG), desenvolvido e validado por Zille (2005). A coleta de dados se deu por meio de um roteiro de questões, as quais permitiram aos entrevistados falar livremente de sua vida profissional. Os dados foram tratados utilizando-se como base a análise de conteúdo. A partir do tratamento dos dados coletados, emergiram categorias relacionadas ao contexto do trabalho (fontes de tensão no trabalho, estratégias de enfrentamento e realização profissional) e ao estresse ocupacional (análise do estresse). As subcategorias associadas à categoria fontes de tensão no trabalho, em ordem de importância e frequência, foram: pontos negativos da escola; situações tensionantes no trabalho; frequência e intensidade destas situações de tensão; como essas situações tensionantes afetam os docentes; situações de tensão relacionadas ao trabalho; situações tensionantes prioritárias a serem resolvidas; situações mais difíceis de serem resolvidas; ações para adequar o ambiente de trabalho e minimizar as situações tensionantes; situações de tensão percebidas em relação aos colegas de trabalho. Quanto à categoria estratégias de enfrentamento, as subcategorias que emergiram foram: estratégias utilizadas para minimizar ou eliminar as fontes de tensão no trabalho; pontos positivos da escola; prática de hobbies; e atividades físicas realizadas pelos professores. Já para a categoria realização profissional, destacaram as subcategorias: realização profissional, mudança de emprego e insatisfação salarial. Para o estresse ocupacional, no que se refere à categoria, análise do estresse, as subcategorias observadas foram: principais sintomas relatados pelos professores, frequência e intensidade, percepção dos professores quanto ao estresse, frequência e intensidade desta percepção e outras questões relacionadas ao estresse ocupacional. Os resultados evidenciaram que a indisciplina é tida como a principal fonte de tensão no trabalho. Conversas com os colegas de trabalho e com familiares constituíram-se na principal estratégia de enfrentamento para as fontes de tensão no trabalho. Mesmo diante de muitos problemas e de fontes de tensão na escola, 50% dos professores se sentem realizados profissionalmente, mas insatisfeitos com os salários. Já no contexto do estresse ocupacional, os resultados demonstraram que os professores manifestam sintomas tais como: nervosismo, ansiedade, ímpetos de raiva, dor nos músculos do pescoço e ombros, insônia, angústia, dor de cabeça por tensão e fadiga. Esses sintomas aparecem quase todos os dias e de forma muito intensa. Evidenciou, ainda, que 12 professores (85,71%) se consideram frequentemente estressados e de forma intensa. As agressões físicas e verbais dos alunos foram consideradas uma fonte de tensão que influencia de forma importante o estresse ocupacional na percepção dos professores.

Palavras-chave: Estresse ocupacional. Docência. Ensino fundamental. Escola social.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Antonio Luiz Marques

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’Anna

PUC – MINAS

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA NAS ORGANIZAÇÕES.

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: Talita Alvarenga Ribeiro